sábado, 21 de agosto de 2010

Reis pede ao DER obras e manutenção na Rio-Santos


Fissuras na pista e deslizamentos de terra preocupam em vários techos
Para trafegar com segurança é necessário que uma estrada esteja em plenas condições de infraestrutura, iluminação e sinalizações adequadas. No entanto, isso não é suficiente se quem está atrás do volante infringe as leis de trânsito, dirige embriagado e, na sua imprudência, como acontece normalmente, provoca acidentes, muitos deles fatais. Se uma estrada segura exige cuidados do motorista, imagine uma estrada com trechos de serra e muitas curvas, que apresenta fissuras na pista, quedas de barreiras, falta de iluminação em muitos trechos, como ocorre em vários pontos da Rodovia Manoel Hipólito do Rego, a Rio-Santos, na extensão de São Sebastião?
A preocupação com a segurança dos usuários é refletida em requerimento do vereador José Reis de Jesus Silva, aprovado na sessão do último dia 17, encaminhado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) em que são solicitadas obras de manutenção constantes não só na pista, como em regiões de deslizamentos de terra, e reparos urgentes próximo ao bairro Toque-Toque Grande onde existe uma fissura que tem aumentado a depressão na pista.
Em seu requerimento, Reis questiona o DER se há projeto de recuperação no trecho de Toque-Toque Grande, qual a previsão para início e conclusão da obra e se há estudo para um programa de recuperação em toda a extensão da Rio-Santos que corta São Sebastião. Outro problema grave são os deslizamentos de terras e pedras na pista, que passaram a ser constantes com a intensidade das chuvas, e já chegaram a paralisar o trânsito em Boiçucanga, por exemplo, um dos pontos críticos. Segundo Reis, há vários trechos que causam insegurança não somente na região da Costa Sul, mas também na Costa Norte, sentido Caraguatatuba.

Queda da pista

Reis argumenta que as obras são importantes porque a rodovia é o único acesso dos moradores em vários bairros e um dos principais para chegar ao Litoral Norte, além da Tamoios, que também vem sendo atingida em dias de chuvas intensas. Um dos casos mais graves, que quase inviabilizou o acesso a Caraguá, foi a queda de parte da pista que cedeu em função das chuvas no final de 2009 e início deste ano, na Curva dos Eucaliptos, km 116.
Com a intensidade das chuvas, as fissuras se transformaram em rachaduras que ameaçavam provocar deslizamento da encosta e afundamento de toda a pista. Caso isso ocorresse, poderia haver interrupção total do abastecimento de água em todo o trecho urbano que atinge desde a praia das Cigarras até Praia Grande, onde fica a principal adutora da Sabesp. Com as obras do DER no local, a empresa foi obrigada a instalar uma segunda adutora para enfrentar possíveis problemas de abastecimento. Durante os trabalhos de recuperação da pista, o trânsito chegou a ser interditado por algumas horas, diariamente, durante explosões necessárias para alargamento da pista. Apesar de a obra estar concluída, trata-se de uma região que exige muita atenção do motorista.
Na Costa Sul, a preocupação com a estrada foi abordada na última reunião do Conseg ( Conselho de Segurança), realizada em Boiçucanga. “Houve bastante questionamento sobre a possibilidade de qualquer intervenção por parte do DER. Todos sabemos, principalmente nós, moradores da Costa Sul, da gravidade dos deslizamentos de terra em Boiçucanga. É uma situação lamentável. As pessoas ligam direto para todos os vereadores cobrando informações sobre quando o DER fará algo que possa minimizar os problemas”, argumenta Reis. Ele também defende a visita de parlamentares a representantes do DER para que sejam apresentados os problemas e reivindicada a execução dos serviços o mais rápido possível. “Vamos cobrar do DER para que não aconteça uma tragédia maior”.




Imagem do km 116, na Curva dos Eucaliptos, durante as obras
do DER em trecho da pista que cedeu no início do ano




Fissuras no km 116 e quedas de barreiras ocorridas entre a Curva dos Eucaliptos e praia das Figueiras no mesmo período

Fotos: Rosangela Falato











Reis pede creche para o Jaraguá

A construção de uma creche para atender a comunidade do bairro do Jaraguá é solicitada pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento aprovado na sessão do último dia 17, ele solicita informações ao Executivo se existe projeto para a construção de uma creche no bairro. Caso afirmativo, qual a previsão de realização da obra. Segundo Reis, “trata-se de um equipamento importante para aquela comunidade. Acredito que p Jaraguá é o único bairro, hoje populoso, que não tem uma creche. Temos uma no canto do Mar e outra na Enseada”.
De acordo com o vereador, a construção de uma unidade no Jaraguá facilitaria a vida de muitas mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos com segurança. “Às vezes, elas ganham um salário mínimo e fica inviável essa mãe ter de pagar uma pessoa para olhar seu filho”, explica Reis lembrando que contar com atendimento e espaços adequados aos menores é um direito garantido constitucionalmente
. “Os moradores nos procuraram reivindicando a possibilidade de o município fazer uma creche para atender o bairro. Espero que o Executivo analise com carinho essa proposta”, argumenta o vereador. No caso de a Administração não contar com projeto de uma creche para o Jaraguá, ele solicita estudos para incluir o benefício na peça orçamentária municipal.

Calçamento em Boiçucanga

Por meio de indicações, o vereador também pede ao Executivo o calçamento das ruas Guido Vergani, Albatroz e Cambucaieira, em Boiçucanga, localizadas em travessas da Estrada do Cascalho, para atender aos moradores que enfrentam dificuldades de acesso principalmente em dias de chuvas. Reis justifica o pedido lembrando que a Administração iniciou os serviços de pavimentação em cinco ruas do bairro e esse calçamento complementaria o programa realizado em Boiçucanga. Ainda em relação ao bairro, ele pede a troca da placa indicativa da Rua Sargento Filisbino Deodoro da Silva, travessa da Avenida Walkir Vergani. O objetivo é regularizar o nome da citada via, uma vez que a placa atual está errada e consta Sargento Filistino quando o correto é Sargento Filisbino.

Manutenção nos bairros

Também em indicação, Reis pede ao Executivo a manutenção da praça Santos Dumont e dos equipamentos de ginástica instalados no local, na praia do Arrastão, que estão deteriorados. O pedido é para oferecer melhor atendimento aos freqüentadores e, principalmente, garantir a segurança de crianças e adultos que utilizam os equipamentos de ginástica que estão enferrujados e necessitam de urgente manutenção ou até troca, caso seja possível. Outra solicitação visa a manutenção e limpeza da área de jundu, na Praia Deserta, uma vez que os freqüentadores se depararam com plásticos e garrafas jogados nessa área de preservação ambiental principalmente nos finais de semana.