sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha de Prevenção à Obesidade é reivindicada por Reis


Vereador defende orientação à comunidade para

alimentação saudável e prática de atividades físicas


Pesquisa divulgada, recentemente, pelo Ministério da Saúde de que 48,1% da população brasileira estão acima do peso e 15% são obesos leva à necessidade de campanhas educativas e orientação á comunidade, principalmente às crianças, para mudanças urgentes dos hábitos alimentares em busca de uma vida mais saudável. Por esse motivo, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) defende a realização de campanhas e programas de prevenção à obesidade infantil e adulta junto às comunidades de bairros, estudantes e população em geral.
O vereador acredita que também é necessário levantamento para saber as condições da população em relação à obesidade no sentido de encontrar formas de sensibilizar as pessoas, especificamente as crianças, para cultivarem hábitos salutares. Isso quer dizer: alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.
A preocupação de Reis consta de indicação apresentada na sessão de terça-feira, 3, em que ele solicita à Administração a realização dessas campanhas e programas de prevenção para um problema de saúde pública que se tornou grave em nível mundial. No Brasil, a situação não é diferente justamente porque as pessoas não se alimentam de forma adequada e deixam o sedentarismo tomar conta do dia-a-dia. O levantamento do Ministério da Saúde revela que há cinco anos, os índices eram menores, mas não menos preocupantes. O número de pessoas acima do peso atingia 42,7% e de obesos 11,4% da população contra os atuais 48,1% e 15% respectivamente
Os dados são de pesquisa realizada, anualmente, pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) após entrevistas com 54.339 adultos nas 27 capitais do País em 2010. Os números apontam que a proporção de homens com quilinhos a mais na balança passou de 47,2% em 2006 para 52,1% em 2010. No mesmo período, o crescimento entre as mulheres foi de 38,5% para 44,5%. Os resultados refletem a falta de consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e também de atividades físicas.
Como educador e formado em Educação Física, garantir a qualidade de vida por meio do esporte à população, essencialmente às crianças e jovens, tem sido preocupação constante do vereador desde 2009. Em várias indicações e requerimentos, Reis tem solicitado reformas e construções de equipamentos públicos voltados para atender as mais variadas modalidades, bem como ampliação dessas atividades em todo o município. Recentemente, em reunião com o prefeito Ernane Primazzi, o vereador obteve o compromisso de que a Administração iniciará, no segundo semestre, as obras de cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Boracéia, reivindicação antiga dos moradores, que deverá ser concretizada até o fim do ano, segundo previsão do prefeito.










Confira mais indicações da semana


Ponto de ônibus

Estudos para instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) no trecho da Vila Baleia Verde foram solicitados pelo vereador José Reis. Ele pediu ao prefeito Ernane Primazzi empenho, junto ao setor competente, para levar o benefício aos moradores da Vila Baleia, estudantes e usuários de transporte coletivo que enfrentam sol e chuva enquanto aguardam a condução.

Lixeiras recicláveis

A manutenção de lixeiras recicláveis nos pontos de ônibus ao longo da Rodovia Rio-Santos foi outra reivindicação do vereador. Ele explicou que muitas paradas de ônibus tiveram as lixeiras depredadas, sendo necessária a recolocação de novas e a manutenção das lixeiras existentes para evitar acúmulo de lixo nesses locais.

Limpeza das praias

O vereador José Reis também pediu ao Executivo empenho para a realização de limpeza em todas as praias ao longo do município. Ele justificou seu pedido lembrando que as praias receberam muitos detritos provenientes das fortes chuvas que atingiram a região.