quinta-feira, 5 de agosto de 2010

5 de agosto: Dia Nacional da Saúde

Uma homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz

Instituído pela Lei nº 5.352, de 1967, o Dia Nacional da Saúde foi criado em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, considerado o médico do Brasil. Nascido em 5 de agosto de 1872, na cidade de São Luiz de Paraitinga, em São Paulo, ele foi pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no país. Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões Cruz, entrou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com apenas 15 anos e, mesmo antes de terminar o curso, publicou dois artigos relacionados ao tema microbiologia em uma publicação intitulada Médico Brasil.
Oswaldo Cruz formou-se em 1892 e quatro anos depois viajou a Paris, capital francesa, onde foi se especializar em bacteriologia, pelo Instituto Pasteur. Em 1900 fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, conhecido hoje como Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), onde o médico sanitarista promoveu importantes campanhas de saneamento. Em 1903 foi nomeado diretor-geral de Saúde Pública, cargo que ocupou até 1909 quando passou a se dedicar a FioCruz.
Oswaldo Cruz foi o responsável pela erradicação da febre amarela no Pará e realizou uma grande campanha de saneamento na Amazônia em seus trabalhos científicos pelo interior do Brasil. Em1913 foi eleito membro da Academia de Letras. Em 1915 deixou a direção do Instituto Soroterápico por problemas de saúde. O sanitarista, que deixou um importante legado e tanto fez pelo Brasil e pela saúde de seu povo, faleceu em 11 de fevereiro de 1917, na cidade de Petrópolis, aos 44 anos.
O Dia Nacional da Saúde é uma homenagem mais do que justa a um pioneiro no trabalho de prevenção às doenças, com foco de investimentos em saneamento, um tema que já preocupava Oswaldo Cruz. Infelizmente, a falta de saneamento básico, diretamente ligada a muitos problemas de saúde, ainda afeta grande parte da população brasileira.