sábado, 17 de abril de 2010

Reis pede apoio a deputado para município receber o Acessa São Paulo






Inclusão Digital:



Dar a possibilidade de todas as pessoas terem acesso à internet é uma das propostas do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). que encaminhou ofício ao deputado estadual Luciano Batista, líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para ajudar São Sebastião a contar com o Programa Acessa São Paulo. O documento foi entregue durante participação de Reis no II Encontro Estadual de Agentes Públicos, realizado dias 14 e 15 de abril, na sede da Assembleia Legislativa. A mesma solicitação para que o município envie ofício ao Governo do Estado solicitando o projeto foi feita pelo vereador ao prefeito Ernane Primazzi na sessão do dia 13.
Afinal, São Sebastião é o único município do Litoral Norte que não conta com o programa de inclusão digital coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Diretoria de Serviços ao Cidadão. Instituído em julho de 2000, ele oferece acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, em especial à internet, o que contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população. O programa é mantido em espaços públicos com computadores fornecendo acesso gratuito e livre à internet nas cidades que firmam convênio com o Governo do Estado.
No Litoral Norte, ele já atende as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e, no final de março, foi instalado em Bertioga, no bairro de Boracéia, divisão com São Sebastião. “A inclusão digital é uma ferramenta importante para as pessoas usarem a internet. Os alunos podem pesquisar e fazer seus trabalhos, uma vez que muitas escolas não têm computadores para todos”, afirmou Reis. Ele acredita que a implantação do Acessa São Paulo em São Sebastião é fundamental para beneficiar toda a comunidade. E os números comprovam o sucesso e a importância do programa que desde sua implantação realizou mais de 45 milhões de atendimentos e tem mais de 1 milhão e 900 mil cadastrados. De acordo com dados do site do programa, o Acessa São Paulo conta com 595 postos em funcionamento e 33 em implantação atendendo 541 municípios com o trabalho de 1.172 monitores.

Reis pede apoio para trazer o Navega São Paulo a São Sebastião




São Sebastião oferece todas as condições naturais para a prática de esportes náuticos. Por esse motivo, o vereador José Reis também entregou ofício ao deputado estadual Luciano Batista, líder da bancada do PSB na Assembléia Legislativa do Estado, para ajudar o município a contar com o projeto Navega São Paulo. Com a proposta de formar atletas e também ser uma ferramenta de inclusão social, o programa é desenvolvido pelas secretarias de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) e de Saneamento e Energia. De caráter socioesportivo tem patrocínio da Sabesp e co-patrocínio da Cesp e Imesp por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
Em março deste ano, foi divulgada a ampliação de novos núcleos náuticos do programa em 15 municípios paulistas com potencial hídrico banhados por mares, rios ou represas para estimular a prática dos esportes náuticos olímpicos de vela, remo e canoagem. O projeto atende jovens entre 10 e 15 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino. Foram contemplados os municípios de Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Piraju, Ilha Comprida, Fartura, Rifaina, Rubinéia, Presidente Epitácio, São Paulo (ONG Vento em Popa - Represa Billings), Mairiporã, Ilhabela, Avaré e Barra Bonita. A proposta é formar três mil atletas iniciantes diretamente, sendo 200 por núcleo com treinamento e infraestrutura náutica durante um ano de atividades, informa a assessoria da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Outro aspecto importante do projeto é desenvolver nos jovens os conceitos de sustentabilidade ambiental levando para as aulas a necessidade da preservação dos mares, rios, represas, a importância da coleta de detritos para que não sejam lançados nas águas, estudo do clima, da temperatura e dos ventos e noções de reciclagem de lixo entre outros aspectos importantes para o equilíbrio entre o homem e a natureza. Segundo Reis, a cidade conta com excelentes pontos para a implantação do Navega São Paulo além da necessidade de ter um programa que atenda jovens nessa faixa etária para que adquiram conhecimentos, recebam informações e pratiquem atividades que podem, futuramente, revelar atletas em potencial. 


Documento solicita medidas emergenciais para prevenir enchentes

Reis apresenta Moção de Apelo para secretária Dilma Pena


As fortes chuvas que atingiram várias regiões do País desde o fim de março provocaram alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de barreiras nas estradas, soterramentos, muitos desabrigados e vítimas fatais. O Litoral Norte de São Paulo também sofreu com as chuvas, embora tenha registrado ocorrências em menores proporções em relação às demais localidades. Porém, dos quatro municípios, São Sebastião foi o mais afetado pelas fortes chuvas. Preocupado com a possibilidade de os problemas se repetirem, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), apresentou Moção de Apelo à secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, solicitando medidas preventivas.
Aprovada em plenário na sessão da Câmara Municipal do dia 13 de abril, a moção também deverá ser encaminhada ao governador Alberto Goldman para que o Estado adote medidas que visem minimizar os problemas. Apesar de as chuvas terem causado estragos em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela, a cidade de São Sebastião foi uma das mais afetadas como divulgado na imprensa local.
Os problemas foram registrados em vários pontos como na área central e Costa Norte. Mas os bairros da Costa Sul foram muito castigados pelo volume das águas inundando ruas e imóveis em Boracéia, Barra do Una, Cambury, Barra do Sahy, Maresias e, entre outros, Juquehy e Boiçucanga, onde quedas de barreiras chegaram a paralisar o trânsito. Além disso, houve interrupção no fornecimento de água em vários bairros.
Em sua moção,Reis pede a ação do Estado, uma vez que entre as atribuições da Secretaria de Saneamento e Energia constam “ estudo, planejamento, construção e operação de obras de infraestrutura de recursos hídricos, bem como a operação e manutenção de estrutura hidráulica compreendendo drenagem, erosão urbana e controle de enchentes”. Ainda entre as atribuição que constam na moção, o vereador cita que compete à Secretaria de Saneamento e Energia a “ elaboração, o desenvolvimento e a implementação de planos e programas de apoio aos municípios do Estado nas áreas de sua atuação”. Em seu blog, Reis postou imagens da Costa Sul que dão a exata dimensão dos problemas enfrentados pela população da região da Costa Sul. Quem quiser verificar, basta acessar reis-gabinete.blogspot.com.


Manutenção nos bairro

Entre os trabalhos apresentados por Reis na sessão do dia 13, constam, ainda, indicações solicitando à Prefeitura manutenção da Rua das Flores, em Cambury, com estudos para realização de obras de drenagem para evitar os constantes alagamentos. Ele também pediu serviços de troca de bloquetes em toda a extensão da Rua Sebastião Romão César, em Maresias. Em outra indicação, Reis solicitou a manutenção dos equipamentos púbicos localizados no bairro Porto Grande como praças de lazer, quadras esportivas e campinho de futebol. Ele sugeriu que esses espaços poderiam ser melhor aproveitados pela comunidade para a prática de atividades esportivas que poderiam ser realizadas com acompanhamento de monitores da Prefeitura.