sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reis pede serviços de infraestrutura para Vila Barreira

Falta de saneamento básico é um dos problemas mais sérios
na área que já foi caracterizada como ZEIS

Obras de infraestrutura como pavimentação, saneamento básico com coleta e tratamento de esgoto, água tratada e coleta de lixo são alguns dos serviços essenciais reivindicados pelos moradores da Vila Barreira, em Cambury, Costa Sul de São Sebastião. Com o objetivo de atender a comunidade, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentou vários pedidos á Prefeitura por meio de requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 30, e encaminhado ao Executivo com cópia de abaixo-assinado dos moradores solicitando os serviços essenciais básicos para garantia de melhor qualidade de vida à população.
Em seu requerimento, Reis questiona a Prefeitura se o núcleo da Vila Barreira, já caracterizado como Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) conforme Lei 117/2010 aprovada na Câmara Municipal, está incluído no programa de atendimento de melhorias no sistema vário e com obras de infraestrutura como pavimentação. Caso haja estudos nesse sentido, o vereador pede informações sobre prazos para realização e conclusão dos serviços e custos estimados.
Ele também solicita gestões da Prefeitura junto á Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para atendimento com instalação de rede de coleta e tratamento de esgoto, além de água tratada, uma vez que já existe a possibilidade desses serviços, uma vez que a área foi regularizada e já é considerada Zona de Especial Interesse Social (ZEIS). No caso de entendimentos com a Sabesp, Reis pede detalhes sobre previsão do atendimento aos moradores.
Já, se houver problemas que impossibilitem a ação da Sabesp no local, o vereador sugere que a Prefeitura adote o mesmo procedimento utilizado na Vila Sahy com uma rede coletora de esgoto alternativa visando minimizar problemas ambientais e de saúde pela falta de saneamento básico. “Essa é uma necessidade para a população. É preciso resolver esse problema o mais rápido possível porque não dá para ficar vendo as crianças do bairro pisando, todos os dias, em valas com esgoto a céu aberto”, afirmou Reis. O vereador também pede empenho da Secretaria do Meio Ambiente na possibilidade de ajudar com orientações sobre fossas sépticas que poderiam ser adotadas como alternativa para evitar despejo do esgoto in natura. “Acredito que podemos oferecer condições dignas de vida para a comunidade da Vila Barreira. O prefeito Ernane Primazzi tem se empenhado no trabalho de regularização dos núcleos. Peço, também, empenho para que possa levar os serviços essenciais aos moradores”, frisou Reis.

Reis defende adoção de Políticas Públicas para a Juventude

Vereador questiona Executivo sobre adesão ao ProJovem e indica
 convocação para realização de Conferência Municipal

A necessidade de se instituir Políticas Públicas para a Juventude, criar mecanismos para participação e inserção dos jovens na sociedade e no mercado de trabalho com a realização de programas que possam contribuir com a formação educacional e profissional são algumas das preocupações do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Na última sessão do Legislativo, dia 30, ele solicitou, por requerimento, informações da Prefeitura sobre adesão ao ProJovem Urbano, programa do Governo Federal destinado a promover a inclusão social de jovens na faixa etária ente 18 e 29 anos. Também em indicação, que estava protocolada na Casa desde o dia 18, Reis solicitou à Prefeitura, convocar, por meio decreto, a Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional da Juventude que será realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.
“Nosso trabalho tem como preocupação o atendimento às necessidades básicas dos jovens de nossa cidade e sua inserção na sociedade. Sabemos da importância da participação dos jovens em todas as esferas da vida do município e acredito que essa conferência seria de suma importância para tratarmos de políticas públicas para a juventude”, afirmou Reis. Quanto ao pedido de informação sobre adesão ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), a mesma solicitação tem sido feita desde 2009 por meio dos requerimentos 726/2009 e 334/2010.
O programa tem como finalidade proporcionar formação integral aos jovens por meio de efetiva associação entre formação básica e qualificação profissional com certificação. Por se tratar de um programa importante é que o vereador pede à Administração se existe interesse em aderir ao ProJovem Urbano e se é possível criar o Conselho Municipal da Juventude para realização de gestão compartilhada que possa promover a transversalidade da política e dar sustentação às coordenações locais para articular as diferentes dimensões do ProJovem Urbano.


INDICAÇÕES
O vereador José Reis pede à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a extensão da rede coletora de esgoto na avenida Maurício Benedito Faustino, em Juquehy. Em mais duas indicações, solicita à Prefeitura a limpeza de toda a praia de Boracéia, devido ao grande volume de lixo depositado na área de jundú e na areia da praia, e também a manutenção geral da rede elétrica no campo de futebol do bairro. Reis também solicita a colocação de lixeira comunitária na Rua Avaí Scarpa, em frente ao nº 100, em Boiçucanga.