quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto: datas especiais

Dia do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, que mais tarde foi transferido para Recife. Antes, qualquer pessoa interessada em aprender tudo sobre leis, tinha de estudar na cidade de Coimbra, em Portugal, abrigava a faculdade mais próxima.

Em São Paulo, o curso ocupou as dependências do Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. De lá para cá, nove Presidentes da República e inúmeros escritores, poetas e artistas passaram pela famosa escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927


Como surgiu o Dia do Advogado

Com a criação dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto passou também a ser lembrado como Dia do Advogado. Também passou a ser conhecido como o “ Dia do Pendura”, uma tradição do início do século 20 quando comerciantes homenageavam estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

Dia do Garçom

Não se sabe exatamente como essa data foi escolhida. Ao que tudo indica, ela teria ligação com o Dia do Advogado ou “ Dia do Pendura” quando esses profissionais teriam muito trabalho. Para comemorar, muitos restaurantes e estabelecimentos realizam provas com premiação aos garçons que conseguirem carregar bandejas cheias de copos d´água sem derramar e outros tipos de provas para mostrar a habilidade desses profissionais que merecem todo o nosso respeito e admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário