quarta-feira, 1 de maio de 2013

Parabéns a todos os trabalhadores


Recados Facebook

Campanha de Prevenção à dengue junto aos idosos é solicitada por Reis

Os grupos da Terceira Idade são mais vulneráveis ao contágio da dengue, sendo que pessoas com mais de 60 anos têm 12 vezes mais risco de morrer vítima da doença em relação às outras faixas etárias. Os dados constam de levantamento feito pelo Ministério da Saúde que registrou 132 óbitos nos primeiros três meses deste ano motivados pela dengue. Do total, 42% foram de pessoas com mais de 60 anos. Preocupado com os registros do Ministério da Saúde, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), solicitou à Prefeitura dados sobre casos de dengue e campanhas de prevenção junto aos idosos do município.
Em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 30, ele pediu ao secretário municipal de Saúde, Urandy Rocha Leite, informações sobre a atuação da Coordenadoria do Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue junto aos grupos da Terceira Idade. Reis ressaltou o trabalho importante que a equipe tem realizado em todo o município para eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, na orientação à comunidade e na utilização do fumacê pelos bairros. No entanto, Reis defendeu, também, campanhas de esclarecimentos com pessoas a partir dos 60 anos. Por esse motivo, pediu informações ao secretário se já existe algum trabalho específico com esses grupos da Terceira Idade e detalhes dos casos registrados até o momento em todo o município, inclusive, índice de pessoas com 60 anos ou mais atingidas pela doença.

Diabetes Infantil

Em indicação apresentada na última sessão, o vereador José Reis solicitou às secretarias municipais de Educação e Saúde a possibilidade de estender aos demais profissionais da Educação e comunidade escolar palestra sobre diabetes infantil, a exemplo de trabalho realizado, em 23 de abril, com 50 profissionais da Educação. Segundo o vereador, trata-se de assunto importante que merece ser divulgado junto aos demais profissionais da Educação, em todo o município, e também, se possível, em encontro com representantes das comunidades escolares. O diabetes conhecido como Tipo 1 atinge de forma abrupta as crianças, adolescentes e jovens. Por isso, orientação e prevenção são essenciais.

Virada Cultural

Estudos junto ao Governo do Estado de São Paulo no sentido de beneficiar São Sebastião com o evento Virada Cultural Paulista, a exemplo do que acontece em Caraguatatuba, foram solicitados pelo vereador Reis, em indicação encaminhada à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A 7ª edição do Virada Cultural Paulista, nos próximos dias 25 e 26, contemplará 27 cidades do Interior e Litoral. “De nossa região consta apenas Caraguatatuba para receber eventos culturais. Por isso, seria importante contato com o Estado e ver a possibilidade de nossa cidade ser contemplada com o projeto cultural em benefício de nossa população”, argumentou o vereador.

Maresias

Outra indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal foi para pedir à Prefeitura a continuidade dos serviços de reparos no calçamento da Rua Sebastião Romão César, em Maresias. A reivindicação atende pedido da comunidade para melhoria do acesso viário.