domingo, 19 de maio de 2013

Vereador Reis pede projeto de pavimentação para Boracéia

Sem uma rua asfaltada, bairro carece de infraestrutura
na melhoria dos acessos viários

 

Único bairro de São Sebastião que não foi contemplado com obras de pavimentação, Boracéia, que também é portão de entrada para o município, na divisa com Bertioga, carece de obras de infraestrutura no sistema viário. Suas ruas largas e extensas ficam intransitáveis em dias de chuvas com buracos, muita lama e trechos com bastante água que dificultam o acesso de moradores. Reivindicação antiga da comunidade, a pavimentação em Boracéia voltou a ser tema de trabalho do vereador José Reis de Jesus silva (PSB) que solicitou informações do Executivo sobre projeto de pavimentação para o bairro.
O vereador ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal levando pavimentação para várias ruas da Costa Sul e para todas da Costa Norte. Por esse motivo, reforçou seu pedido para atender também os moradores de Boracéia. “Esse trabalho vem reforçar pedido feito mais uma vez para aquela comunidade. Infelizmente, a gente está numa situação precária em relação a calçamento. Temos um loteamento aprovado desde 1950 - acho que poucos na cidade têm escritura definitiva - com lotes a partir de 480 m². É o único bairro com uma certa estrutura para crescer. Infelizmente, desde 2009 a gente vem pedindo para que seja calçada pelo menos uma rua que possa levar segurança, trazer menos transtornos para a comunidade, para que as pessoas possam transitar e as crianças irem para a escola com certa garantia”, disse Reis.
Ele explicou que das casas até a escola, são mais de mil metros, uma distância que torna o acesso mais difícil quando os alunos têm de enfrentar ruas sem calçamento, principalmente em dias de fortes chuvas. Morador em Boracéia, o vereador disse que vem sendo cobrado constantemente da população sobre atendimentos para o bairro como é o caso de pavimentação. “Peço, mais uma vez, a ajuda do prefeito. Sabemos que é recorde o trabalho do prefeito que está conseguindo pavimentar ruas da Costa Norte e Costa Sul”, declarou Reis, citando os investimentos, pouco mais de R$ 50 milhões, oriundos de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para obras de pavimentação na cidade.
O vereador também lembrou outro problema de Boracéia que é a falta de atendimento com rede para captação e tratamento de esgoto, o que acaba inviabilizando alguns serviços como calçamento nas vias públicas. Esse problema, que já foi tema de trabalho do vereador, será novamente abordado em contato com os órgãos competentes, afirmou Reis. No entanto, é preciso achar uma solução para que seja asfaltada pelo menos a rua central que dá acesso á sede administrativa do bairro e a equipamentos públicos como escola e posto de saúde.
Por isso, ele pediu que a Prefeitura disponibilize recursos para calçar via pública que também favoreça o acesso à Reserva Indígena Ribeirão Silveira, que poderia ser melhor explorada turisticamente se houvesse mais infraestrutura, comentou Reis. “Moro a 100 metros da aldeia. A gente percebe o número de turistas que procura a aldeia. Mas, infelizmente, em dias de chuvas, há enorme dificuldade de acesso. Essa é uma crítica construtiva, mas espero que possamos nesse mandato, até 2016, ter pelo menos uma rua calçada em Boracéia”, finalizou o vereador.

Avenida Guarani, acesso para a Reserva Indígena Ribeirão Silveira


Alameda Osasco, em Boracéia


Fotos: Divulgação
Texto: Rosangela Falato