sábado, 7 de agosto de 2010

Aproveite o fim de semana

Participe da Festa do Nosso Senhor Bom Jesus



A tradicional festa em louvor ao Nosso Senhor Bom Jesus, realizada pela comunidade católica de Barra do Una com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, acontece neste sábado (dia 7), a partir das 20 horas, nas instalações do Centro de Apoio Educacional (CAE), ao lado da Polícia Militar. Além de barracas de comidas típicas, salgados, doces e outras delícias, haverá show com a banda Pegada Sertaneja e a dupla Erick e Zezinho.
O objetivo do evento é arrecadar recursos para a manutenção da capela integrada à Paróquia Sagrado Coração de Jesus. No mesmo horário (20h) será celebrada missa na capela Nossa Senhora do Carmo e Senhor Bom Jesus (foto), localizada na Rua Brasília, em frente ao cemitério de Barra do Una.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Foto: Divulgação/PMSS
1º Arraiá de Barequeçaca

Realizado pela Associação Sebastianense de Apoio às Pessoas com Câncer (Asapc) prossegue neste sábado e domingo ( 7 e 8 de agosto) o 1º Arraiá de Barequeçaba com muitas atrações, a partir das 19 horas, na quadra de esportes do bairro. Além de barracas de pratos típicos, a festa conta com sorteios de prêmios, apresentações de tradicionais quadrilhas e shows.
Neste sábado, a animação fica por conta do grupo de dança das Oficinas Culturais da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) Descendentes de Rua e da dupla Gigi Marques & Ulysses. No domingo, a animação será da Banda Nobeka 100% Sapeka. Iniciado na sexta-feira, o evento tem apoio da Prefeitura de São Sebastião. Toda a arrecadação será destinada aos trabalhos assistenciais da Asapec
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Reis defende reestruturação do esporte

Vereador também cobra informações sobre resultados
de plenárias esportivas com a população

A necessidade de investir no esporte de base ampliando as atividades junto às comunidades de bairro como uma das alternativas para contribuir com a formação dos jovens e tirá-los das ruas e de problemas como as drogas é a proposta do vereador José Reis de Jesus Silva que defende uma reestruturação do esporte em São Sebastião. O tema foi amplamente discutido na primeira sessão da Câmara Municipal (dia 3) após a leitura do requerimento do vereador Reis solicitando à Secretaria de Esportes informações sobre os resultados das plenárias esportivas, realizadas entre outubro e novembro do ano passado, para saber das comunidades quais as necessidades na área de esportes em seus bairros. Com base nesses levantamentos, a proposta da Secretaria era colocar em prática o programa no início deste ano como divulgado pela imprensa na época.
Em seu requerimento, Reis questiona o motivo do projeto ainda não ter sido implantado, se é possível realizá-lo este ano, de que forma se daria a contratação de profissionais para atuar junto à comunidade e se haveria a possibilidade de priorizar os profissionais do município. Segundo Reis, houve grande expectativa após essas plenárias por parte da população que cobra uma resposta. “Não se trata de uma crítica. Acompanho o trabalho e parabenizo a Secretaria de Esportes e os atletas da cidade pelas conquistas nos Jogos Regionais. Mas também é preciso investir no esporte de base. Se conseguirmos manter os jovens no esporte, na cultura, com certeza serão verdadeiros cidadãos”.
O trabalho de Reis recebeu apoio do vereador Paulo Henrique (PH) que apresentou requerimento solicitando ao Executivo a possibilidade de construir uma casa de recuperação para dependentes químicos justamente em função dos problemas do uso de drogas que preocupa a sociedade. “A iniciativa do Reis é séria. A gente tem problema de falta de estrutura e questão de espaços físicos para a prática de esportes”, afirmou o vereador que também acredita no esporte como uma forma de tirar o jovem do mundo das drogas.

Recursos

Sobre os recursos para a área, a vereadora Solange Ramos comentou que o orçamento da Secretaria de Esportes sofreu um corte de R$ 2,4 milhões este ano, o que inviabiliza investimentos no setor. Diante do problema, Reis afirmou a importância de ter alternativas como trabalhar com uma Oscip e voltou a defender a necessidade de se criar uma fundação. Ela teria condições de captar verbas e poderia contar com orçamento próprio destinado exclusivamente ao esporte não só de base, mas também para ajudar atletas que deixam de participar de competições importantes por falta de patrocínios e apoio financeiro.
Segundo Reis é preciso pensar o esporte de maneira profissional oferecendo toda a estrutura para que sejam formadas equipes competitivas em condições de representar o município em todos os níveis e modalidades. Ele citou, como exemplo, Caraguatatuba que ficou “cerca de 3 a 4 anos sem participar dos Jogos Regionais para se estruturar. A cidade construiu ginásios, criou escolinhas e formou atletas. Precisamos investir em infraestrutura e oferecer melhores condições aos nossos atletas”, afirmou Reis.
Seu comentário é fundamentado nos próprios resultados positivos de São Sebastião nos Jogos Regionais. Isso porque, ao passar para a primeira divisão, o município enfrentará, no próximo ano, cidades com tradição no esporte e precisará estar preparado. ”São cidades com estrutura enorme, que investem pesado no esporte e ainda estamos muito atrás delas”. Mesmo assim, São Sebastião fez uma importante conquista. “Por isso parabenizo o trabalho e a dedicação de todos, do Davi, Zulu, Rogério, dos meus amigos do esporte e de todos os atletas porque sei que é um trabalho árduo. Por isso estou cobrando as oficinas esportivas, mais investimentos e a reestruturação do esporte”, frisou Reis.

Área de Lazer do Jaraguá

Em outro requerimento, Reis solicitou ao Executivo manutenção, melhorias, iluminação e realização de atividades esportivas na área de lazer do bairro Jaraguá. “Discutimos a questão dos espaços físicos e as dificuldades de manutenção. O que peço é uma reforma na área de lazer. Os equipamentos estão quebrados e falta iluminação no campo. Peço atenção e carinho com o local para manter o ambiente saudável, amigo, para que as pessoas tenham onde passear e usufruir do espaço da melhor maneira possível”
Ainda na área de lazer e esportes, Reis apresentou indicação ao Executivo para que estude a possibilidade de fornecer equipamentos esportivos para a prática de basquetebol na quadra do Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barra do Una. Já, em indicação voltada a atendimento em serviços urbanos, pediu o fechamento de boca de lobo localizada no início da Rua Rondônia, esquina com a Avenida Guarda-Mor Lobo Vianna, no bairro Porto Grande..