sábado, 6 de novembro de 2010

Curta o fim de semana

Movimento Cultural

Neste sábado, 6, às 18 horas, no Teatro Municipal, acontece o 5º Movimento Cultural de São Sebastião com o tema “Miscigenação”. O movimento conta com várias apresentações: Neide Palumbo e seus contos; grupo de dança Guadalquivir; Paulo Prestes cantando MPB; Folia de Reis infantil; Hip Hop Eletrônico; Geraldo de Buta e suas poesias e Rap Ponto 40.

Capoeira e Samba

Também sábado, 6, uma animada roda de capoeira e samba agita o calçadão da Rua da Praia, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a partir das 21 horas. Apresentações do grupo Raiz Negra e dos alunos da Unesp de Rio Claro, em parceria com a Secretaria de Esportes (Seesp).

Artesanato

A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) abriga exposição e venda de artesanatos aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 23h.

Música

No domingo, 7, a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos apresenta seu repertório em frente à Sectur (Rua da Praia), a partir das 19 horas.

Esportes

Rally a Pé

O domingo, 7, começa com caminhada entre riachos, cachoeiras, lama, pedras e todo tipo de obstáculo natural. Trata-se do Rally a Pé, a partir das 9 horas, com largada e chegada na Praça Internacional do Surf, em Maresias. O jogo é praticado por equipes de 3 a 6 pessoas que largam com diferença de 2 minutos de uma equipe para outra. O percurso tem aproximadamente três horas.

Futebol

Também no domingo, as equipes A.E Caiçara e E.C. Canto do Mar entram em campo às 9h30 no Estádio Otoniel Santos (Topovaradouro) para disputar a final da 2ª Copa Sebastianense de Futebol. A premiação acontece após as partidas.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Capela de Maresias comemora centenário


Capela de Maresias: início da década de 60
Reprodução: Edivaldo Nascimento/PMSS

“100 anos de Fé e História”
Esse é o tema da programação que comemora os 100 anos da Capela de Maresias, localizada na Costa Sul. Realizada pela comunidade católica, com apoio da Prefeitura, a festa do centenário da capela começou sexta-feira, dia 5, com ladainha cantada em latim e interpretada pelas caiçaras antigas, procissão com levantamento de mastro e participação da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos. Também foi celebrada missa na capela em homenagem aos caiçaras antigos e aberta exposição de fotos de Maresias reproduzidas pelo fotógrafo Edivaldo Nascimento.

Missa Campal

A festa continua neste fim de semana, na Praça Internacional do Surf, em frente ao templo. No sábado, 6, às 19h30, acontece missa campal com o bispo dom Antônio Carlos Altieri e a presença do corpo musical de Boiçucanga. A festa continuará com sorteio de prêmios e apresentação da banda sertaneja “Pegada Segura”. As comemorações terminam domingo 7, com os projetos Recreança e Expresso Caiçara, das 10h às 14h. Haverá atividades esportivas e apresentações de grupos das Oficinas Culturais da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), como flauta e Folia de Reis com o pessoal de Barra do Una e apresentação de capoeira, com o grupo Mandinga, de Maresias.
A partir das 18h, será realizada a missa na capela com os padres Marcelo e Elimar. Depois, às 19h30, está programada demonstração da Congada do Bairro São Francisco. A partir das 20h30 terá início o sorteio de prêmios e apresentação do forró universitário da dupla Romeu e Rogério.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

“Gente do Mar” é tema de exposição que começa neste sábado

Com 23 fotos que retratam a história do povo caiçara será aberta neste sábado, dia 6, a exposição “Gente do Mar”, às 20 horas, no Departamento de Patrimônio Histórico Cultural de São Sebastião. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM – SP), ela poderá ser visitada até 20 de dezembro, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
O objetivo é valorizar o patrimônio imaterial caiçara e divulgar valores culturais ancestrais das regiões litorâneas. O evento foi pensado como complemento ao material sonoro doado pela pesquisadora Kilza Setti à Fundação das Artes de Ubatuba (FUNDART). A doação foi realizada sob o termo de comodato, com a intenção de centralizar um núcleo de pesquisas e estudos, intitulado Projeto Acervo da Memória Caiçara. Durante a mostra, o público também poderá assistir projeção multimídia com 377 fotos e conhecer documentos recolhidos pela pesquisadora desde 1960.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM – SP reúne e articula todos os museus do Estado para promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. Coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM), reúne cerca de 500 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios.
Entre as principais ações de SISEM estão a realização de exposições itinerantes e estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. Ele promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais e convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais para aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Não perca:
Local:
Departamento de Patrimônio Histórico Cultural (Praça 2004, s/ nº, Centro, no prédio do antigo Fórum)
Data: até 20 de dezembro, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião já tem Cineclube

Fotos da abertura do evento com homenagem a Edvaldo Nascimento
Com a apresentação do filme “O Tesouro Sangrento”, gravado em 1947 nas praias de Guaecá, Brava, Ponta e Morro do Araçá, pelo então ator e diretor, o fotógrafo Edvaldo Nascimento, foi inaugurado dia 29 de outubro o Cineclube que leva o nome do responsável pela produção. Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de São Sebastião, o Cineclube Edvaldo Nascimento funciona na Videoteca Municipal e já tem programação definida com exibições de filmes nacionais.
Confira a programação:
Novembro:
Dia 12
“ASSIM ERA A ATLÂNTIDA”
Direção.: Carlos Manga. Gênero: Documentário.
Dia 19
“ A MARVADA CARNE”
Direção.: André Klotzel. Gênero: Ficção.
Dia 26
“DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”
Direção.: Glauber Rocha. Gênero: Ficção.
Dezembro
Dia 03
“O CORINTIANO (MAZZAROPI)”
Direção: Milton Amaral. Gênero: Ficção.
Dia 10
“SÁBADO”
Direção.: Ugo Giorgetti. Gênero: Ficção.
Onde assistir:
Videoteca Municipal: Avenida Dr. Altino Arantes, s/n, Centro de São Sebastião. Entrada gratuita. Sessões às 19 horas
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião
Fotos: Luciano Vieira/PMSS