quinta-feira, 28 de março de 2013


Recados Facebook

Vereador Reis pede ações preventivas para detectar e tratar doenças causadas por enchentes

Preocupação com a saúde da população e de funcionários 
expostos às inundações leva, também, a pedido de campanha
 de esclarecimento em todo o município

Enchentes, deslizamentos de terra, desastres naturais que deixam milhares de famílias desabrigadas e, em muitos casos, vítimas fatais. Além de perder imóveis e tudo o que conquistou com anos de trabalho, as vítimas e todos os funcionários e voluntários que atuam no socorro e atendimento às famílias nas áreas atingidas, ainda correm riscos de contrair doenças pelo contato com as águas contaminadas.
Preocupado com a saúde dos moradores e de todos os envolvidos nos trabalhos de resgate e apoio às comunidades mais afetadas pelas últimas enchentes na região da Costa Sul de São Sebastião, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) alertou o município para a necessidade de serem adotadas ações preventivas e, inclusive, ampla campanha de esclarecimento, para evitar doenças que podem ser contraídas após contato com inundações, enchentes, deslizamentos de terra e desastres naturais de maneira geral.

Doenças
As doenças mais preocupantes, segundo aponta o Portal do Ministério da Saúde, são leptospirose, hepatite viral A, febre tifoide, difteria e tétano, além de casos de diarréia aguda com origem no contato ou ingestão de água e alimentos contaminados por animais transmissores como ratos, ou, ainda, por vírus e bactérias.
Em seu requerimento, aprovado por unanimidade e discutido pelos demais colegas na sessão de terça-feira, 26 de março, Reis aponta também a preocupação com aumento de incidência de dengue em função de as águas paradas serem criadouros naturais do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
O vereador acredita que a Secretaria de Saúde e, principalmente, a equipe da Vigilância Epidemiólógica, estão atentas aos problemas, mas pediu atenção especial do secretário da pasta, Urandy Rocha Leite, além de informações se já foram detectados casos de doenças como as relacionadas acima até porque, algumas levam cerca de 20 dias, para serem diagnosticadas, e quais as medidas preventivas adotadas. “Temos secretarias envolvidas como Serviços Urbanos, Assistência Social, Segurança, a Saúde, a própria Defesa Civil. Por isso, faço a sugestão de a Secretaria de Saúde realizar campanha para buscarmos mais informações com os médicos”, afirmou Reis.

Ajuda
Ele lembrou que outro grave problema na Costa Sul é o déficit em redes de coleta e tratamento de esgotos. “Essas pessoas que tiveram contato com a água, com esgoto, nos bairros mais atingidos, e, principalmente, as crianças que não têm a imunidade como os adultos, podem adquirir as doenças que mostramos nesse requerimento” Segundo Reis, não é justo que pessoas que perderam tudo, anos de vida construindo seus imóveis, sejam mais prejudicadas com doenças provocadas pelas enchentes.“Estamos preocupados com essa situação. Por isso, peço ajuda da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância para que, também, a gente possa buscar recursos junto ao Estado para campanhas de prevenção e vacinação da população”, concluiu o vereador.

Boa hora
Ao parabenizar José Reis pelo trabalho, o vereador Marcos Fuly enfatizou que o” requerimento veio em boa hora, que é preciso estar atento e, se necessário, montar um plano de ação focado nos bairros atingidos”, até para evitar problemas ou tratá-los no caso de detectadas doenças apontadas no requerimento. O vereador Ercílio de Souza elogiou a iniciativa frisando a importância de uma campanha de esclarecimento em São Sebastião. “Se a gente não prevenir, vai ter muito trabalho pela frente”.
Para Jair Pires, o trabalho de Reis também chegou na hora certa, “haja vista como foi atingida a Costa Sul, sem falar nas grandes intempéries da natureza que também atingiu o Areião, Cambury, bairros desprovidos de saneamento básico, grande fator para doenças em crianças que ficam em contato com as valas”. Apesar de afirmar ter certeza que a Secretaria de Saúde está atenta, Jair Pires parabenizou Reis pelo alerta, pois é preciso um check-up para saber se as pessoas estão contraindo essas doenças e adotar ações preventivas. 

INDICAÇÕES

Manutenções
Em indicações encaminhadas ao Executivo na sessão de terça-feira, 26 de março, o vereador José Reis solicitou serviços de manutenção, com utilização de máquinas para nivelamento e colocação de material na Rua Joaquim Macedo, na Baleia Verde, na Costa Sul do Município, para facilitar o acesso de pedestres e motoristas. Já, para a Costa Norte, solicitou roçada de mato e manutenção na Rua Cecília Meirelles, bem como nas demais vias públicas do bairro do Jaraguá e ainda próximo ao Centro Comunitário e área de lazer do bairro que demandam atenção, de acordo com moradores da região. Reis também reivindicou serviços de manutenção geral no bairro Portal da Olaria, região central do município.