segunda-feira, 30 de maio de 2011

30 de maio: Dia do Geólogo



Saiba mais sobre essa profissão instigante e essencial para a vida do planeta

Um geólogo é o profissional de nível superior diplomado em Geologia ou Ciências Geológicas. Os geólogos estudam a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos práticos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum. Tão logo termine a graduação, o geólogo deve ter seu diploma registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), para exercer a profissão legalmente.
Durante o curso de graduação as matérias típicas abordadas incluem a Geografia, Química, Física, Matemática e Biologia, além das aulas oferecidas pelo departamento de geologia; como Geologia Geral,Paleontologia (estudo de fósseis), Vulcanologia (estudo dos vulcões), Hidrogeologia (estudo dos recursos hídricos), Petrologia (estudo de rochas) e Mineralogia (estudo de minerais) e Geoquímica (estudo da distribuição dos elementos nos planetas). Também integram a formação do profissional matérias de Geofísica, Geologia Estrutural (estudo das formas e deformações das rochas e sua origem) e Tectônica (estudo das estruturas das rochas e sua origem em escala regional ou global), Estratigrafia (estudo do empilhamento das rochas e idades relativas) e Geomorfologia (estudo das formas do relevo terrestre e evolução das paisagens), entre outras.
Os geólogos também aprendem técnicas de cartografia geológica, tipografia e utilizam bases topográficas GPS (Global Positioning System ou em português Sistema de Posicionamento Global), imagens de satélites, fotografias aéreas e outras técnicas de mapeamento. Matérias de Geologia também são muito relevantes para estudantes de Geografia, Engenharia, Química, Ecologia, Biologia, Planejamento Urbano, Arqueologia, Meio Ambiente,Estudos Forenses e Perícia Policial, Medicina e Agronimia entre outras áreas..

Mercado de trabalho
Geólogos profissionais trabalham para uma grande variedade de agências governamentais, empresas privadas e instituições acadêmicas e sem fins lucrativos. Governos contratam geólogos para ajudar no planejamento e avaliação de escavações, áreas de construção, projetos de recuperação ambiental, preparação para desastres naturais, assim como estudo de recursos naturais. Engenheiros geológicos (um geólogo treinado, com experiência e certificação no campo da engenharia geológica) é requisitado para investigar desafios e restrições de natureza geológica que se apresentam durante os processos de planejamento, projeto e construção de obras de engenharia públicas e privadas, perícia forense, análise de impacto ambiental e outros.
Companhias de petróleo, mineração e preparação de terrenos em larga escala contam com as habilidades de geólogos e engenheiros geólogos para localizar petróleo e minerais, adaptar-se a características locais como karst deposits ou de risco de terremotos, vulcões, deslizamentos, desmoronamentos e adequar-se a regulamentações ambientais. Geólogos na academia normalmente alcançam elevado grau de formação em campos especializados dentro da disciplina. Esses profissionais também realizam estudos de locação de poços de águas subterrâneas e outro recursos hídricos e auxiliam proprietários poços de recursos hídricos a entrar com o pedido de outorga junto às autoridades competentes do poder público que realizam a fiscalização e gerenciamento dos recursos hídricos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário