quinta-feira, 31 de março de 2011

Reis pede transporte para estudantes e informações do Programa Petrobras Jovem Aprendiz

Possibilitar subsídio para transporte aos alunos de cursos de curta duração e garantir qualificação profissional são preocupações do vereador


Qualificar mão de obra especializada abrindo possibilidades aos jovens de São Sebastião de serem inseridos no mercado de trabalho e garantir ajuda no transporte para que muitos alunos sem condições financeiras possam continuar seus estudos em cursos de curta duração foram temas dos trabalhos do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva, na última sessão da Câmara Municipal. Por meio do requerimento 161, aprovado em plenário, ele pede ao Executivo informações sobre a possibilidade de a Prefeitura subsidiar parte dos custos do transporte coletivo para alunos de cursos de pós-graduação e também de cursos de curta duração. Reis salienta o cumprimento do compromisso de campanha da atual administração em relação ao transporte gratuito aos universitários. No entanto, pede que seja analisado pelo Executivo a possibilidade de estender o benefício aos alunos de curtos de pós-graduação e que seja encontrada uma forma de ajudar os estudantes de cursos de curta duração, como uma espécie de subsídio, para que eles paguem, pelo menos, metade do valor da passagem. O mesmo assunto foi tema do requerimento nº 180, de 2009. “Quero trazer de novo essa discussão em plenário porque na condição de dar o transporte gratuito aos universitários, surgiram dúvidas e demandas em relação aos estudantes de cursos de pós-graduação que não foram contemplados. Reivindico que essas pessoas sejam incluídas porque procuram se qualificar mais ainda”, argumenta o vereador. Ele também explica sobre as dificuldades de jovens e estudantes, em geral, que iniciam cursos de curta duração e não conseguem continuar os estudos por falta de condições financeiras para arcar com o custo da passagem. “São estudantes de cursos técnico da Costa Norte e Costa Sul que sofrem porque não têm auxílio, um subsídio que a Prefeitura poderia repassar á empresa de transporte coletivo do município garantindo, pelo menos, 50% do valor da passagem”. Segundo Reis, em resposta ao requerimento 180, de 2009, sobre o mesmo tema, a Prefeitura informou pelo Ofício 269, de 31 de março do mesmo ano, que seria inviável conceder o benefício em virtude de queda na receita, mas que haveria possibilidade de estudar o assunto em outra oportunidade. ”Passou 2010 e iniciamos 2011, Acredito que dá, agora, para o prefeito olhar com carinho esse pedido. Peço apoio a esse benefício para que possamos qualificar mais pessoas para o mercado de trabalho”.


Programa Jovem Aprendiz


Reis também pede, por meio do requerimento 162, aprovado em plenário, informações ao gerente geral da Transpetro, Siniti Nagamine, informações sobre o Programa Petrobras Jovem Aprendiz que entre 2007 e 2008 atendeu seis jovens do município com o curso de Assistente Administrativo. O vereador quer saber qual a situação dos jovens que concluíram o curso; se foram aproveitados pela própria Transpetro ou empresas prestadoras de serviços. Ele também pede informações se houve continuidade do curso, quantos jovens foram atendidos de 2009 até agora e se serão abertas novas vagas. O vereador justifica seu pedido lembrando a importância da Transpetro na cidade e que investimentos em qualificação de mão de obra especializada seriam fundamentais por parte da empresa até mesmo como contrapartida social. “Acompanhei esse programa desde o início porque meu chefe de Gabinete, Fábio Marcelo, conduziu o curso na época. Na ocasião, foi concluído com sucesso e atendeu a população do Itatinga, Olaria e Topolandia com a proposta de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. O requerimento é mais para ter informação se essas pessoas foram aproveitadas pela empresa ou suas prestadoras de serviços. A Transpetro ocupa uma grande área no município e tem contrapartida muito pequena. Seria importante a manutenção de cursos especializados para ajudar na formação de nossos jovens”, explica Reis.



INDICAÇÕES DA SEMANA

Prática de Basquete
O vereador José Reis solicita ao Executivo, por meio de indicação, intervenção junto à Secretaria de Esportes, para fornecer estrutura visando a prática do basquete nas quadras esportivas de Juquehy e Barra do Una. Essa estrutura envolveria suporte, tabela, aro, rede e demarcação da quadra.
Boracéia: lixeiras e manutenção
Em mais duas indicações, ele pede á Prefeitura a troca ou reforma das lixeiras na avenida Manoel Rabello Filho, acesso ao cantão de Boracéia, e também nos pontos de ônibus em frente às alamedas Mauá e Rio Grande da Serra, na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (SP 55), também no bairro. Já, em outra indicação, Reis solicita esforços da Prefeitura para a manutenção do leito carroçável também na avenida Manoel Rabello Filho, acesso ao Cantão de Boracéia.