sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmara Municipal sedia apresentação do Programa Terra Deusa nesta segunda-feira

Reunião será promovida pelo vereador José Reis, autor do Projeto de Lei 06/11 que resultou na Lei 2129/11
 instituindo o programa Terra Deusa - A Vida em Sociedades Sustentáveis no Calendário Oficial de Eventos do Município


Promover reflexões e práticas pela sustentação da vida em suas várias dimensões é um dos objetivos do Programa Terra Deusa – A Vida em Sociedades Sustentáveis, que será tema de reunião nesta segunda-feira, 20, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião. O encontro, que terá a presença da idealizadora do evento, Malu Moreira, é promovido pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), autor do Projeto de Lei 06/11, aprovado em março pelo Legislativo, e que resultou na Lei 2129/11, instituindo o programa no calendário Oficial de Eventos do Município. Em sua 7ªedição, o Terra Deusa acontecerá de 1 a 3 de julho, na Praça Pór-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, com várias atividades, incluindo ações externas (ver programação).
Iniciado em 2005 e oficializado a partir deste ano, o programa realiza palestras com especialistas relacionadas às áreas ambientais e culturais, oficinas, vivências, exposições de artes plásticas e apresentações artísticas, além de atividades como caminhadas, trilhas, limpeza de praias, entre outras ações ambientais. “A oficialização do programa no Calendário de Eventos do Município era mais do que justa em reconhecimento a todo o trabalho que tem revelado nossas riquezas culturais e ambientais e conscientizado para a importância de sua preservação, explicou o vereador Reis. Idealizadora do Terra Deusa, Malu Moreira agradeceu a iniciativa de Reis e o apoio do Legislativo. Com esse reconhecimento oficial, ela acredita que “a partir do momento em que o programa ganha uma identidade municipal, existe a perspectiva de que se abram novas portas para o amadurecimento e expansão do projeto”.
Concebido em 2005 e registrado no Tabelião de Notas de São Sebastião em 21 de dezembro de 2007, o Programa Terra Deusa – A Vida em Sociedades Sustentáveis caracteriza-se como iniciativa autônoma e apartidária e conta com apoio da Associação Costa dos Alcatrazes e Prefeitura do Município. Se a proposta do programa é consolidar uma identidade para o Litoral Norte ratificando sua vocação como inerente território turístico sustentável, a missão busca integração e participação ao querer expandir o conceito de sustentabilidade e o sentido de comunidade com atividades intermultidisciplinares, explica Malu Moreira..

Símbolo sagrado

Quem participa do Terra Deusa, pode também entrar em contato com um símbolo ancestral, o labirinto que ganha sua imagem no chão da Praça Pôr-do-Sol durante o evento. Esse padrão geométrico sagrado serve como ponto central para a integração das forças da terra e do céu. Segundo Malu Moreira, o símbolo ancestral ressurgiu nos últimos 50 anos e caminhar por ele é uma busca à unidade.
O texto adaptado do “Feng Shui para a Alma”, de Denise Linn, explica que o ”percurso em direção ao centro por um complexo caminho é comparável a uma jornada em direção ao útero. Entrar nesse centro e voltar a emergir simboliza a eterna renovação. Acredita-se que para os cristãos primitivos e os antigos gregos, o percurso pelo labirinto representava o caminho para a transcendência e experiência de unidade. Eles foram encontrados em todo o mundo e, embora as civilizações muito antigas estivessem isoladas umas das outras, existe uma extraordinária semelhança nos desenhos dos labirintos nelas produzidos. Os mesmos padrões em espiral, inspirados em formas encontradas na natureza, aparecem e reaparecem durante milhares de anos aparentemente satisfazendo uma necessidade inconsciente, um arquétipo, uma representação cuja mensagem subliminar ativa memórias subconscientes do caminho em direção á fonte”.
O texto adaptado também explica que uma “representação - mesmo que pequena deste labirinto - pode fornecer um símbolo poderoso que fala diretamente à psique. Inicie sua jornada sempre que quiser, como meditação, percorrendo o caminho sagrado com o dedo. Ao fazer isso, pense nele como uma metáfora de volta à origem. As voltas no caminho representam as diversas circunvoluções e mudanças de sua vida, mas o caminho sempre conduz à fonte”. Os mesmos padrões em espiral

Atividades e exposições de Educação Ambiental são realizadas
anualmente na programação do Terra Deusa

PROGRAMAÇÃO


De 1 a 3 de Julho

Exposição Labirinto
Apresentação de artistas locais com mostras de escultura em madeira (Cláudio Veneranto), cerâmica, batik, prata, papel de quintal (papel reciclado artesanal), sacolas retornáveis e pintura em camisetas.

1 de Julho (Sexta-Feira)

19h00 - Abertura Oficial
Palestra interativa com o escritor, músico e pesquisador Cláudio Crow, que abordará o tema: Alma e Aldeia: Força de Cura para o Individual e o Coletivo.

2 de Julho (Sábado)

Manhã – Ação Externa

Pegada Ecológica – Ação Ambiental em Mata Virgem – Trilha da Praia Brava
Será feita limpeza da trilha e praia durante o dia. O lixo recolhido será trazido e volta por barco. Ponto de encontro às 9 horas, na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. Partida para Trilha Brava às 9h30.

Atividades na Praça Pôr-do-Sol

11h00 – Biodanza – Vivência com a psicóloga Soraya Gazal, também facilitadora didata de biodanza pela International Biocentric Foundation

14h00 – Os 4 Elementos – Vivência com Paola Blanton, professora, dançarina e pesquisadora de danças folclóricas e universais

16h00 – 5 Rhytms – Vivência com Kierra Foster, que vem de Nova York para mostrar os 5Ritmos da Gabrielle Roth, uma prática de meditação em movimentos simples.

18h30 - Palestra interativa com Patrícia Fox que abordará o tema A Mulher Selvagem

21h00 – Vivência Xamânica

3 de Julho (Domingo)

Manhã – Ação Externa

11h00 – Ação Cidadã – Bicicletada – Massa Crítica: movimento internacional sobre mobilidade urbana sustentável. Saída da ponte da Beira Rio (Cachoeira) percorrendo toda a Estrada do Cascalho. Parada na Praça da Alegria, em seguida bicicletando para a Praça Pôr-do-Sol pela rodovia. Será a 2ª Bicicletada - Boiçucanga Litoral Norte - SP

Tarde
`Programação paralela – Villa Manakás (Cambury)

Atividades Praça Pôr-do-Sol

11h00 - Árvores Sagradas, com Sandra Siciliano

17h00 - Palestra: Gaia – Planeta Terra Consciente, com Mark Lund

19h00 - Encerramento: meditação coletiva para a cura da alma, da aldeia e da terra com Malu Moreira


 

Apresentação do Jongo, manifestação afro-brasileira, e atividades
com crianças em edições anteriores do Terra Deusa, realizadas na
Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário