sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Reis pede serviços de infraestrutura para Vila Barreira

Falta de saneamento básico é um dos problemas mais sérios
na área que já foi caracterizada como ZEIS

Obras de infraestrutura como pavimentação, saneamento básico com coleta e tratamento de esgoto, água tratada e coleta de lixo são alguns dos serviços essenciais reivindicados pelos moradores da Vila Barreira, em Cambury, Costa Sul de São Sebastião. Com o objetivo de atender a comunidade, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) apresentou vários pedidos á Prefeitura por meio de requerimento aprovado na sessão de terça-feira, 30, e encaminhado ao Executivo com cópia de abaixo-assinado dos moradores solicitando os serviços essenciais básicos para garantia de melhor qualidade de vida à população.
Em seu requerimento, Reis questiona a Prefeitura se o núcleo da Vila Barreira, já caracterizado como Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) conforme Lei 117/2010 aprovada na Câmara Municipal, está incluído no programa de atendimento de melhorias no sistema vário e com obras de infraestrutura como pavimentação. Caso haja estudos nesse sentido, o vereador pede informações sobre prazos para realização e conclusão dos serviços e custos estimados.
Ele também solicita gestões da Prefeitura junto á Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para atendimento com instalação de rede de coleta e tratamento de esgoto, além de água tratada, uma vez que já existe a possibilidade desses serviços, uma vez que a área foi regularizada e já é considerada Zona de Especial Interesse Social (ZEIS). No caso de entendimentos com a Sabesp, Reis pede detalhes sobre previsão do atendimento aos moradores.
Já, se houver problemas que impossibilitem a ação da Sabesp no local, o vereador sugere que a Prefeitura adote o mesmo procedimento utilizado na Vila Sahy com uma rede coletora de esgoto alternativa visando minimizar problemas ambientais e de saúde pela falta de saneamento básico. “Essa é uma necessidade para a população. É preciso resolver esse problema o mais rápido possível porque não dá para ficar vendo as crianças do bairro pisando, todos os dias, em valas com esgoto a céu aberto”, afirmou Reis. O vereador também pede empenho da Secretaria do Meio Ambiente na possibilidade de ajudar com orientações sobre fossas sépticas que poderiam ser adotadas como alternativa para evitar despejo do esgoto in natura. “Acredito que podemos oferecer condições dignas de vida para a comunidade da Vila Barreira. O prefeito Ernane Primazzi tem se empenhado no trabalho de regularização dos núcleos. Peço, também, empenho para que possa levar os serviços essenciais aos moradores”, frisou Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário