segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Reis pede serviços de desassoreamento de rios e limpeza de valas e canais

Preocupação é com possíveis inundações em períodos de chuvas
 nos bairros da Costa Sul


Evitar problemas graves de inundações no período de chuvas que chega com o verão é o objetivo do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), que solicita ao Executivo a limpeza dos canais de águas pluviais, valas e desassoreamento de todos os rios que cortam os bairros da Costa Sul atingidos constantemente por enchentes e deslizamentos de terra. A solicitação do vereador foi feita na última sessão da Câmara Municipal, na terça-feira, 1º de novembro, pelo requerimento nº 385/2016, aprovado por unanimidade.

Na propositura, Reis lembrou os danos causados pela elevação do mar devido aos efeitos da passagem de um ciclone extratropical na costa do Uruguai e Rio Grande do Sul, entre os dias 27 e 31 de outubro, que atingiu vários estados, principalmente das regiões Sul e Sudeste do país. “Esse foi um exemplo de fenômeno meteorológico, porém as mudanças climáticas têm provocado chuvas mais intensas e ventos mais fortes, a exemplo das enchentes ocorridas nos últimos anos que têm atingido principalmente a Costa Sul do município com inundações e deslizamentos de terra. Estamos entrando no período das fortes chuvas sendo necessário adotar medidas de prevenção para evitar danos e até vítimas em função das condições climáticas do período”, comentou o vereador em seu trabalho. 

Segundo Reis, a administração passa pelo período de transição de governo sendo importante que o futuro secretário de Administrações Regionais, bem como os diretores regionais que vão assumir os cargos, estejam preparados para enfrentar a temporada de verão e o período de chuvas. “A gente vem comentando sobre o problema nesta Casa. O vereador Jair Pires falou da Costa Norte e trago a situação da Costa Sul, especificamente Boracéia, Barra do Una, Cambury, Barra do Sahy e Juquehy. Não podemos ficar embaixo d´água por falta de limpeza nos canais, valas e rios”, afirmou Reis.

Por isso, ele solicitou ao secretário Sergio Felix, da Seadre, que estava na sessão, agilização nos serviços de infraestrutura com utilização de equipamentos e máquinas apropriados para os trabalhos reivindicados que também são demandas dos moradores preocupados com novas enchentes na região.

Indicações

Em indicações aprovadas na sessão, o vereador também solicitou ao Executivo a realização de serviços de manutenção geral nas praças e ruas da Enseada, Costa Norte do Município. Ele também pediu para que sejam providenciados reparos na iluminação em ruas do centro da cidade, inclusive próximo ao Hospital de Clínicas de São Sebastião como reivindicado por munícipes.

Foto: Celso Moraes/CMSS