segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reis pede resultado de Estudo de Competitividade do Turismo de São Sebastião


Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta pontos positivos e negativos visando aprimoramento do setor





A profissionalização e excelência na qualidade do turismo é a meta de toda cidade com grande potencial como é o caso de São Sebastião, único município do Litoral Norte a integrar o Estudo de Competitividade que envolveu, no total,16 destinos turísticos do Estado de São Paulo. Realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Sebrae Nacional, o resultado do estudo foi divulgado em 10 de agosto quando foram apontados pontos positivos e negativos do turismo em cada cidade. Obter informações detalhadas sobre o estudo até mesmo para direcionar os programas e trabalhos que devem ser feitos para desenvolver o setor na cidade é a preocupação do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Por isso, na sessão do último dia 19, ele apresentou requerimento ao Executivo solicitando os resultados do estudo e a importância de se divulgar amplamente o trabalho para que todos os setores da sociedade possam se unir para que as metas de excelência no turismo sejam atingidas.
O Estudo de Competitividade avaliou os municípios de Cananéia, Guarujá, Santos e São Vicente, no Litoral Paulista, além das cidades de Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Itu, Panorama, Santo André, São Bernardo do Campo e São Carlos. A metodologia adotada foi a mesma do estudo realizado nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional, entre os quais faz parte Ilhabela.
Como o levantamento mede a capacidade dos destinos em gerar negócios nas atividades relacionadas com o turismo de forma sustentável, ele aponta aspectos negativos e positivos dos programas turísticos de cada município e contribui para que sejam delineadas ações para o pleno desenvolvimento do setor. “Daí a importância do estudo sobre nossa cidade ser divulgado amplamente para que possamos resolver os aspectos negativos e aprimorar ainda mais nosso atendimento aos turistas”, explicou Reis. Para o vereador, São Sebastião é privilegiada por seu grande potencial natural que envolve vários segmentos do turismo como o náutico, esportes radicais, negócios, histórico e cultural, ecológico. “Mas é preciso trabalhar melhor todo esse potencial para que se torne um grande produto turístico importante para gerar emprego e receita para nossa cidade, até porque o turismo é o segmento que mais cresce no mundo”, explicou o vereador
Em seu requerimento, ele também questiona quais os caminhos que o Estudo de Competitividade aponta para o desenvolvimento do turismo sustentável e quais as principais dificuldades enfrentadas, atualmente, para se atingir a meta e o nível desejado de atendimento, qualidade, prestação de serviços e diversidade para atrair os turistas. Reis quer saber, ainda, quais os próximos passos a serem adotados pela Secretaria de Cultura e Turismo após a divulgação do estudo e como é possível contribuir para que São Sebastião alcance os melhores resultados.

Regionalização

O vereador também evidenciou a importância de se tratar o turismo de forma regional como preconiza o próprio Ministério do Turismo. “ Somente assim poderemos ter mais força, inclusive política, para trazermos recursos e divulgarmos o potencial de toda a nossa região de forma integrada”, explicou Reis. Uma das formas de fortalecimento é o trabalho que vem sendo realizado pela Instância de Governança do Litoral Norte de São Paulo que realiza na próxima terça-feira, dia 26, no Ilha Flat Hotel, em Ilhabela, uma reunião de apresentação do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte. Para o encontro, está prevista a presença do consultor do Ministério do Turismo, Ricardo Cerqueira. Já, no dia 4 de novembro, está previsto o lançamento oficial do Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte em evento que deverá ser realizado no Teatro Municipal de São Sebastião.




Fotos: Crédito Rosangela Falato

Foto 1: Maresias temporada deste ano
Foto 2: A tranquilidade na praia de São Francisco
Foto 3: Maresias: para contemplar
Foto 4:Praia de Guaecá: beleza também disputada no verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário