quinta-feira, 19 de abril de 2012

Câmara aprova Moção de Apelo ao secretário Márcio França

De autoria do vereador José Reis, trabalho pede apoio para incentivo ao turismo no Sítio Arqueológico e Reserva Indígena






Os trabalhos de pesquisa realizados há cerca de 20 anos pelo arqueólogo Wagner Bornal no Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, em São Sebastião, resultaram em descobertas importantes para a preservação da história e desenvolvimento do município. Com a finalidade de garantir a continuidade dos projetos e criar incentivos turísticos de valorização deste Patrimônio da Humanidade e também da cultura indígena representada pela comunidade tupi-guarani da Reserva Indígena do Ribeirão Silveira, em São Sebastião, foi aprovada, por unanimidade ,na sessão de terça-feira, 10, Moção de Apelo ao secretário estadual de Turismo, Márcio França. De autoria do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), a moção visa obter apoio do Governo do Estado de São Paulo no sentido de contribuir com o município na adoção de políticas públicas de incentivo turístico voltadas a esses dois eixos importantes: o Sítio Arqueológico e também à cultura indígena por meio de projetos direcionados à comunidade que vive na reserva localizada em Boracéia, divisa com Bertioga.
No documento, Reis frisa o grande potencial turístico de São Sebastião em várias áreas como patrimônio histórico e diversidade cultural. Em relação ao Sítio Arqueológico, o vereador cita a importância das descobertas da presença das culturas negra, muçulmana e judaica com influências na formação e desenvolvimento do município. Segundo Reis, os dados apresentados pelo arqueólogo Wagner Bornal, em recente explanação na Câmara Municipal, foram importantes para dar a dimensão da riqueza cultural do município que precisa ser valorizada e divulgada. Mas, para isso, são necessárias políticas de incentivo como a criação oficial do Núcleo de Arqueologia Pública e do Museu de Arqueologia de São Sebastião, que já conta com mais de 100 mil peças catalogadas, o que contribuiria para a manutenção do projeto..
No caso da Reserva Indígena, o vereador comenta que podem ser desenvolvidos programas de sustentabilidade em parceria com a própria Fundação Nacional do Índio (Funai). Por isso, pede gestões do Estado junto à Funai para que possam ser desenvolvidos projetos voltados ao turismo ecológico e cultural respeitando as características da cultura tupi-guarani. A proposta é contribuir para a divulgação dessa rica cultura e subsistência da comunidade indígena que tem na venda de seu artesanato típico uma de suas principais fontes de renda.
Reis também justifica seu pedido de apoio ao Estado lembrando a necessidade de preparar a região para receber turistas em eventos internacionais como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 que serão sediadas no Brasil. Segundo o vereador, os investimentos, a adoção de políticas públicas de incentivo turístico e a importância de termos o Núcleo de Arqueologia Pública e o Museu Arqueológico de São Sebastião são essenciais para a preservação e divulgação do rico acervo e dessa diversidade cultural que são atrativos valorizados pelos turistas estrangeiros. “Por todos esses motivos, peço ao secretário, que tenho orgulho de ser do mesmo partido, que olhe com carinho para São Sebastião e atenda esse apelo para que possamos trazer mais investimentos e reforçar o turismo na nossa cidade”, frisa Reis.






Fotos e Texto: Rosangela Falato

Legenda: Arqueólogo Wagner Bornal mostra detalhes do Sítio Arqueológico, considerado o maior do Brasil, com mais de 200 anos de história. Descobertas da presença de várias culturas, áreas estratégicas para construção do que os estudos apontam ter sido uma sinagoga, segundo Bornal, com uma linda vista para São Sebastião, sistema perfeito de captação de água entre outros aspectos revelam a importância histórico-cultural da área. Em 20 anos de pesquisas, ainda há muito a descobrir no Sítio Arqueológico inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, além das 100 mil peças já catalogadas que compõem o acervo deste Patrimônio da Humanidade...
recados