sexta-feira, 24 de julho de 2009

Importantes vitórias da sociedade civil na Conferência Estadual de Segurança Pública

Fonte: Instituto Sou da Paz

Cerca de 1000 pessoas entre representantes da sociedade civil, trabalhadores da segurança e gestores públicos estiveram presentes na Conferência Estadual de Segurança Pública, no último final de semana em São Paulo. A Conferência, que contou também com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro, é uma das etapas preparatórias mais importantes da 1º CONSEG, que acontecerá em agosto, em Brasília.



A sociedade civil esteve presente em peso na Conferência e se articulou em torno de uma coalizão que elegeu 11 representantes para a CONSEG. O Instituto Sou da Paz participou ativamente da articulação e teve duas representantes eleitas: Carolina Ricardo, coordenadora da área de gestão local da segurança pública e Heather Sutton, coordenadora de mobilização da área de controle de armas e integrante da Rede Desarma Brasil. Agora as coordenadoras junto com os outros representantes da sociedade civil de São Paulo discutem em agosto, em Brasília os princípios de diretrizes para a política nacional de segurança pública.



“Esta união de esforços dos movimentos sociais foi importante para garantir não só a representação na CONSEG, mas aprovação dos princípios e diretrizes pelos quais o Instituto Sou da Paz e os outros movimentos sociais estavam lutando. E tivemos grande sucesso: São Paulo aprovou princípios e diretrizes que privilegiam a participação social na elaboração e implementação de políticas públicas de segurança, que garantem o respeito e a defesa dos direitos humanos, que exigem a transparência dos órgãos públicos de segurança e o mais importante – uma diretriz que pede rigor e seriedade na implementação do Estatuto do Desarmamento. Essa diretriz é fundamental para que a Lei continue ajudando a salvar vidas em todo o país”, explica Melina Risso, diretora de desenvolvimento institucional do Sou da Paz.



O evento se dividiu em dois momentos: no sábado, os participantes se reuniram em grupos de trabalho, de acordo com os eixos temáticos propostos pela CONSEG (saiba mais aqui). Os GTs discutiram as propostas e no domingo todos os princípios e diretrizes foram votados em plenária. “Esse processo de construção coletiva das propostas e de eleição é muito importante. Trata-se de um momento rico de troca de informações, mobilização, articulações e discussões”, conta Melina. No domingo também foram eleitos os representantes. “É notável o fato de que estamos diante de um momento histórico para a segurança pública no país. A 1º CONSEG vai reunir pela primeira vez sociedade civil, gestores públicos e policiais para discutir a política pública de segurança nacional. E os movimentos sociais têm um papel fundamental nesse momento”, completa Melina.



Boas práticas em foco

Durante a 1º CONSEG acontecerá uma feira de boas práticas em segurança pública, que apresentará iniciativas e projetos realizados por organizações da sociedade civil e pelo poder público de todo o país. O Sou da Paz tem 4 ações finalistas: São Paulo em Paz, Espaço Criança Esperança São Paulo, Formação de Grêmios Estudantis e Praças da Paz SulAmérica/Pólos da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário