terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nota da assessoria

Gostaríamos de comunicar a ausência do Vereador Reis na sessão de hoje. Faleceu nesta segunda o tio do vereador e ele viajou para o cortejo fúnebre. Nossos sentimentos !

Palestras debatem participação da sociedade civil no CBH-LN, APA Marinha e Gerco

Abertas ao público, elas acontecem nesta quarta-feira, 9, na sede do Parque Estadual de Ilhabela, a partir das 19 horas

Ampliar a participação da sociedade civil no processo de indicação de representantes em instituições e fóruns na esfera do Governo do Estado de São Paulo é o objetivo principal do encontro que acontece nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, na sede do Parque Estadual de Ilhabela (PEIB), localizado à Praça Coronel Julião, Vila, das 19h às 22h. Aberto a todos os interessados, o evento contará com a presença de técnicos e membros de instituições como o Comitê de Bacias Hidrográficas e APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha do Litoral Norte, que estão em processo de eleições para renovar a representação da sociedade civil que atuará no período 2011/2013. Também farão parte do encontro representantes do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte (Gerco), Prefeitura de Ilhabela e Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioambiental de Ilhabela (CMDSA).
A ideia de realizar os Fóruns Decisórios Participativos do Governo do Estado de São Paulo – Litoral Norte, Gerenciamento Costeiro, Comitê de Bacias Hidrográficas e Áreas de Proteção Ambiental (APA) Marinha partiu do Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a Prefeitura e o CMDSA. Várias palestras vão esclarecer a importância e o papel dessas instituições e fóruns para aos municípios e a necessidade de envolvimento da sociedade, das comunidades em projetos ligados a seus interesses, uma vez que objetivam proporcionar maior qualidade de vida à população. Entre os objetivos do encontro constam a promoção do diálogo visando estabelecer focos de atuação comuns para a sociedade civil e Poder Público em assuntos convergentes em relação à defesa dos interesses do município e da região, além de fortalecer a participação e o trabalho dos representantes nas instituições e fóruns.

Programação:
O encontro será aberto com palestra do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioambiental de Ilhabela, Jorge Guaracy Ribeiro, às 19 horas. Na seqüência, o coordenador do Gerco do Litoral Norte, Marcos Lopes Couto, falará sobre a atuação do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro da região (19h30). Os trabalhos do CBH-LN serão mostrados pelo vice-presidente do comitê, Roberto Bleier (20h) e Lucila Pinsard Vianna, gestora da APA Marinha, explicará as funções da Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte e a importância no processo eleitoral para escolha dos membros da sociedade civil que acontecerá em março, a partir das 20h30. Haverá tempo para perguntas e esclarecimentos, a partir das 21 horas. De acordo com os organizadores, é muito importante a participação do maior número de representantes das entidades de Ilhabela em função da relevância dos assuntos tratados por essas instituições e que afetam diretamente a vida do Arquipélago, de seus frequentadores e moradores.