sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reis defende parceria para oferecer capacitação ao Primeiro Emprego

Preocupação é garantir que jovens formados
 na cidade e região sejam absorvidos
 pelo mercado de trabalho

Encontrar formas de qualificar os jovens que se formam nos cursos técnicos e profissionalizantes da cidade e região para que sejam absorvidos pelo mercado de trabalho local e, com isso, reduzir o índice desemprego. Essa é uma das preocupações do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) que, por meio de requerimento aprovado na sessão de terça-feira,14, pede ao Executivo que estude a possibilidade de parceria envolvendo a Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião e empresas do município. Reis defende a realização de capacitação por parte dos estabelecimentos comerciais e empresariais para qualificar e oferecer condições de empregar mão de obra local contribuindo para o sucesso do Programa Primeiro Emprego.
Um dos motivos que baseou o requerimento de Reis foi o problema apontado pela coordenação do PAT, em São Sebastião, durante reunião realizada na Câmara Municipal, no último dia 8, para consulta pública dos cursos propostos pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza - Escola Técnica de São Sebastião que deverão ser implantados no primeiro semestre do próximo ano. Ao abordar a questão dos jovens que concluem os cursos, foi apresentada a dificuldade que eles encontram uma vez que o mercado exige experiência profissional.
“As empresas pedem experiência de, no mínimo, seis meses a um ano. Como eles vão adquirir experiência ou qualquer outro conhecimento sendo que esses jovens não têm oportunidade no momento da sua graduação de fazer estágio em qualquer empresa? Temos exemplos em outras cidades onde há programas que atendem os jovens como em Bertioga, Santos e Guarujá. Acredito que a Prefeitura, Associação Comercial, o PAT e Sebrae poderiam contribuir para capacitar e qualificar essa mão de obra e garantir que seja empregada na cidade”, explicou Reis.
Em seu requerimento, ele também solicita informações sobre a estimativa de formandos de cursos técnicos e profissionalizantes anualmente e se existe a possibilidade de parceria, principalmente com estabelecimentos das redes hoteleira e gastronômica, para que realizem cursos de capacitação e aproveitem esses jovens em suas vagas de trabalho. Ele também quer saber se há incentivos por parte da Administração e Associação Comercial que estimulem os empreendedores nesse sentido. Para o vereador, o aproveitamento dessa mão de obra, com a devida capacitação pelo empregador, seria produtiva para a empresa e estimularia a geração de emprego e renda no município.


Câmara dará exemplo, diz Balut

Ao parabenizar o vereador José Reis pelo requerimento, o presidente da Câmara Municipal, Artur Balut, disse que não só a Prefeitura e Associação Comercial, mas a própria Câmara estão dando sua contribuição na questão do Primeiro Emprego. “Fizemos, recentemente, uma licitação e, a partir do retorno do recesso parlamentar, abriremos vagas para estagiários. Entendemos que o primeiro emprego é de suam importância e estamos, entre outras ações da Câmara, dando agora nossa contribuição”. Segundo Balut, a princípio serão oferecidas 15 vagas para estagiários que “irão aprender as diversas funções que envolvem o Legislativo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário