sexta-feira, 5 de agosto de 2011

REIS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA DO IBAMA


 
O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) reforçou o grupo político de São Sebastião presente na audiência pública realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para apresentação dos Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) dos Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Pólo Prè-Sal, Bacia de Santos.
Ele e demais colegas da Cãmara Municipal, junto com o prefeito Ernane Primazzi e secretários municipais, reforçaram apoio à reivindicação regional para que São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba também sejam consideradas áreas de influênciade no empreendimento por possíveis impactos ambientais. O relatório aponta apenas Ilhabela e Itanhaèm, no Estado de São Paulo, além das cidades do Rio de Janeiro, Itaguai, Niterói, Mangaratiba e Maricá, no estado do Rio de Janeiro, como áreas de influência..
Reis somou esforços também junto às demais autoridades dos quatro municípios, representantes de instituições, Ongs, entidades ambientalistas, Sociedades Amigos de Bairros, entidades de servir e membros da sociedade civil, além de integrantes das unidades de conservação e APA Marinha do Litoral Norte. A audiência reuniu cerca de 600 pessoas que lotaram dois andares do Ilha Flat Hotel, em Ilhabela, dia 2 de agosto.
As propostas apresentadas na audIência e demais estudos que podem ser protocolados no Ibama até o próximo dia 17, serão analisados para que o órgão possa solicitar esclarecimentos, suplementações e até a revisão do Eia-Rima para a empresa responsável pelo estudo, a ICF Consultoria do Brasil. O Ibama tem até o final do ano para dar seu parecer final sobre a liberação da licença ambiental do empreendimento, explicou Cristiano Vilardo, coordenador geral de Petróleo e Gás do Ibama. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que é possível alterar a área de influência, mas já quanto distribuição de royalties, o Ibama não tem interferência nessa área. 

Texto: Rosangela Falato
Foto: Frank Barbosa Constâncio