quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reis pede construção de Centro Comunitário em Boracéia

 
Espaço para atividades recreativas, educacionais e cursos
é reivindicação antiga dos moradores

A necessidade de criar espaço adequado para proporcionar atividades recreativas, educacionais, além de cursos e oficinas para os moradores de Boracéia voltou a ser tema dos trabalhos do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento, aprovado por unanimidade, na última sessão da Câmara Municipal, ele solicitou ao prefeito Ernane Primazzi a possibilidade de ser construído o Centro Comunitário de Boracéia, que é uma antiga reivindicação da comunidade, explicou o parlamentar.
A mesma solicitação já foi feita pelo vereador por meio dos requerimentos 102/2009, de 13 de fevereiro; 07/2010, de 21 de janeiro, e reiterado pelo requerimento 96/2012, de 23 de março. O tema também constou da pauta de solicitações feitas ao prefeito em reunião, em abril de 2011, com a diretoria da Associação de Amigos da Praia de Boracéia, e o vereador José Reis. Na ocasião, o prefeito disse que estudaria a possibilidade de construir um galpão para atividades da comunidade em área próxima à sede da Associação de Amigos da Praia de Boracéia caso não fosse viabilizado o Centro Comunitário.
Em seu requerimento, o vereador pediu informações se há estudos, na atual gestão, para a construção do Centro Comunitário, com detalhes sobre o projeto, custos e previsão para início das obras. Caso não haja planejamento para obra, ele solicitou se haveria disponibilidade orçamentária para a construção do galpão como já abordado em reunião com a diretoria da Associação de Amigos.
Morador em Boracéia, Reis justificou que essa reivindicação tem sido feita há muito tempo e que ele vem sendo cobrado pelos moradores que pedem informações sobre cronograma de obras no bairro. Segundo o vereador, há necessidade de local específico para a comunidade, pois as oficinas culturais são realizadas na sede Associação de Amigos que não comporta mais o número de participantes.
Reis também lembrou que o bairro mantém a única Festa da Tainha do Município, que consta do calendário oficial de eventos como atrativo turístico e gastronômico, realizado pela Sociedade Amigos. Portanto, justifica-se, também, a construção de um Centro Comunitário ou galpão coberto para atividades. “Em reunião com o prefeito, ele disse que colocaria no plano de governo. Por isso, para esclarecer os moradores, peço informações se existe o projeto ou se poderá ser executado no ano que vem. Há alguns anos, a comunidade vem sofrendo com a falta de espaço adequado para várias atividades”, disse Reis.

INDICAÇÕES

Manutenção
Serviços de limpeza e retirada de entulhos das ruas de Boiçucanga, próximas ao centro comercial, além de manutenção geral nas ruas do Sertão do Piavú, em Cambury, na Costa Sul do Município, e das vias públicas do bairro Pontal da Cruz, na região central, foram solicitados pelo vereador Reis, por meio de indicações, na última sessão da Câmara Municipal.

Museus
Em outra indicação, ele solicitou às secretarias municipais de Educação e Cultura (Sectur), estudar a possibilidade de ser realizada visita de estudantes do município aos museus de São Paulo que estão com entrada gratuita, aos sábados, durante todo o mês de maio. São 17 museus que apresentam programação variada com exposições, instalações, palestras e oficinas. A programação completa pode ser conferida no site da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O vereador também pediu divulgação do programa pelas secretarias municipais.