sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aproveite bem seu...


Cidadania em Ação



Neste sábado, 9, Cidadania em Ação, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, agita o bairro do Jaraguá com uma série de serviços sociais para a comunidade. Além das secretarias municipais, o evento conta com serviços de órgãos governamentais como Sabesp, Cartório Eleitoral, Junta Militar e a empresa Bandeirante Energia. Para a diversão, jogos recreativos, brincadeiras e muitas atividades esportivas.


Onde: EM Professora Maria Alice Rangel, das 9h, no bairro Jaraguá


Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião


Foto: Divulgação/PMSS




O Projeto Vida e Arte chega a São Sebastião para única apresentação neste sábado, 9, no Teatro Municipal. O espetáculo musical é apresentado pelo Zimbotrio, encabeçado pelo músico Adilson Godói. O repertório inclui obras de compositores como Bach, Beethoven, Chopin e Vivaldi. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).



No domingo, dia 10, a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos se apresenta em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) às 19h, como parte da programação "A Banda em todas as Bandas".




O Ginásio de Esportes José de Souza (Gringão) recebe neste final de semana a disputa entre São Sebastião e Pindamonhangaba pela Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovale). O duelo será disputado em duas partidas neste sábado, a partir das 10 horas, e domingo, às 11 horas. Já a rodada da 3ª Copa Sebastianense de Futebol acontece sábado no Campo do 7 de Setembro, bairro de São Francisco, região central, às 19 horas. No domingo, os jogos começam às 9 horas, no mesmo local. Haverá, também, partidas nos campos de Maresias e gaivota, em Boracéia, às 9h30. Para encerrar os eventos esportivos, neste domingo, às 8h da manhã na Praia de Juquehy, Costa Sul do município, acontece a Prova Natatória Volta do Parcel, e, às 14h, o Estádio Municipal Otoniel Santos recebe a Copa Zito de futebol de campo

XILOGRAVURAS

Ainda há tempo e conhecer o trabalho do artista plástico Márcio Pannunzio que apresenta 28 xilogravuras em mostra do Programa Aão Cultural 2010, do Governo do Estado, que cehga ao município com apoio da Prefeitura de São Sebastião. A exposição pode ser vista até o próximo dia 16, nas dependências da Secretaria de Turismo e Cultura ( Sectur) na Rua da Praia, centro Histórico. As obras são de pequenas dimensões com texto didático sobre a gravura em relevo. O trabalho de Pannunzio é volatdo à técnica de incisão a buril, em matrizes de madeira em disco, fato que exige do artista grande precisão. Como moldura e complemento à exibição das xilogravuras, é exibido texto didático ilustrado por fotos das várias etapas do processo criativo que possibilita melhor compreensão da técnica xilográfica. MOrador em Ilhabela desde 1989, Pannunzio é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais, com diversos prêmios, entre eles, a Xylon 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha)

Serviço: A mostra permanece aberta de segunda à sexta feira, das 9h às 22h e aos sábados e domingos das 9h às 23h. Informações: (12) 3892-2620


Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião


Ilustração: Divulgação


Futebol Feminino

No domingo 3, a equipe de futebol feminino de São Sebastião participou de mais uma disputa pelo 2º Campeonato Regional de Futebol Feminino contra Caçapava, no estádio municipal “Otoniel Santos”. Segundo o técnico da equipe, Jessé da Silva Gomes, o jogo foi equilibrado, com chances de gol para os dois times. “As atletas agiram dentro do esperado. Mesmo com o jogo empatado, elas foram muito bem”. O Campeonato Regional é disputado por sete cidades: Ilhabela, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Lorena, Caçapava, Jacareí, além de São Sebastião.


Escolinhas


A Secretaria de Esportes (Seesp) continua com inscrições abertas para as escolinhas de futebol feminino. As interessadas devem procurar o técnico durante os horários dos treinos: às quartas e sábados, a partir das 19h30, no ginásio municipal "Otoniel Santos", no Topovaradouro, região central da cidade.


Jogos da Juventude

As equipes de esportes da Prefeitura de São Sebastião iniciaram sua participação nos Jogos da Juventude, fase de sub-regionais, realizados pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. As competições começaram esta semana e os times buscam uma vaga para a fase regional, pois apenas as campeãs de cada modalidade serão selecionadas. As partidas da sub-fase acontecem até dia 15, em Caraguatatuba. Na primeira disputa, o time de basquete feminino de São Sebastião teve bom desempenho e ganhou de 59 a 27 da equipe caraguatatubense. Já, os times de futebol masculino de São Sebastião e Ubatuba ficaram no empate, com apenas um gol para cada.


Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião


Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS


Reis questiona possibilidade de convênio para licenciamento ambiental

Vereador de São Sebastião pede informações se Prefeitura tem intenção de firmar convênio com o Estado para licenciar empreendimentos de impacto local


A possibilidade de a Prefeitura de São Sebastião firmar convênio com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e se integrar ao Programa de Licenciamento Ambiental Municipalizado é questionada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 5. Não somente o município de São Sebastião, mas também Ilhabela e Ubatuba foram convidados a aderir ao programa pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o presidente da Cetesb, Otávio Okano, durante lançamento oficial do programa pela Prefeitura de Caraguatatuba, dia 25 de março, no Teatro Municipal Mário Covas. Primeiro município do Litoral Norte a municipalizar o licenciamento ambiental, em 14 de outubro de 2010, Caraguá passou por um período de cinco meses de estruturação e treinamento das equipes para poder iniciar o processo de licenciamento de empreendimentos de impacto local. A Prefeitura recebeu três pedidos de licença que estão sendo analisados e deverão ser concluídos em breve. Em todo o Estado de São Paulo, 45 municípios, incluindo Caraguá, firmaram convênio com a Cetesb. Ao comentar a importância da iniciativa, tanto o presidente da Cetesb quanto o secretário do Meio Ambiente deixaram expectativas positivas em relação a adesão das demais cidades do Litoral Norte seguindo os passos da vizinha Caraguá. Em função dos pronunciamentos, o vereador Reis solicita ao prefeito Ernane Primazzi e ao secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, informações se há interesse e condições de o município realizar licenciamentos ambientais de impacto local. Em seu requerimento, ele solicita detalhes sobre o procedimento como os requisitos necessários para que o município possa aderir ao programa e passar a agilizar processos de licenciamento sob sua competência e fiscalização. Reis também quer saber se a Prefeitura conta com estrutura física, técnica e de recursos humanos para assumir o procedimento e quais seriam os pontos positivos ou até negativos para São Sebastião caso venha a aderir ao programa. Segundo Reis, “somente quem vive o dia-a-dia da cidade sabe das nossas necessidades”. Por isso ele acredita que seria importante o município conseguir ter o direito de licenciar seus próprios empreendimentos de impacto local até “em função da demora que existe hoje na liberação de licenciamentos de grandes empreendimentos pelo Estado”. Para o vereador, a municipalização agilizaria os procedimentos e contribuiria na geração de emprego e renda.

Reis cobra cumprimento da Lei de Acessibilidade


Vereador pede informações à Prefeitura sobre adaptações para atendimento aos portadores de deficiências e mobilidade reduzida


Em 2 de dezembro de 2004, pelo Decreto Federal nº 5.296, foram estabelecidas as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências e com mobilidade reduzida. Uma vez que a legislação aponta a necessidade de adaptação por parte dos órgãos públicos em âmbito Municipal, Estadual e Federal, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicitou informações ao Executivo sobre o cumprimento dessas normas para oferecer atendimento adequado como preconizado no decreto federal. Por meio de requerimento aprovado pelo plenário na sessão de terça-feira, 5, Reis apresentou vários questionamentos ao Executivo. Entre eles, se o Poder Público tem cumprido as exigências dispostas nas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no tocante ao planejamento e urbanização de vias, praças, logradouros, parques e demais espaços de uso público como determina o Decreto Federal nº 5296. Ele também quer saber como está a questão do atendimento à acessibilidade em prédios públicos, de maneira geral, e especificamente, em escolas e unidades de saúde. Entre as condições estabelecidas no decreto constam: construção de calçadas para circulação de pedestres ou adaptação de situações consolidadas; rebaixamento de calçadas com rampa acessível ou elevação da via para travessia de pedestres em nível e instalação de piso tátil direcional e de alerta. O vereador quer informações se o município oferece essas condições, bem como semáforos equipados com mecanismos que sirvam de guia ou orientação para travessia de pessoa com deficiência visual ou mobilidade reduzida em todos os locais onde há fluxo intenso de veículos e pessoas. Em seu documento, ele questionou sobre outra norma do decreto em relação às edificações de uso público ou coletivo que devem ter, obrigatoriamente, sinalização visual e tátil para orientação de pessoas com deficiência auditiva e visual em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT. “Caso algumas dessas normas não estejam em cumprimento, qual o prazo da Administração para adequação à legislação visando facilitar e oferecer atendimento aos portadores de deficiências e mobilidade reduzida?”, indagou o vereador.

Respeito


Segundo Reis, o cumprimento à legislação, que não se refere somente aos órgãos públicos, mas também a estabelecimentos comerciais e agências bancárias, entre outros, é uma necessidade para oferecer atendimento adequado e digno a todas as pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida. “Quando eu estava na Secretaria de Esportes, participava de uma comissão de acessibilidade junto com as secretarias de Obras e Meio Ambiente. Existe prazo para colocar em prática as ações. Peço ao prefeito e o secretário responsável pela pasta, que determine algumas ações rápidas até porque existe uma grande dificuldade dessas pessoas para transitar na cidade”. O vereador aproveitou para pedir que a legislação seja cumprida em todas as obras que estão em andamento ou projetadas para os próximos anos. “Quero, com esse requerimento, informar e pedir à Prefeitura para cumprir essas exigências que foram determinadas pelo Governo Federal. Com certeza, serão de grande importância para que se tenha mais respeito com todas as pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. É o mínimo que podemos dar: o respeito que essas pessoas merecem”.