sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reis questiona sobre projeto Passos dos Jesuítas no Litoral Norte

Vereador pede detalhes ao Município e Governo do Estado sobre inserção da região no programa que promete alavancar o turismo no Litoral Paulista


Lançada em 14 de setembro, na cidade de Peruíbe, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual de Turismo, Márcio França, a rota de peregrinação intitulada Passos dos Jesuítas - Caminhos de Anchieta, inspirada no famoso Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, teve sua primeira etapa concluída com sucesso. A proposta do roteiro inclui caminhada pelos locais onde os jesuítas e, especialmente o apóstolo José de Anchieta, deixaram registros importantes durante missão de catequização no período da colonização do Brasil pelos portugueses, no século XVI.
O roteiro contempla 13 municípios do Litoral Paulista, a partir de Peruíbe à Ubatuba, em rota de 360 quilômetros, dos quais os primeiros 140 já foram realizados no lançamento do programa pelo Governo do Estado. Importante para resgatar a história e revelar as belezas naturais da região, o projeto inclui o Litoral Norte com a peregrinação sendo encerrada em Ubatuba. A relevância do programa levou o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) a apresentar requerimento solicitando mais informações sobre a inserção da região na rota da peregrinação.
O vereador pede mais detalhes ao secretário estadual do Turismo, Márcio França, sobre o roteiro, formas de participação dos interessados, trajeto no Litoral Norte e como as cidades da região estão preparadas para a recepção aos grupos de peregrinos. Já, para a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Reis solicita informações sobre a estrutura que será oferecida e como o município será inserido nesse contexto.
O trajeto da rota paulista é bem superior ao projeto Passos de Anchieta realizado desde 1998, no estado do Espírito Santo, em trecho de 100 quilômetros compreendido entre Vitória, capital capixaba, até a cidade de Anchieta onde existe o Santuário Nacional do apóstolo que viveu seus últimos 10 anos nessa região. .













Nenhum comentário:

Postar um comentário