quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reis pede obras de infraestrutura e iluminação em Boracéia

Em recente requerimento, vereador reivindica serviços à Prefeitura
 que contribuam para oferecer mais segurança aos moradores 

Instalação de portal com posto fixo para policiamento em Boracéia, na entrada de São Sebastião; urbanização da orla do bairro; obras de infraestrutura básica como pavimentação, iluminação, manutenção de ruas e praças; criação de áreas de lazer e do Centro Comunitário. Esses são alguns projetos e serviços apontados pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), como essenciais para a comunidade de Boracéia que poderá se sentir também mais segura com essas obras. As reivindicações constam de requerimento aprovado, por unanimidade, na sessão da Câmara Municipal realizada no último dia 17, e que já vem sendo feitas por meio de proposituras apresentadas por Reis desde o início de seu mandato.
O parlamentar voltou a frisar a importância dessas obras após reunião realizada dia 11 de abril entre comunidade do bairro e autoridades policiais para tentar encontrar uma forma de conter os furtos e assaltos que ocorrem com freqüência na região. A última ocorrência levou à interdição da rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos), altura do km 190, dia 8 de abril, quando cerca de 200 pessoas realizaram manifestação e atearam fogo em madeiras e pneus em protesto contra a falta de segurança. Após a reunião, a Polícia Militar intensificou as ações na região, mas ainda é preciso apoio e participação de todos em um trabalho de interação entre moradores e autoridades, além de serviços que possam garantir mais segurança, explicou Reis.
A necessidade de instalação de um portal foi reforçada pela comunidade durante a reunião e pelo próprio vereador. “Desde 2009 venho fazendo esse pedido à Prefeitura e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), mas a resposta é que o DER não permite a construção do portal”, disse Reis que também apontou serviços básicos como fundamentais. É o caso de iluminação pública eficiente para o bairro, tema de vários requerimentos e indicações apresentados como extensão de rede de energia elétrica, manutenção do serviço existente, troca de lâmpadas queimadas e de postes de madeira. A iluminação foi outra questão discutida na reunião com a comunidade porque ajuda a inibir a ação de marginais, afirmou o vereador que agradeceu o empenho das polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal em contribuir para tentar solucionar o problema.
Em função dessas necessidades, Reis pediu informações à Prefeitura sobre as obras previstas para o bairro ainda este ano, além da cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal que vem sendo executada pela administração atendendo a pedido feito pelo vereador desde 2010. Para garantir mais segurança à comunidade, Reis questionou se existe a possibilidade de a Prefeitura manter uma base da Guarda Civil Municipal no bairro, em parceria com a Associação Amigos da Praia de Boracéia que poderia ceder espaço para essa base de apoio. Já, em indicação apresentada no mesmo dia, solicitou urgência na colocação de placas indicativas no bairro reiterando indicação nº 270, de 2009.

Correios
A possibilidade de ser instalada uma agência dos Correios na Costa Sul de São Sebastião foi solicitada pelo vereador Reis em requerimento destinado à Gerência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, responsável pelo Litoral Norte. No documento, ele explicou que desde 2009 tem feito essa solicitação á Prefeitura e à empresa, mas até agora não obteve retorno para “um atendimento tão importante para os moradores da Costa Sul”, frisou Reis. Por isso, pediu informações sobre previsão de instalação de uma agência na região. Caso não exista planejamento para isso, o vereador quer saber os motivos que impedem o atendimento aos usuários. Ele também questionou se existe alguma parceria entre Prefeitura e Correios no sentido de oferecer o serviço. Ao defender seu requerimento, Reis lembrou que trata-se de um pedido antigo, uma vez que os moradores da Costa Sul não contam com serviços essenciais como, por exemplo, envio de sedex. “A população tem de ir até o centro de São Sebastião ou a Bertioga para ter direito ao serviço”, afirmou Reis. 

Cursos Profissionalizantes
O programa de reformulação adotado pela Secretaria de Educação para os cursos profissionalizantes foi tema de outro requerimento aprovado dia 17. No documento, Reis lembrou que desde o início deste ano, os cursos, que estavam sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) retornaram à administração da Secretaria de Educação, fato que atendeu pedido do vereador feito no requerimento nº 315, de 11 de maio de 2010. Por esse motivo, ele solicitou mais detalhes ao prefeito Ernane Primazzi e à secretária Ângela Couto sobre as mudanças e cronograma dos cursos que são de “vital importância para a formação de mão de obra especializada e qualificação de nossa população”, declarou.
Além das mudanças, Reis quer saber quais os cursos disponibilizados, locais das aulas e se já havia dotação orçamentária para atendimento ao setor. Ele também questionou se a certificação dos cursos será feita pela Prefeitura ou outra instituição educacional e solicitou informações sobre a vigência do convênio estabelecido entre Prefeitura e Senai. Caso esteja em vigor, o vereador quer saber se estão previstos cursos certificados pelo Senai ainda este ano.