sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmara Municipal sedia apresentação do Programa Terra Deusa nesta segunda-feira

Reunião será promovida pelo vereador José Reis, autor do Projeto de Lei 06/11 que resultou na Lei 2129/11
 instituindo o programa Terra Deusa - A Vida em Sociedades Sustentáveis no Calendário Oficial de Eventos do Município


Promover reflexões e práticas pela sustentação da vida em suas várias dimensões é um dos objetivos do Programa Terra Deusa – A Vida em Sociedades Sustentáveis, que será tema de reunião nesta segunda-feira, 20, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião. O encontro, que terá a presença da idealizadora do evento, Malu Moreira, é promovido pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), autor do Projeto de Lei 06/11, aprovado em março pelo Legislativo, e que resultou na Lei 2129/11, instituindo o programa no calendário Oficial de Eventos do Município. Em sua 7ªedição, o Terra Deusa acontecerá de 1 a 3 de julho, na Praça Pór-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, com várias atividades, incluindo ações externas (ver programação).
Iniciado em 2005 e oficializado a partir deste ano, o programa realiza palestras com especialistas relacionadas às áreas ambientais e culturais, oficinas, vivências, exposições de artes plásticas e apresentações artísticas, além de atividades como caminhadas, trilhas, limpeza de praias, entre outras ações ambientais. “A oficialização do programa no Calendário de Eventos do Município era mais do que justa em reconhecimento a todo o trabalho que tem revelado nossas riquezas culturais e ambientais e conscientizado para a importância de sua preservação, explicou o vereador Reis. Idealizadora do Terra Deusa, Malu Moreira agradeceu a iniciativa de Reis e o apoio do Legislativo. Com esse reconhecimento oficial, ela acredita que “a partir do momento em que o programa ganha uma identidade municipal, existe a perspectiva de que se abram novas portas para o amadurecimento e expansão do projeto”.
Concebido em 2005 e registrado no Tabelião de Notas de São Sebastião em 21 de dezembro de 2007, o Programa Terra Deusa – A Vida em Sociedades Sustentáveis caracteriza-se como iniciativa autônoma e apartidária e conta com apoio da Associação Costa dos Alcatrazes e Prefeitura do Município. Se a proposta do programa é consolidar uma identidade para o Litoral Norte ratificando sua vocação como inerente território turístico sustentável, a missão busca integração e participação ao querer expandir o conceito de sustentabilidade e o sentido de comunidade com atividades intermultidisciplinares, explica Malu Moreira..

Símbolo sagrado

Quem participa do Terra Deusa, pode também entrar em contato com um símbolo ancestral, o labirinto que ganha sua imagem no chão da Praça Pôr-do-Sol durante o evento. Esse padrão geométrico sagrado serve como ponto central para a integração das forças da terra e do céu. Segundo Malu Moreira, o símbolo ancestral ressurgiu nos últimos 50 anos e caminhar por ele é uma busca à unidade.
O texto adaptado do “Feng Shui para a Alma”, de Denise Linn, explica que o ”percurso em direção ao centro por um complexo caminho é comparável a uma jornada em direção ao útero. Entrar nesse centro e voltar a emergir simboliza a eterna renovação. Acredita-se que para os cristãos primitivos e os antigos gregos, o percurso pelo labirinto representava o caminho para a transcendência e experiência de unidade. Eles foram encontrados em todo o mundo e, embora as civilizações muito antigas estivessem isoladas umas das outras, existe uma extraordinária semelhança nos desenhos dos labirintos nelas produzidos. Os mesmos padrões em espiral, inspirados em formas encontradas na natureza, aparecem e reaparecem durante milhares de anos aparentemente satisfazendo uma necessidade inconsciente, um arquétipo, uma representação cuja mensagem subliminar ativa memórias subconscientes do caminho em direção á fonte”.
O texto adaptado também explica que uma “representação - mesmo que pequena deste labirinto - pode fornecer um símbolo poderoso que fala diretamente à psique. Inicie sua jornada sempre que quiser, como meditação, percorrendo o caminho sagrado com o dedo. Ao fazer isso, pense nele como uma metáfora de volta à origem. As voltas no caminho representam as diversas circunvoluções e mudanças de sua vida, mas o caminho sempre conduz à fonte”. Os mesmos padrões em espiral

Atividades e exposições de Educação Ambiental são realizadas
anualmente na programação do Terra Deusa

PROGRAMAÇÃO


De 1 a 3 de Julho

Exposição Labirinto
Apresentação de artistas locais com mostras de escultura em madeira (Cláudio Veneranto), cerâmica, batik, prata, papel de quintal (papel reciclado artesanal), sacolas retornáveis e pintura em camisetas.

1 de Julho (Sexta-Feira)

19h00 - Abertura Oficial
Palestra interativa com o escritor, músico e pesquisador Cláudio Crow, que abordará o tema: Alma e Aldeia: Força de Cura para o Individual e o Coletivo.

2 de Julho (Sábado)

Manhã – Ação Externa

Pegada Ecológica – Ação Ambiental em Mata Virgem – Trilha da Praia Brava
Será feita limpeza da trilha e praia durante o dia. O lixo recolhido será trazido e volta por barco. Ponto de encontro às 9 horas, na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. Partida para Trilha Brava às 9h30.

Atividades na Praça Pôr-do-Sol

11h00 – Biodanza – Vivência com a psicóloga Soraya Gazal, também facilitadora didata de biodanza pela International Biocentric Foundation

14h00 – Os 4 Elementos – Vivência com Paola Blanton, professora, dançarina e pesquisadora de danças folclóricas e universais

16h00 – 5 Rhytms – Vivência com Kierra Foster, que vem de Nova York para mostrar os 5Ritmos da Gabrielle Roth, uma prática de meditação em movimentos simples.

18h30 - Palestra interativa com Patrícia Fox que abordará o tema A Mulher Selvagem

21h00 – Vivência Xamânica

3 de Julho (Domingo)

Manhã – Ação Externa

11h00 – Ação Cidadã – Bicicletada – Massa Crítica: movimento internacional sobre mobilidade urbana sustentável. Saída da ponte da Beira Rio (Cachoeira) percorrendo toda a Estrada do Cascalho. Parada na Praça da Alegria, em seguida bicicletando para a Praça Pôr-do-Sol pela rodovia. Será a 2ª Bicicletada - Boiçucanga Litoral Norte - SP

Tarde
`Programação paralela – Villa Manakás (Cambury)

Atividades Praça Pôr-do-Sol

11h00 - Árvores Sagradas, com Sandra Siciliano

17h00 - Palestra: Gaia – Planeta Terra Consciente, com Mark Lund

19h00 - Encerramento: meditação coletiva para a cura da alma, da aldeia e da terra com Malu Moreira


 

Apresentação do Jongo, manifestação afro-brasileira, e atividades
com crianças em edições anteriores do Terra Deusa, realizadas na
Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião
Recados para Orkut

Reis defende parceria para oferecer capacitação ao Primeiro Emprego

Preocupação é garantir que jovens formados
 na cidade e região sejam absorvidos
 pelo mercado de trabalho

Encontrar formas de qualificar os jovens que se formam nos cursos técnicos e profissionalizantes da cidade e região para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho local e, com isso, reduzir o índice desemprego. Essa é uma das preocupações do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que, por meio de requerimento aprovado na sessão de terça-feira,14, pede ao Executivo que estude a possibilidade de parceria envolvendo a Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião e empresas do município. Reis defende a realização de capacitação por parte dos estabelecimentos comerciais e empresariais para qualificar e oferecer condições de empregar mão de obra local contribuindo para o sucesso do Programa Primeiro Emprego.
Um dos motivos que baseou o requerimento de Reis foi o problema apontado pela coordenação do PAT, em São Sebastião, durante reunião realizada na Câmara Municipal, no último dia 8, para consulta pública dos cursos propostos pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica de São Sebastião que deverão ser implantados no primeiro semestre do próximo ano. Ao abordar a questão dos jovens que concluem os cursos, foi apresentada a dificuldade que eles encontram uma vez que o mercado exige experiência profissional.
“As empresas pedem experiência de, no mínimo, seis meses a um ano. Como eles vão adquirir experiência ou qualquer outro conhecimento sendo que esses jovens não têm oportunidade no momento da sua graduação de fazer estágio em qualquer empresa? Temos exemplos em outras cidades onde há programas que atendem os jovens como em Bertioga, Santos e Guarujá. Acredito que a Prefeitura, Associação Comercial, o PAT e Sebrae poderiam contribuir para capacitar e qualificar essa mão de obra e garantir que seja empregada na cidade”, explicou Reis.
Em seu requerimento, ele também solicita informações sobre a estimativa de formandos de cursos técnicos e profissionalizantes anualmente e se existe a possibilidade de parceria, principalmente com estabelecimentos das redes hoteleira e gastronômica, para que realizem cursos de capacitação e aproveitem esses jovens em suas vagas de trabalho. Ele também quer saber se há incentivos por parte da Administração e Associação Comercial que estimulem os empreendedores nesse sentido. Para o vereador, o aproveitamento dessa mão de obra, com a devida capacitação pelo empregador, seria produtiva para a empresa e estimularia a geração de emprego e renda no município.


Câmara dará exemplo, diz Balut

Ao parabenizar o vereador José Reis pelo requerimento, o presidente da Câmara Municipal, Artur Balut, disse que não só a Prefeitura e Associação Comercial, mas a própria Câmara estão dando sua contribuição na questão do Primeiro Emprego. “Fizemos, recentemente, uma licitação e, a partir do retorno do recesso parlamentar, abriremos vagas para estagiários. Entendemos que o primeiro emprego é de suam importância e estamos, entre outras ações da Câmara, dando agora nossa contribuição”. Segundo Balut, a princípio serão oferecidas 15 vagas para estagiários que “irão aprender as diversas funções que envolvem o Legislativo”.

Reis pede detalhes sobre emendas e convênios para o município

Vereador solicita planilha para acompanhamento de
 repasse e destinação de recursos provenientes
 dos governos Estadual e Federal


Com a finalidade de acompanhar os trâmites de todos os recursos destinados ao município de São Sebastião provenientes de emendas parlamentares e convênios dos governos Estadual e Federal e suas respectivas aplicações, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) solicita informações ao Executivo sobre todas as emendas aprovadas ou em fase de tramitação e convênios já deferidos. Em requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 14, ele também quer saber se houve convênios indeferidos e quais os motivos e pede cópia por modalidade de planilha analítica detalhando todas as pendências para concretização de emendas ou convênios em tramitação.
O vereador explica que é importante os parlamentares terem essas informações para acompanhar os recursos e saber onde estão sendo investidos, uma vez que a população cobra, constantemente, esse tipo de informação. “Isso é essencial até porque, às vezes, há perdas de recursos e não sabemos o motivo, se foi por problemas técnicos do município ou dos governos Estadual ou Federal. A administração também está no aguardo de mais verbas como do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e também recursos estaduais. Por isso, peço que o prefeito detalhe melhor esses repasses porque, nas ruas, as pessoa nos cobram sobre andamento de obras que, muitas vezes, dependem dessas verbas”., afirma Reis. Ele defende a necessidade de divulgar à população sobre os recursos e suas aplicações que contribuirão para o desenvolvimento do município e trarão benfeitoras para a própria comunidade.

Oficialização
Em outro requerimento aprovado por unanimidade, Reis pede informações sobre possível processo de oficialização da Estrada da Praia Brava, em Boiçucanga, Costa Sul do Município. Caso exista o processo, ele pede detalhes do andamento e também se existem projetos de atendimento em saneamento básico, calçamento e serviços de infraestrutura básica para o local. O trabalho é para atender a questionamentos dos moradores que reclamam dos problemas, causados principalmente em época de chuva, que tornam o acesso intransitável. “Os moradores pedem uma solução para os transtornos e querem saber se há condições de receberem os benefícios necessários”, explica Reis. .



Confira as indicações da semana


Boracéia
A colocação de redutores de velocidade na Avenida Manoel Rabello Filho, SP -55, na altura da Alameda Rio Grande da Serra, em Boracéia, é reivindicada pelo vereador José Reis. Ele solicita ao Executivo que entre em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para ver se há possibilidade de atender ao pedido dos moradores para que possam contar com mais segurança, uma vez que atropelamentos com vítima fatal já ocorreram no local. Em outra indicação, ele pede a intervenção da Prefeitura junto ao DER para a retirada da antiga estrutura de sinalização, localizada na Avenida Manoel Rabello Filho (SP-55), na divisa entre São Sebastião e Bertioga. A retirada dessa estrutura é necessária até porque o local já conta com nova sinalização.

Juquehy
Serviços de manutenção no leito carroçável da Rua João Luis Faustino e mutirão para limpeza das ruas no Sertão de Juquehy são solicitações feitas por Reis em indicações. A medida é para atender reivindicações de moradores da região.

Perícia
Em outra indicação, o vereador pede ao Executivo para intervir junto ao setor competente no sentido de realizar a perícia médica dos servidores municipais que atuam na Costa Sul de São Sebastião. Reis explica que essa solicitação é feita pelos próprios servidores para que não precisem se deslocar ao centro da cidade.