sábado, 6 de novembro de 2010

“Gente do Mar” é tema de exposição que começa neste sábado

Com 23 fotos que retratam a história do povo caiçara será aberta neste sábado, dia 6, a exposição “Gente do Mar”, às 20 horas, no Departamento de Patrimônio Histórico Cultural de São Sebastião. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM – SP), ela poderá ser visitada até 20 de dezembro, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.
O objetivo é valorizar o patrimônio imaterial caiçara e divulgar valores culturais ancestrais das regiões litorâneas. O evento foi pensado como complemento ao material sonoro doado pela pesquisadora Kilza Setti à Fundação das Artes de Ubatuba (FUNDART). A doação foi realizada sob o termo de comodato, com a intenção de centralizar um núcleo de pesquisas e estudos, intitulado Projeto Acervo da Memória Caiçara. Durante a mostra, o público também poderá assistir projeção multimídia com 377 fotos e conhecer documentos recolhidos pela pesquisadora desde 1960.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM – SP reúne e articula todos os museus do Estado para promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. Coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM), reúne cerca de 500 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios.
Entre as principais ações de SISEM estão a realização de exposições itinerantes e estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. Ele promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais e convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais para aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.

Não perca:
Local:
Departamento de Patrimônio Histórico Cultural (Praça 2004, s/ nº, Centro, no prédio do antigo Fórum)
Data: até 20 de dezembro, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário