quinta-feira, 15 de março de 2012

Reis pede detalhes sobre início dos cursos do Via Rápida Emprego

Vereador quer saber quando São Sebastião receberá a
Carreta da Hospitalidade

A necessidade de cursos gratuitos de capacitação profissional para formação de mão de obra para atender demandas locais foi destacada pelo vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) na sessão de terça-feira, 13 de março. Em requerimento ao Executivo, ele solicita informações sobre início previsto dos cursos que serão destinados ao município este ano pelo Programa Via Rápida Emprego, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Em janeiro, o prefeito Ernane Primazzi reuniu-se com representantes do programa, em São Paulo, quando obteve a informação de que São Sebastião seria contemplada com 60 vagas, para três turmas de 20 alunos, dentro do projeto da unidade móvel intitulada Carreta da Hospitalidade com previsão de atender ao município ainda no mês de março.
Por esse motivo, o vereador Reis pediu detalhes sobre os cursos que serão destinados à população de São Sebastião e previsão de realização. Na sessão de 22 de novembro de 2011, Reis solicitou ao Executivo informações sobre a adesão ao programa, criado em 14 de julho do ano passado com a proposta de oferecer capacitação profissional gratuita para quem procura ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais e, em 2011, o Estado disponibilizou 30 mil vagas em mais de 400 municípios, lembrou o vereador. Para este ano, em anúncio feito em 31 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin informou que a previsão era atender mais 125 mil pessoas em capacitações intensivas, com duração máxima de três meses, em mais de 150 opções de cursos. Entre Litoral e Interior serão disponibilizadas 3.338 vagas. São Sebastião será contemplada com 60 como ficou acertado em encontro realizado em São Paulo.


Demanda
De acordo com resposta da Prefeitura ao requerimento de 2011 do vereador José Reis, a cidade recebeu os cursos de serviço de almoxarifado e reposição de materiais no ano passado. Como ainda não foram informados os cursos destinados para 2012, o vereador pede mais informações à Prefeitura e também solicita cursos voltados à algumas áreas específicas como a portuária, petróleo e gás e, principalmente, ao setor turístico em função do potencial da região. “Temos características e necessidades especiais Não desmerecendo os demais cursos, mas acredito que a cidade precisa de qualificação nessas áreas que estão em desenvolvimento para dar a possibilidade de nossa população ser inserida nesse mercado de trabalho”, explicou Reis, que também parabenizou a Administração pela adesão ao programa e ao Governo do Estado pela iniciativa.


Carreta
A partir deste ano, o Via Rápida Emprego conta com quatro unidades móveis: soldagem, vestuário, hospitalidade e imagem pessoal, que percorrerão mais de 30 municípios. São carretas com área interna de aproximadamente 60 m² equipadas com instrumentos necessários para cada tipo de curso. Elas possuem capacidade para atender até 20 alunos por turma. As aulas terão duração de 80 a 100 horas e serão realizadas de segunda à sexta-feira, em três períodos. Segundo informações do Governo do Estado, a unidade de soldagem é equipada com painel simulador e 10 cabines com ferramentas para a realização de aulas práticas; a de vestuário oferece curso de Corte e Costura com máquinas de costura industrial e material para confecção. Já, a Carreta da Hospitalidade, prevista para atender São Sebastião, realiza capacitação profissional nas áreas de governança e hotelaria, garçom e camareira, enquanto a de Imagem Pessoal oferece as modalidades de maquiagem, manicure, depilação e cabeleireiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário