terça-feira, 10 de maio de 2011

10 de Maio: Dia do Guia de Turismo



Criado para homenagear uma das profissões que mais cresce em todo o mundo e uma das maiores fontes de renda em vários países, inclusive o Brasil, 10 de maio é lembrado como o Dia do Guia de Turismo. A regulamentação da profissão de Guias de Turismo do Brasil foi publicada no Diário Oficial da União nº 189, de 4 de outubro de 1993 e oficializada pela Lei nº 8623, de 28 de janeiro do mesmo ano. De acordo com a legislação, o Guia de Turismo Profissional, devidamente cadastrado pela Embratur (Empresa Brasileiro de Turismno) exerce as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Algumas funções do Guia de Turismo

- Acompanhar, orientar e transmitir informações sobre a cidade a ser visitada:

- Promover e orientar liberação de passageiros e bagagens em terminais de embarque ou desembarque, quer seja aéreo, marítimo, ou outro:

- Ter acesso aos meios de transportes disponíveis com o objetivo de orientar e encaminhar o grupo que se encontra sob sua responsabilidade;

- Portar privativamente o crachá de Guia de Turismo emitido pela Embratur;

- Ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, feiras, bibliotecas, desde que devidamente credenciado


O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado “akva”, origem da palavra “cavalaria”.
O caballus, palavra do latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater.
Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria, em simbiose única na Natureza, gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.
A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão. Frederico II e Napoleão, de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

No Brasil...

As origens da Cavalaria ligam-se à organização do Regimento de Dragões Auxiliares, em Pernambuco, ao término da resistência contra os holandeses em Pernambuco, em meados do século XVII. Após a Independência, a Cavalaria Imperial produziu líderes de indiscutível valor, sintetizados na figura genial e eletrizante do digno patrono da Arma: Marechal Manuel Luis Osório – Marquês do Herval.
O “Legendário” nasceu no seio de humilde família, a 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, Província do Rio Grande.
Esse local, no atual município de Tramandaí (RS), é hoje preservado como Parque Histórico, guardando, também, os despojos do Marechal. Osório assentou praça na Cavalaria da Legião de São Paulo, aos quinze anos incompletos e teve seu batismo de fogo a 13 de maio de 1823, nos embates de consolidação da Independência. Ainda alferes, durante a Guerra Cisplatina (1825-28), rompeu, de forma espetacular e audaz, o cerco inimigo em Sarandi (1825).
Na Guerra contra Oribe e Rosas (1851-52), à frente do 2º Regimento de Cavalaria Ligeira, desempenhou importante papel em Monte Caseros (1852), sendo promovido a coronel por merecimento.

"A Lança do Império"

Intitulado “A Lança do Império”, consagrou-se na Guerra da Tríplice Aliança (1865-70), inicialmente como Comandante em Chefe das Forças de Terra, comandando o III Corpo de Exército e o I Exército na fase final.
Sobressaiu-se, particularmente, nas batalhas de Passo da Pátria (1866), sendo o primeiro soldado em solo paraguaio e Tuiuti (1866), maior embate campal da América do Sul.
Também combateu em Humaitá e Avaí (1868), quando, atingido no rosto, envolve-se em um poncho e percorre as linhas a galope, bradando: “Carreguem, camaradas! Acabem com este resto!”.
Herói, à frente de heróicos cavalarianos como Menna Barreto e Andrade Neves!
Liderança incomum que magnetizava os soldados, mesmo argentinos e uruguaios. Modéstia e generosidade que cativava a todos, multiplicando sua bravura pelos campos onde se fazia presente.
Em tempo de paz, Osório desempenhou, ainda, profícua carreira política como Senador e Ministro da Guerra, vindo a falecer em pleno exercício desta função, no Rio de Janeiro, em 4 de outubro de 1879, aos setenta e um anos. Tão grandiosos feitos militares, políticos e exemplos de conduta afirmam-no como modelo de soldado, líder, cavalariano e cidadão, alçando-o ao domínio da lenda, não obstante seu sincero desprendimento.
A inexorável evolução bélica, com os adventos da metralhadora (1893) e do carro blindado (1916), substituiu o cavalo por este como meio de combate.
Desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45) até as atuais guerras de movimento, não lineares, os blindados, síntese da ação de choque, proporcionada pela mobilidade, proteção e potência de fogo, reafirmam-se como senhores absolutos dos campos de batalha modernos.
A Cavalaria Brasileira, quer Hipomóvel, Mecanizada ou Blindada, inspirada pelo natalício do seu Patrono, o insigne Osório, renova hoje o compromisso com o passado de glórias e o futuro de desafios, impelida pelo mesmo espírito cavaleiro do “Bravo dos Bravos”, com tudo o que ele compreende de decisão, lealdade e nobreza de atitudes.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Campanha de Prevenção à Obesidade é reivindicada por Reis


Vereador defende orientação à comunidade para

alimentação saudável e prática de atividades físicas


Pesquisa divulgada, recentemente, pelo Ministério da Saúde de que 48,1% da população brasileira estão acima do peso e 15% são obesos leva à necessidade de campanhas educativas e orientação á comunidade, principalmente às crianças, para mudanças urgentes dos hábitos alimentares em busca de uma vida mais saudável. Por esse motivo, o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) defende a realização de campanhas e programas de prevenção à obesidade infantil e adulta junto às comunidades de bairros, estudantes e população em geral.
O vereador acredita que também é necessário levantamento para saber as condições da população em relação à obesidade no sentido de encontrar formas de sensibilizar as pessoas, especificamente as crianças, para cultivarem hábitos salutares. Isso quer dizer: alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos.
A preocupação de Reis consta de indicação apresentada na sessão de terça-feira, 3, em que ele solicita à Administração a realização dessas campanhas e programas de prevenção para um problema de saúde pública que se tornou grave em nível mundial. No Brasil, a situação não é diferente justamente porque as pessoas não se alimentam de forma adequada e deixam o sedentarismo tomar conta do dia-a-dia. O levantamento do Ministério da Saúde revela que há cinco anos, os índices eram menores, mas não menos preocupantes. O número de pessoas acima do peso atingia 42,7% e de obesos 11,4% da população contra os atuais 48,1% e 15% respectivamente
Os dados são de pesquisa realizada, anualmente, pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) após entrevistas com 54.339 adultos nas 27 capitais do País em 2010. Os números apontam que a proporção de homens com quilinhos a mais na balança passou de 47,2% em 2006 para 52,1% em 2010. No mesmo período, o crescimento entre as mulheres foi de 38,5% para 44,5%. Os resultados refletem a falta de consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e também de atividades físicas.
Como educador e formado em Educação Física, garantir a qualidade de vida por meio do esporte à população, essencialmente às crianças e jovens, tem sido preocupação constante do vereador desde 2009. Em várias indicações e requerimentos, Reis tem solicitado reformas e construções de equipamentos públicos voltados para atender as mais variadas modalidades, bem como ampliação dessas atividades em todo o município. Recentemente, em reunião com o prefeito Ernane Primazzi, o vereador obteve o compromisso de que a Administração iniciará, no segundo semestre, as obras de cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Boracéia, reivindicação antiga dos moradores, que deverá ser concretizada até o fim do ano, segundo previsão do prefeito.










Confira mais indicações da semana


Ponto de ônibus

Estudos para instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) no trecho da Vila Baleia Verde foram solicitados pelo vereador José Reis. Ele pediu ao prefeito Ernane Primazzi empenho, junto ao setor competente, para levar o benefício aos moradores da Vila Baleia, estudantes e usuários de transporte coletivo que enfrentam sol e chuva enquanto aguardam a condução.

Lixeiras recicláveis

A manutenção de lixeiras recicláveis nos pontos de ônibus ao longo da Rodovia Rio-Santos foi outra reivindicação do vereador. Ele explicou que muitas paradas de ônibus tiveram as lixeiras depredadas, sendo necessária a recolocação de novas e a manutenção das lixeiras existentes para evitar acúmulo de lixo nesses locais.

Limpeza das praias

O vereador José Reis também pediu ao Executivo empenho para a realização de limpeza em todas as praias ao longo do município. Ele justificou seu pedido lembrando que as praias receberam muitos detritos provenientes das fortes chuvas que atingiram a região.