domingo, 18 de março de 2012

Reis concede título de Cidadão Sebastianense a Gabriel Medina

No top entre os melhores surfistas do mundo, o jovem brasileiro foi representado
 por sua mãe, Simone Medina, que recebeu a homenagem
 em cerimônia no Teatro Municipal

“Este título é um reconhecimento muito grande para ele e para mim. Gabriel tornou-se referência para meninos e meninas de Maresias, que passaram a acreditar que vale muito a pena sonhar”. As palavras emocionadas de Simone Medina demonstram o orgulho da mãe dedicada que sabe da responsabilidade da imagem do filho para sua geração. Gabriel, o mais jovem brasileiro a fazer parte do seleto ASP World Title (WT), que reúne os 36 melhores surfistas do mundo, foi homenageado com o título de Cidadão Sebastianense. Gabriel, que está nas Ilhas Fiji em competições e treinamentos, foi representado por Simone que recebeu o título concedido pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) em sessão solene da Câmara Municipal realizada no último dia 16, no Teatro Municipal, em comemoração aos 376 anos de emancipação político-administrativa do município. O vereador também entregou ao pai do surfista, Charles Serrano Saldanha, Moção de Aplauso e Reconhecimento concedida ao jovem de 18 anos considerado um dos grandes nomes do surfe profissional mundial.


A lista de conquistas do jovem crescido em Maresias e que se apaixonou pelo esporte aos 8 anos, quando começou a surfar, é impressionante para sua idade. O talento e a qualidade do surfe de Medina surpreendeu a todos a partir da vitória em 2009, no WQS 6 estrelas na Praia Mole, em Santa Catarina. A partir daí foram vários títulos mundiais. Desde os 15 anos, ele é patrocinado pela Rip Curl Internacional que para dar continuidade ao seu desenvolvimento ao topo do circuito mundial, estendeu o contrato de Gabriel até dezembro de 2016 com o compromisso de zelar e dar todo o suporte ao atleta, incluindo logística em viagens e etapas bem como seu aperfeiçoamento físico e técnico.
Simone destacou a importância do patrocínio para o desenvolvimento dos atletas, mas afirmou que o acompanhamento da família é fundamental. E Gabriel sabe muito bem disso, tanto que não deixa de citar a força e o apoio de sua família em todas as suas entrevistas e de mostrar o quanto ama São Sebastião. Ao entregar o título, o vereador José Reis estendeu a homenagem aos demais atletas da cidade que, como Medina, com muita dedicação, determinação, qualidade, profissionalismo, arte e amor ao surfe, levaram e ainda levam o nome de São Sebastião aos pódios do mundo.



Celeiro de atletas
Formado em Educação Física, o vereador José Reis teve a oportunidade de atuar na Diretoria de Esportes do Município na gestão anterior e tem acompanhado a evolução dos atletas de São Sebastião em várias modalidades. Ele destacou o potencial dessa geração e a força do surfe sebastianense que fez a ainda faz história como foi o caso de Oscar de Souza, na década de 90, campeão sul-americano. Ao lado do garoto de Maresias, também está na disputa do mundial o atleta de Cambury, Miguel Pupo. É preciso lembrar, ainda, surfistas como Tiago Camarão, de Juquehy, Robson Santos, da Praia Preta, Danilo Grilo, de Barra do Sahy que representam São Sebastião e o Brasil em seletivas mundiais.
Outro grande destaque é Carlos Bahia, de Maresias, considerado o melhor atleta no Longboard e no Stand UP Padle em nível mundial. Isso sem contar a nova geração que vem por aí com Renan Pulga, Igor Moraes, Fábio Pereira, Renan Argemiro, os primos Kauê Germano e Artur Germano, Samuel Pupo, Lucas Leal, entre outros atletas com muito potencial. Segundo Reis, isso comprova que São Sebastião é um celeiro de atletas que, se tiverem mais apoio e patrocínio, poderão se destacar de forma impressionante em nível nacional e mundial pelo estilo, competência e até mesmo ousadia como acontece com o jovem Gabriel Medina, que chamou a atenção nos últimos anos ao faturar vários mundiais.



PRINCIPAIS RESULTADOS DE GABRIEL MEDINA

2011
Campeão do SuperSurf World Prime – Imbituba/SC/Brasil


2010
Campeão do Rip Curl Grom Search Internacional – Bells Beach / Austrália
Campeão Mundial ISA Júnior sub-18 – Piha Beach / Nova Zelândia


2009
Campeão Mundial do Quiksilver King of Groms 2009 – sub-16
Campeão da etapa do WQS 6 estrelas em 2009 - Santa Catarina/Brasil
Campeão do Rip Curl Grom Search sub-16 (vaga garantida à final mundial na Austrália em 2010)
Campeão do Quiksilver King of Groms – sub-16 (vaga garantida à final internacional na França este ano)
Vice-Campeão Mundial sub-16 no ISA World Junior Surfing Games - Equador


2008
Vice-Campeão Brasileiro sub-16
Campeão Paulista sub-16
Fez a primeira final como profissional, em quarto lugar, para terminar em sétimo no ranking paulista profissional


2007
Vice-Campeão Brasileiro sub-14
Vice-Campeão do VQS - Califórnia-EUA -sub-14
Campeão Paulista sub-14
Campeão Paulista sub-16


Fonte: Rip Curl



Texto: Rosangela Falato
Fotos: Frank Constâncio