terça-feira, 30 de março de 2010

Reis quer apoio do município ao projeto SOS Juçara






O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) está questionando à administração municipal sobre a existência de apoio ao projeto SOS Juçara, voltado à preservação da palmeira juçara, quase extinta pela ação predatória e criminosa dos extratores de palmito.

Na opinião dele, a espécie sendo preservada e conscientizando à população da importância da utilização da palmeira de forma menos agressiva, essa ação poderá gerar rentabilidade.

Reis enviou um requerimento ao prefeito solicitando a realização de ações que possam preservar o fruto.

O que é o projeto SOS JUÇARA - O projeto SOS Juçara nasceu da necessidade de preservar a palmeira Juçara (Euterpe Edulis) da sua extinção pela ação predatória e criminosa dos palmiteiros.

O engenheiro agrônomo, Maurício Rubio, responsável pelo escritório da CATI São Sebastião, e o ambientalista Luiz Guimarães, diretor presidente do Instituto Movimento Levanta Ribeirão, se uniram para juntos iniciarem esta cruzada em benefício da preservação desta espécie, de importância vital a sustentabilidade do bioma da Mata Atlântica.

Em 2005, iniciou as ações consistindo de palestras nas escolas municipais, comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas com o objetivo de educar, conscientizar e propor alternativas de utilização da palmeira de uma forma menos agressiva, e com maior rentabilidade econômica, utilizando parte dos frutos para a industrialização e transformação em polpa, sorvetes, sucos, geléias, cremes e outros afins.

Com isto contribui, substancialmente para a diminuição do corte clandestino da extração do palmito para fins comerciais e melhoria da qualidade de vida.
Paralelamente iniciou-se um ciclo de participações em feiras, exposições e torneios esportivos nacionais e internacionais.
Nativa da Mata Atlântica desde o Rio Grande Sul até o Maranhão, estendendo-se pelo Interior de São Paulo (PR) até o Pantanal (MS) e países como Paraguai, Bolívia e Argentina.
Características: Árvore da espécie palmácea que atinge até 15 metros possuindo estirpe e produzindo até 3 ciclos de frutos anualmente.
O aproveitamento da árvore é bastante proveitoso, desde a raiz (chás, remédios), cerne (estacas e vigamento), folhas (cobertura e artesanato), frutos (polpa) e palmito (culinária).

Propriedades Nutricionais:

Potássio
Magnésio
Vitaminas E
Ferro
Autogianinas
Tocorefol

Suas propriedades nutracênticas trazem os seguimentos benefícios à saúde:

* Excelente antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres.
* A grande quantidade de fibras facilita o trânsito intestinal.
* Favorece a circulação sanguínea.
* Consumido juntamente com vitamina C oferece grande quantidade de fósforo e ferro, necessárias a boa função cerebral e sanguínea.
* Excelente energético natural para pessoas que exercem funções de stress físico e mental.

Fonte: CMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário