quinta-feira, 15 de maio de 2014

Reis pede balanço de pessoas imunizadas contra a gripe em São Sebastião

Vereador destaca importância da Campanha de Vacinação
prorrogada até o próximo dia 23


    Todas as pessoas inseridas no grupo prioritário para vacinação contra a gripe Influenza poderão procurar os postos de saúde até a próxima sexta-feira, 23 de maio, para serem imunizadas. A Secretaria de Saúde de São Sebastião acompanhou a decisão do Ministério da Saúde em prorrogar a campanha para atingir a meta de vacinar 80% das pessoas do grupo prioritário. Preocupado com a imunização da população que precisa se proteger do vírus da gripe, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) alertou para a importância da vacinação e solicitou detalhes do atendimento ao longo do município em trabalho apresentado na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira, 13 de maio.
     Reis pediu informações ao secretário de Saúde de São Sebastião, Urandy Rocha Leite, sobre o número de pessoas que deverão ser imunizadas, quantas já receberam a vacina e o balanço da campanha até o momento. O vereador também questionou sobre como devem proceder as pessoas que deixarem de ser imunizadas após o período da campanha, conforme consta do requerimento nº 267/2014, aprovado em plenário.
     Em seu trabalho, Reis explica que o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses para proteger as pessoas contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado como o A/H1N1, A/H3N2 e o Influenza B, conforme consta de material informativo encaminhado pelo Ministério da Saúde. A estimativa do Governo Federal é imunizar 49,6 milhões de pessoas, mas até o último dia 8 foram vacinadas pouco mais de 21,3 milhões, o equivalente a 53,6% da meta estabelecida de atingir 80% das pessoas do grupo prioritário.
     Em São Sebastião, até o último dia 9 tinham sido vacinadas 57,58% do público alvo, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, com adesão maior entre os idosos (3.857) e crianças (3.006). A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.


Quem deve ser vacinado


      Podem ser vacinadas, nos postos de saúde em todo o país, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais como especificado em material veiculado pelo Ministério da Saúde.
     Considerada segura, a vacina evita o agravamento da doença, internações e até mesmo mortes em função da gripe. De acordo com estudos, a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% e 75% as mortes por complicações do vírus da gripe Influenza que é uma doença respiratória infecciosa que pode, a cada ano, apresentar-se de forma diferente.
     Após a aplicação da dose pode ocorrer, embora raramente, dor no local da injeção, na maioria das vezes, no prazo de 48 horas. A vacina não é indicada para pessoas com história de reação anafilática ou que tenham alergia grave relacionada a ovos de galinha e seus derivados.