quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reis pede iluminação e melhorias no transporte coletivo de Boracéia

Entrada do ônibus no bairro é uma antiga reivindicação dos moradores que se deslocam até a pista para ter acesso ao transporte


Garantir mais segurança à população de Boracéia com iluminação pública adequada e eficiente e conseguir que o transporte coletivo tenha itinerário que contemple o acesso aos moradores dentro do bairro evitando que se desloquem até a rodovia Rio-Santos. Essas duas questões reivindicadas pela comunidade de Boracéia foram os temas dos trabalhos apresentados pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), na sessão de terça-feira, 8 de maio. No requerimento nº 169, ele solicitou à Prefeitura a realização de serviços de iluminação pública na principal via do bairro, a avenida Manoel Rebello Filho, trecho urbano da Rio-Santos, em Boracéia, onde faltam luminárias em vários pontos. O documento ratifica pedidos feitos pelo vereador desde 2009 com a indicação nº 2146 e, em 2010, pelos requerimentos 045 (fevereiro) e 769 (dezembro). Em maio do ano passado, a iluminação e outras benfeitorias para o bairro foram discutidas pelo vereador em reunião com o prefeito Ernane Primazzi e a diretoria da Associação de Amigos da Praia durante encontro na Prefeitura.
“Esse trabalho é mais uma tentativa de reivindicar o que é de direito para a população, que é iluminação pública para garantir mais segurança aos moradores não só de Boracéia, mas também da Costa Sul e todo o município. Desde 2009 tenho solicitado colocação de braços de luminárias na avenida Manoel Rebello, que é a principal de Boracéia. Em reunião com a comunidade, Conseg, polícias Militar e Civil, os próprios policiais falaram da importância da iluminação pública para dar mais segurança aos moradores.”, comentou Reis. O vereador também disse que uma das dificuldades apontadas pelos policiais é justamente a falta desse serviço básico, uma vez que fica mais fácil a fuga de marginais em locais escuros.
“Acredito que haja dotação orçamentária disponível para isso”, disse Reis lembrando que reclamações sobre falta de iluminação e dos serviços prestados pela EDP Bandeirante têm sido constantes por parte dos parlamentares com manifestos de colegas como Marcos Tenório e a leitura, na sessão passada, da Moção de Apelo à Ouvidoria da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica - do vereador Amilton Pacheco. “Espero que a Administração tome uma postura adequada com relação à Bandeirante Energia pelos serviços em nossa cidade”, concluiu o vereador, que também solicitou da Prefeitura informações se existem projetos para execução dos serviços em Boracéia e prazos de atendimento á demanda.

Ônibus no bairro
 Para ter acesso ao transporte coletivo, os moradores de Boracéia têm de percorrer de dois a três quilômetros, ou até mais dependendo do local onde moram, para se deslocar até a avenida Rio-Santos. Para chegar aos pontos de ônibus, pessoas de todas as idades e, inclusive mães com bebês, enfrentam sol, chuva e ainda as condições precárias das ruas de terra – uma vez que o bairro não tem uma rua pavimentada – que pioram em dias de chuvas pois ficam intransitáveis. Ter o transporte mais perto de suas casas, com um itinerário que passe pelo Centro Administrativo até a avenida Guarani, é uma das reivindicações mais antigas da comunidade de Boracéia. Por esse motivo, no requerimento nº 170, aprovado na última sessão, o vereador José Reis pede estudos de viabilidade para facilitar o acesso dos moradores ao transporte coletivo.
O vereador justificou a necessidade lembrando os problemas enfrentados pela população. “Como os ônibus não entram no bairro, os moradores têm de andar dois, três quilômetros ou mais até chegar à pista. É comum a gente ver gestantes, pessoas de idade passando por essa situação difícil. Já fizemos o pedido desse estudo antes, mas até agora não tivemos resposta. As pessoas nos cobram constantemente esses serviços”, afirmou o vereador que pediu empenho da Prefeitura e da Ecobus para atender adequadamente a comunidade de Boracéia.

INDICAÇÕES
Por meio de indicação, o vereador Reis solicitou ao Executivo a colocação de materiais na Alameda Paranapanema, em Boracéia, para facilitar o acesso de pessoas e veículos na região, uma vez que há muitas reclamações de buracos na rua dificultando o acesso. Outro pedido para o bairro refere-se á colocação de tubos entre as alamedas Panorama e Araraquara para fechar uma vala aberta no local. Ainda para a Costa Sul, o vereador pediu a realização de serviços de manutenção, limpeza e roçada de mato nos pontos de ônibus instalados ao longo da região. Em mais duas indicações, reivindicou manutenção, limpeza e roçada de mato nas ruas dos bairros Pontal da Cruz e Praia das Cigarras.