sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reis pede à Cetesb estudos de macrodrenagem no Litoral Norte

Programa é fundamental para direcionar obras essenciais e o
 próprio desenvolvimento da região

Em função das necessidades de novos estudos que acompanhem o desenvolvimento ocorrido nos últimos anos no Litoral Norte e procurem solucionar problemas graves como as enchentes, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentou na sessão de terça-feira, 11, pedido à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para novo estudo de Plano de Macrodrenagem no Litoral Norte. Em requerimento, ele questiona se existem projetos por parte da Cetesb para elaboração de Plano de Macrodrenagem por considerar fundamental o estudo para o desenvolvimento da região.
Segundo Reis, essa solicitação complementa trabalho que vem sendo realizado pelo vereador, junto ao Governo do Estado, no sentido de minimizar as enchentes na região, principalmente na Costa Sul de São Sebastião, que vêm se agravando nos dois últimos anos. O tema foi motivo de duas Moções de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo que resultou no pedido de atenção à região feito ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).. Uma equipe deste órgão tem realizado vistorias nos rios e pontos críticos de enchentes apresentados pelo vereador José Reis que receberá relatório completo da situação da Costa Sul.
Com esses dados em mãos, o vereador pretende realizar, até o fim do ano, exposição do levantamento do DAEE para autoridades municipais e comunidade com intuito de apresentar os problemas e possíveis soluções que deverão ser colocadas em prática pela municipalidade e Governo do Estado dependendo das obras e serviços que deverão ser realizados na região. O pedido para a Cetesb complementa esse trabalho, uma vez que é essencial um novo Plano de Macrodrenagem que atenda às mudanças ocorridas na região, explicou Reis. “Com o estudo do DAEE e um projeto de macrodrenagem poderemos saber o que poderá ou não ser feito, quais os serviços básicos que a administração poderá executar e o que deverá ser realizado pelo Estado”, afirmou o vereador. Reis está preocupado com a próxima temporada e o período de chuvas nessa época do ano. “Não queremos que se repitam cenas de pessoas perdendo suas casas, seus móveis e tudo o que conquistaram com sacrifícios como tem acontecido nos últimos anos”, frisou o vereador.

Rua Guarucanga, em Boiçucanga, durante fortes chuvas e, abaixo, imagem da Barra do Rio Boiçucanga, um dos pontos visitados por equipe do DAEE
Fotos: Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário