quinta-feira, 1 de abril de 2010

Reis participa de reunião do GT de Turismo Náutico


Reis com Edmar Alves, diretor náutico da Prefeitura de Ilhabela



Reis com o velejador Ubiratan Matos durante encontro em Ilhabela

O potencial do turismo náutico e o seu crescimento no mercado foram alguns dos aspectos que atraíram a atenção do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB), durante reunião do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo, realizada em Ilhabela segunda-feira, 29, no Hotel Itapemar. O evento contou com a presença de autoridades de vários ministérios e secretarias governamentais, empresários do setor e representantes da região. Reis estava acompanhado pelo velejador de São Sebastião, Ubiratan Matos de Oliveira, campeão na Classe Olímpica Star, durante o Mundial Star realizado no Rio de Janeiro, no início do ano. Também estava presente a secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno.
A importância do evento foi destacada por Reis ao utilizar a Tribuna na sessão desta terça-feira, dia 30, quando ressaltou a necessidade de São Sebastião ter um grupo que acompanhe as reuniões do GT Náutico e trabalhos voltados ao desenvolvimento do potencial náutico do município tanto no esporte quanto no turismo. Entre os temas discutidos em Ilhabela, a regulamentação das atividades relacionadas ao Turismo Náutico tomou conta do encontro, segunda-feira, com a discussão da norma da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que define regras para construção, exploração e ampliação de terminais portuários de uso turístico. A legislação estabelece prazo até dezembro deste ano para que os operadores de terminais apresentem requerimento de regularização dos empreendimentos.
Segundo Reis, ficou evidente no encontro a necessidade de os portos no Brasil contarem com mais infraestrutura e as cidades se prepararem para atender a demanda do turismo náutico que tem crescido muito. “Só para ter uma idéia, o Brasil é hoje o sexto mercado de cruzeiros marítimos no mundo”, disse o vereador. Outro foco importante do encontro, que terminou terça-feira, dia 30, foi a discussão sobre gestão ambiental de empreendimentos e instalações apontando o Projeto Marinas, conduzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb),como um exemplo de sucesso de implantação de boas práticas em marinas, clubes, empresas do Litoral Paulista por privilegiar regras ambientais para o setor náutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário