sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reis pede à Cetesb estudos de macrodrenagem no Litoral Norte

Programa é fundamental para direcionar obras essenciais e o
 próprio desenvolvimento da região

Em função das necessidades de novos estudos que acompanhem o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos no Litoral Norte e procurem solucionar problemas graves como as enchentes, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentou na sessão de terça-feira, 11, pedido à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para novo estudo de Plano de Macrodrenagem no Litoral Norte. Em requerimento, ele questiona se existem projetos por parte da Cetesb para elaboração de Plano de Macrodrenagem por considerar fundamental o estudo para o desenvolvimento da região.
Segundo Reis, essa solicitação complementa trabalho que vem sendo realizado pelo vereador, junto ao Governo do Estado, no sentido de minimizar as enchentes na região, principalmente na Costa Sul de São Sebastião, que vêm se agravando nos dois últimos anos. O tema foi motivo de duas Moções de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo que resultou no pedido de atenção à região feito ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).. Uma equipe deste órgão tem realizado vistorias nos rios e pontos críticos de enchentes apresentados pelo vereador José Reis que receberá relatório completo da situação da Costa Sul.
Com esses dados em mãos, o vereador pretende realizar, até o fim do ano, exposição do levantamento do DAEE para autoridades municipais e comunidade com intuito de apresentar os problemas e possíveis soluções que deverão ser colocadas em prática pela municipalidade e Governo do Estado dependendo das obras e serviços que deverão ser realizados na região. O pedido para a Cetesb complementa esse trabalho, uma vez que é essencial um novo Plano de Macrodrenagem que atenda às mudanças ocorridas na região, explicou Reis. “Com o estudo do DAEE e um projeto de macrodrenagem poderemos saber o que poderá ou não ser feito, quais os serviços básicos que a administração poderá executar e o que deverá ser realizado pelo Estado”, afirmou o vereador. Reis está preocupado com a próxima temporada e o período de chuvas nessa época do ano. “Não queremos que se repitam cenas de pessoas perdendo suas casas, seus móveis e tudo o que conquistaram com sacrifícios como tem acontecido nos últimos anos”, frisou o vereador.

Rua Guarucanga, em Boiçucanga, durante fortes chuvas e, abaixo, imagem da Barra do Rio Boiçucanga, um dos pontos visitados por equipe do DAEE
Fotos: Rosangela Falato
Recados para Orkut

Reis pede atenção da presidente da Sabesp para Boracéia

Vereador solicita informações à Dilma Pena se há obras previstas para o bairro no Plano Plurianual de Investimentos da empresa

 
Carente de vários serviços de infraestrutura básica, o bairro de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, também tem sérios problemas pela falta de rede de tratamento de esgoto. Esse foi o motivo que levou o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) a apresentar requerimento, na última terça-feira, 11, para a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena. No documento, ele pede informações sobre obras de implantação do Sistema de Esgotos Sanitários inseridas no Plano Plurianual de Investimentos da empresa. O vereador quer saber se a empresa tem projetos para instalação de redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias e de tratamento de esgoto para Boracéia.
Segundo Reis, o trabalho tem como objetivo chamar a atenção do Governo do Estado e da Sabesp para os problemas enfrentados pelos moradores em um bairro que nem mesmo tem sequer uma rua asfaltada, lembrou o vereador.”Esses investimentos em saneamento básico são importantes em uma região turística como a nossa que precisa de infraestrutura. Não tenho visto obras que beneficiem o bairro no cronograma da empresa”.
De acordo com o vereador, a Sabesp tem atuado em vários bairros do município, a exemplo de obras em Maresias e Cambury, para atender seu cronograma de dotar a região de saneamento básico até 2015, “Mas, nos últimos anos e até agora, nenhuma obra foi realizada em Boracéia. Por isso peço que a secretária dê atenção e veja que Boracéia faz parte de São Sebastião. Isso porque temos a instalação da rede de água, mas quem cuida é a Sabesp, em Bertioga. Gostaria de saber se o complemento com a rede de esgoto é também de responsabilidade de Bertioga ou São Sebastião. É uma dúvida que precisa ser esclarecida porque a população nos cobra sempre esses serviços e essas explicações”, finalizou Reis.


Sem pavimentação, saneamento e infraestrutura básica, ruas de Boracéia ficam intransitáveis em períodos de chuvas
Foto: Divulgação
recados para orkut

Prevenção à dengue é tema de trabalho do vereador Reis

Parlamentar pede informações de registros de casos e como a cidade está se preparando para enfrentar a doença

A divulgação de que a cidade de São Sebastião está entre os 283 municípios paulistas com possibilidade de registrar epidemias de dengue no verão motivou o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) a apresentar, na última terça-feira, 11, requerimento ao secretário de Saúde do Município, Aldo Conellian Júnior No documento, ele solicita dados sobre as providências que estão sendo adotadas para conter uma possível epidemia de dengue no verão e os procedimentos em relação ao Plano Preventivo de Combate à Dengue que será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
O “Treinamento Express”, como é denominado o Plano Preventivo do Governo do Estado de São Paulo, será direcionado aos profissionais de saúde com acompanhamento de equipe técnica da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Apesar de o Estado ter reduzido o número de casos de dengue em 56,8%, de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2010, existe o alerta contra a dengue tipo 4, conforme divulgou o Governo do Estado Por isso é importante o combate intensivo ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, com um plano de prevenção que amplie as visitas domiciliares. Até agosto, foram registrados 81.248 casos autóctones (transmissão dentro do Estado) contra 188.201 notificados no ano passado. No Litoral Norte, as cidades de Ubatuba,.Caraguatatuba e São Sebastião são consideradas vulneráveis e merecem atenção redobrada para evitar uma epidemia de dengue.


Pesquisa
Em seu requerimento, o vereador também pede informações sobre o prazo para início dos trabalhos com a comunidade, os registros de casos de 2010 até o momento e detalhes de pesquisa pioneira sobre dengue desenvolvida no município pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). O trabalho é feito por um consórcio envolvendo alguns institutos como Adolfo Lutz e Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, com previsão de ser concluído em 2013.
A pesquisa tem como meta avaliar os indicadores entomológicos da doença. Com base nesses estudos, será possível encontrar o melhor indicador para prevenção de grandes epidemias e conseguir colocar em prática ações mais eficazes para evitar a doença. A “Avaliação de Indicadores Entomológicos de Dengue em regiões de São Paulo”, como é denominado o estudo, envolve 22 pesquisadores espalhados entre São Sebastião e Sumaré, outra região selecionada pela Sucen como alvo da pesquisa, pois ambas registram histórico antigo e sem período de interrupção da doença,

Indicações
Serviços de manutenção na Alameda Cubatão, em Boracéia, e também nas ruas de Maresias com retirada de entulhos que constantemente são jogados em trechos da Avenida Manoel Hipólito do Rego, no trecho de Maresias, foram alguns dos pedidos feitos pelo vereador José Reis, na última terça-feira, 11, por indicações ao Executivo. Ele também solicitou atenção para a necessidade de retirada de entulho na rua Bragança Paulista, sentido praia, e de limpeza com retirada de galhos, sacos de lixo e garrafas PET encontradas no rio Paúba, em trecho sob a ponte localizada na rua Maria Moreira do Espírito Santo.