segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Comissão de Saúde da Câmara prepara relatório de visita ao Hospital de Clínicas


Documento será apresentado aos vereadores e imprensa com resultados de visita ao Hospital de Clínicas e Pronto-Socorro

Foram mais de duas horas de visita percorrendo as dependências do Hospital de Clínicas e o Pronto-Socorro de São Sebastião para acompanhar as obras em execução, ampliações, os setores de atendimento social, farmácia, almoxarifado e as reformas para implantação de novas alas para tomar conhecimento das mudanças que visam melhorar o atendimento na área da saúde no município. A recepção e os trabalhos apresentados durante visita ao complexo hospitalar na terça-feira, 24, causaram impressão positiva aos integrantes da Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal presidida pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) e composta pelos colegas Marcos Jorge dos Santos (PV) e Ernane Primazzi (PSC) acompanhados por suas assessorias e também pelo vereador Marcos Tenório e sua equipe. Desse encontro, resultará um relatório da Comissão de Saúde que será apresentado, em breve, aos demais vereadores e imprensa.
Os parlamentares foram recebidos pelos diretores das equipes Clínica e Técnica e pelo interventor do Hospital de Clínicas, Márcio Tenório, que não poupou explicações sobre todas as obras que visam oferecer melhorias no atendimento e, inclusive, o programa de valorização dos profissionais do município no novo conceito de trabalho impregnado por uma equipe que atua de forma coesa e com abertura para que todos os funcionários possam dar sugestões e contribuir para as mudanças.
As transformações ocorridas no setor, sob o comando do secretário Aldo Conelian Júnior, foram destacadas pelo vereador José Reis ao utilizar a Tribuna da Câmara Municipal, na terça-feira, para relatar ao público a maneira como a comissão foi atendida em relação à última visita ocorrida há cerca de um ano. “O carinho com que fomos recebidos e a forma que os funcionários estão administrando o hospital nos impressionou .É claro que em toda Administração há acertos e erros e vamos continuar cobrando quando necessário. Mas o que vimos com aumento da estrutura de equipamentos e novas salas para dar condições de que o munícipe tenha atendimento mais adequado, mostra o comprometimento daquelas pessoas que estão administrando o hospital e que são de confiança do prefeito. Prova disso é que todos, desde os médicos até faxineiros e enfermeiras, receberam a gente com sorriso e prazer, o que não aconteceu no ano passado”, afirmou Reis.

Mudanças
Os vereadores conheceram a sala, na entrada do Hospital de Clínicas que está sendo reformada para abrigar o Pronto-Atendimento Infantil, as obras para ampliar a enfermaria e criar espaços específicos para atender homens e mulheres, uma vez que hoje o atendimento é conjunto. Nas enfermarias, os pacientes já contam com TV e frigobar. A equipe visitou a sala onde funcionará uma unidade semi-intensiva que fica próxima à UTI. As reformas procuram adaptar espaços e evitar locomoções de pacientes pelo hospital. Até mesmo a capela será deslocada para mais perto dos quartos. Além das mudanças estruturais, outro aspecto importante é o aproveitamento do potencial dos próprios funcionários com promoções e cursos gratuitos de capacitação. Na última sexta-feira, 27, por exemplo, teve início curso de inglês básico, que terá duração de um ano principalmente para o pessoal da recepção.
Durante a visita, Reis questionou Márcio Tenório sobre possíveis problemas pelo fato de o complexo hospitalar funcionar com um alvará provisório da Vigilância Sanitária. Tenório explicou que o prédio onde está o complexo é antigo e está em reforma para adaptar as instalações às exigências da legislação. Mas isso não prejudica no andamento dos projetos. Foram mostradas para os representantes da comissão o espaço novo do atendimento social, farmácias, além do almoxarifado que também passará por reforma com abertura de novo acesso evitando que os produtos sejam transportados por todo o hospital, como acontece hoje. Também está no projeto da equipe alterações na área de recepção de visitas, na maternidade e reforma da cozinha, entre outros serviços. O resultado dessa visita fará parte de um relatório completo a ser apresentado pela Comissão de Saúde da Câmara, explicou Reis para quem a “saúde deve ser o princípio básico de qualquer administrador”.