sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reis defende prevenção para evitar novo surto de dengue


Vereador pede informações sobre programa municipal e alerta
a população para que abra as portas de suas casas aos
agentes de saúde no combate à dengue
Em menos de um mês, começa a temporada de verão e, consequentemente, os períodos de chuvas e surtos de doenças provenientes dessa época do ano como a dengue que provocou aumento de 90% no número de mortes e casos registrados em todo o País. A situação não foi diferente no Litoral Norte que viveu um surto de dengue e, especialmente, São Sebastião onde os casos aumentaram 1.000%. Esse foi o motivo que levou o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) a apresentar requerimento na terça-feira, 23, solicitando informações à Secretaria de Saúde sobre o programa de prevenção e combate à dengue nessa temporada, levantamento geral dos casos registrados e principais problemas para conter a doença no município.
“Trata-se de um alerta ao prefeito Ernane Primazzi e ao secretário de Saúde, Aldo Conelian Júnior, que sei o quanto estão preocupados com essa situação. Mas é importante que a Secretaria de Saúde se prepare, comece uma campanha, distribua informativos e a população abra as portas de suas casas para receber os agentes de saúde e elimine tudo que possa ser criadouro do mosquito da dengue. A participação da população é muito importante nesse contexto”, afirmou o vereador José Reis que pede detalhes da estruturação do programa.
Em seu requerimento, o vereador cita dados do Ministério da Saúde que registrou aumento de 90% no número de mortes passando de 312, de 1º de janeiro a 16 de outubro de 2009, para 592 no mesmo período deste ano. As notificações também cresceram no mesmo percentual: de 489.819 casos no ano passado para 936.260 este ano. Em todo o Litoral Paulista houve grande surto de dengue. De acordo com matéria da Agência Estado publicada no Jornal da Tarde de 1º de junho deste ano, foram mais de 22 mil casos nos nove municípios da Baixada Santista sendo que Santos liderou o ranking de mortes por dengue registrando 22 vítimas. No Litoral Norte, São Sebastião foi a cidade que apresentou maior número de casos com aumento de 1.000%. Foram, segundo a matéria, 1.243 casos com uma morte.
No último dia 20, a Secretaria de Saúde do município participou do Dia Nacional de Mobilização Social de Combate à Dengue - Dia D , na área de lazer do Itatinga, região central de São Sebastião. A proposta foi mobilizar a comunidade em atividade de eliminação dos criadouros do mosquito. Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente São Sebastião apresenta 3.854 casos suspeitos, sendo 1.693 positivos, sendo a maior parte nos bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga. Com o título “Dengue - Se você pode agir, podemos evitar”, a campanha oficial de combate à dengue este ano foi lançada no último dia 11 pelo Ministério da Saúde que investirá R$ 1 bilhão em ações de controle da doença.


O que é a dengue e como evitá-la

A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. É transmitida pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. A dengue pode se manifestar de duas formas: a clássica e a hemorrágica.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue Hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso, manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Podem ocorrer vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Sem acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode morrer.

No verão, a doença faz mais vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução como as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas. Água parada, latas, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados pela fêmea do inseto para depositar seus ovos.

Dicas importantes no combate à dengue:

* Não deixe a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
* Mantenha fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
* Não cultive plantas em vasos com água. Use terra ou areia nestes casos.
* Trate as piscinas com cloro e faça limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
* Mantenha as calhas limpas e desentupidas
* Avise um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Tratamento:

No caso da dengue clássica, não existe tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo. Já, no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.

Curiosidades:

* Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
* A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo por meio de alimentos ou uso de objetos.

.Fontes: http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp e http://portal.sespa.pa.gov.br - Portal de Saúde Pública do Pará