sábado, 17 de abril de 2010

Reis pede apoio para trazer o Navega São Paulo a São Sebastião




São Sebastião oferece todas as condições naturais para a prática de esportes náuticos. Por esse motivo, o vereador José Reis também entregou ofício ao deputado estadual Luciano Batista, líder da bancada do PSB na Assembléia Legislativa do Estado, para ajudar o município a contar com o projeto Navega São Paulo. Com a proposta de formar atletas e também ser uma ferramenta de inclusão social, o programa é desenvolvido pelas secretarias de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) e de Saneamento e Energia. De caráter socioesportivo tem patrocínio da Sabesp e co-patrocínio da Cesp e Imesp por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
Em março deste ano, foi divulgada a ampliação de novos núcleos náuticos do programa em 15 municípios paulistas com potencial hídrico banhados por mares, rios ou represas para estimular a prática dos esportes náuticos olímpicos de vela, remo e canoagem. O projeto atende jovens entre 10 e 15 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino. Foram contemplados os municípios de Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Piraju, Ilha Comprida, Fartura, Rifaina, Rubinéia, Presidente Epitácio, São Paulo (ONG Vento em Popa - Represa Billings), Mairiporã, Ilhabela, Avaré e Barra Bonita. A proposta é formar três mil atletas iniciantes diretamente, sendo 200 por núcleo com treinamento e infraestrutura náutica durante um ano de atividades, informa a assessoria da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Outro aspecto importante do projeto é desenvolver nos jovens os conceitos de sustentabilidade ambiental levando para as aulas a necessidade da preservação dos mares, rios, represas, a importância da coleta de detritos para que não sejam lançados nas águas, estudo do clima, da temperatura e dos ventos e noções de reciclagem de lixo entre outros aspectos importantes para o equilíbrio entre o homem e a natureza. Segundo Reis, a cidade conta com excelentes pontos para a implantação do Navega São Paulo além da necessidade de ter um programa que atenda jovens nessa faixa etária para que adquiram conhecimentos, recebam informações e pratiquem atividades que podem, futuramente, revelar atletas em potencial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário