segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Reis pede informações à Prefeitura sobre limpeza de rios e córregos




Preocupado com a aproximação da temporada de verão e, consequentemente, das fortes chuvas do período, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) pede informações à Prefeitura sobre a programação de limpeza de rios e córregos ao longo de todo o município. Em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 4, ele lembra que tem acompanhado as ações de órgãos estaduais como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em vistoria por vários pontos da Costa Sul, para posterior intervenção visando minimizar os impactos das chuvas nessa região. “Para isso, também é fundamental o papel da administração nos serviços mais simples de limpeza de rios e córregos que independem de autorização estadual”, comenta o vereador.
Reis quer saber qual a programação dos trabalhos e a secretaria responsável pela coordenação dos serviços de limpeza. No caso específico do rio Cambury, pede informações sobre limpeza, poda e retirada de troncos dentro da competência municipal. “Há dois anos venho trabalhando para alertar sobre os problemas das enchentes no verão. Depois de duas Moções de Apelo ao Governo do Estado, conseguimos retorno do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que está finalizando relatório sobre a situação da Costa Sul. “Estamos próximos de mais uma temporada e cenas como as que ocorreram com moradores perdendo suas casas e tudo o que tinham não podem mais se repetir”,frisou Reis.


Indicações
Serviços de manutenção nas ruas da Praia das Cigarras, do bairro Pontal da Cruz, região central do município, e em Juquehy, na Costa Sul, foram solicitados pelo vereador José Reis ao prefeito Ernane Primazzi, por meio de indicações apresentadas na sessão da última terça-feira, 4. Para Juquehy, o vereador também pede capinação, colocação de bloquetes e passagem de motoniveladora para ,melhorar os acessos viários. Ele também solicitou manutenção das ruas Isaias Florêncio da Silva e Amauri Teixeira Leite, em Boiçucanga.

Fotos: Rosangela Falato
Imagens do Rio Paúna na área do sertão com árvores e galhos caídos e sob a ponte da rua Maria Moreira do Espírito Santo, em Paúba

DAEE prepara relatório sobre pontos críticos de enchentes na Costa Sul

Equipe realiza nova vistoria na região para concluir estudos após solicitação do vereador José Reis ao Governo do Estado de São Paulo

 




Estudo completo da situação dos rios que cortam o município e dos pontos críticos de enchentes nos bairros da Costa Sul de São Sebastião está sendo elaborado por uma equipe técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Na última semana, os engenheiros civis Antonio Fernando Ronconi e José do Carmo Monteiro, retornaram à região para concluir a vistoria que resultará em documento a ser encaminhado ao vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), autor de duas Moções de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo solicitando providências para a região que tem sofrido com as enchentes de verão agravadas nos últimos dois anos. Com esse estudo, será possível identificar os principais problemas, apontar soluções como serviços mais simples que podem ser realizados pela própria municipalidade e obras mais complexas que demandem recursos e execução do Governo do Estado.
A proposta do vereador José Reis é realizar, até o final do ano, encontro com técnicos do DAEE, no município, para que a comunidade também possa ter acesso às informações do estudo e as medidas propostas para minimizar os problemas na região. “Sabemos também que existem os fatores naturais, mas são necessários estudos e obras que minimizem os problemas dos moradores de áreas que constantemente são inundadas. Não dá para ver as famílias perdendo suas casas e tudo o que têm, vivendo o drama das enchentes a cada verão”, afirmou o vereador Reis que há dois anos vem alertando para a situação crítica da Costa Sul.
Em 13 de abril de 2010, ele apresentou Moção de Apelo nº 18, à secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, na época, Dilma Penna, hoje presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O documento resultou em pedido de atenção do Estado e visita do DAEE à região. Mas, no início deste ano, novas enchentes castigaram vários bairros do município, principalmente da Costa Sul, o que motivou a segunda Moção de Apelo, nº 08/2011, aprovada na sessão de 3 de maio, e endereçada ao atual secretário Edson Giriboni, ao governador Geraldo Alckmin e ao superintendente do DAEE, engenheiro Alceu Segamarchi. O assunto recebeu atenção especial do DAEE iniciando as vistorias na região.




Vistorias


A última visita da equipe do DAEE foi na quarta-feira, 5, a partir da Barra de Boiçucanga, um dos pontos do município onde a cultura caiçara e a tradição da pesca artesanal mantêm fortes raízes. Em contato com o assessor da Secretaria de Governo, cedido para a Secretaria de Administrações Regionais, José Benis Filho, técnicos do DAEE foram informados que Boiçucanga tem uma situação privilegiada, pois conta com dragagem do rio que vem sendo feita pelo Porto de Areia Ilza Ferreira Benis, No entanto, segundo o assessor, os demais rios estão com sérios problemas.
Os técnicos, acompanhados pela equipe do vereador Reis, seguiram para a Barra de Maresias onde detectaram necessidade de limpeza do rio. Em Paúba, visitaram trecho do rio no sertão de Paúba constatando galhos, folhagens e árvores caídas que podem prejudicar o curso normal das águas. Já na ponte do rio, na Rua Maria Moreira do Espírito Santo, onde ele é mais estreito, foram detectados galhos e lixo como sacolas plásticas e garrafas Pet jogadas na água. Isso, apesar de haver uma placa da Prefeitura de São Sebastião, ao lado da ponte, orientando a não jogar lixo e entulho no local. Nesse trecho, uma limpeza simples já resolve o problema. Os técnicos encerraram a visita pela Barra do Rio Paúba. Nesse trecho, foi constatada uma clareira aberta por deslizamento de terra que atinge bem a área do encontro entre o rio e o mar.
Os técnicos mapearam e fotografaram todos os pontos visitados para que as imagens também sejam inseridas no relatório que apontará as prioridades e planos de trabalho do DAEE. As vistorias, na Costa Sul, foram iniciadas pelo rio Parateus, em Boracéia, passando depois por Barra do Una, Juquehy, Cambury, Barra do Sahy até chegar a Paúba. Segundo o engenheiro Antonio Fernando Ronconi, um primeiro relatório já foi entregue á direção do DAEE que já fez os encaminhamentos para análise de reserva de recursos e verificação das providências que poderão ser adotadas na região. O documento será complementado com as últimas vistorias e deverão ser solicitados estudos de batimetria. O engenheiro também explicou que remoções de árvores e entulhos dentro do rio só podem ser feitas com autorização de órgão estadual, no caso a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Já, obras de desassoreamento devem contar com outorga do DAEE. Porém, há serviços simples de limpeza que podem ser realizados pelo município.




Texto e Fotos: Rosangela Falato

Fotos de cima para baixo

Foto 1: Rio de Maresias
Foto 2: Rio Paúba, trecho do Sertão do Paúba
Foto3: Barra de Boiçucanga
Foto s 4 e 5: Vistoria na Barra de Boiçucanga
Foto 6: Rio de Boiçucanga
Foto 7: Trecho do Rio Paúba, sobre ponto no bairro, com sujeira:
Foto 8: Deslizamento de terra no encontro do Rio Paúba com o mar
Foto 9 Barra do Paúba