quinta-feira, 22 de março de 2012

Reis pede instalação de berçários e adesão ao Programa Creche Escola

Parlamentar está preocupado com atendimento adequado
e seguro a menores de até cinco anos

A possibilidade de instalar berçários ao longo do município de São Sebastião, principalmente nos bairros da Costa Sul que registram maior adensamento populacional e necessidade desses equipamentos públicos, foi solicitada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) em requerimento aprovado na sessão da última terça-feira, 20 de março. Para complementar o trabalho visando atender demanda reclamada pela população, Reis também apresentou outro requerimento ao Executivo solicitando informações se o município já aderiu ao Programa Creche Escola, do Governo do Estado de São Paulo, que prioriza atendimento em municípios de vulnerabilidade social.
O vereador justificou seu pedido lembrando que dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram crescimento populacional em vários bairros da Costa Sul, sendo importante a atuação da Administração com instalação de equipamentos que possam garantir atendimento às crianças nessa faixa etária. “Muitos pais e mães que precisam trabalhar não têm onde deixar seus filhos em segurança. Por isso, peço ao prefeito e à secretária de Educação, Ângela Couto, se existem estudos para construção de berçários nos bairros mais populosos. Caso a Prefeitura não tenha projeto de construção, peço a possibilidade de firmar convênios ou parcerias com entidades municipais para instalar os berçários como já existe com algumas creches”, afirmou o vereador salientando a importância do benefício para a comunidade.

Creche Escola
Em outro requerimento aprovado terça-feira, 20, o vereador José Reis pediu informações à Prefeitura sobre a possibilidade de o município aderir ao Programa Creche Escola lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 26 de setembro de 2011 que tem como público alvo crianças de 0 a 5 anos que ainda não são atendidas por creches. Realizado pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social (Seads) e Educação, o objetivo é ampliar o atendimento às crianças na Educação Infantil principalmente de moradores em áreas consideradas de maior vulnerabilidade social.
Segundo informações do Governo do Estado, no ano passado foram contempladas cerca de 170 cidades. Este ano, em solenidade com a presença do governador Geraldo Alckmin, realizada em 12 de março, no Palácio dos Bandeirantes, 46 municípios aderiram ao programa. Cada equipamento custa em torno de R$ 1 milhão e tem capacidade de atender até 150 crianças. O município que adere ao projeto tem como contrapartida oferecer área de sua propriedade com dois mil metros quadrados e total infraestrutura como abastecimento de água, rede de esgoto, energia, telefonia e murada para a construção da Creche Escola. A proposta do Governo do Estado é entregar mil unidades completas até 2014. Segundo o vereador José Reis, “esse é mais um recurso importante que poderia atender a nossa população"...