sexta-feira, 25 de maio de 2012

Técnicos do DAEE vistoriam cursos de água no Centro e Costa Norte

Levantamento da região foi solicitado pelo vereador José Reis a exemplo do trabalho realizado na Costa Sul de São Sebastião

Uma análise da situação dos cursos de água que cortam as áreas da região central e Costa Norte de São Sebastião será elaborada por técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão vinculado ao Governo do Estado e São Paulo, após vistoria realizada na última quinta-feira, 24, a pedido do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), a exemplo do estudo feito nos bairros da Costa Sul do município. A solicitação partiu do requerimento nº 84, aprovado na sessão de 20 de março, em que o vereador reivindica á Diretoria da Bacia do Paraíba e Litoral Norte do DAEE estudos hidrológicos da região para análise da situação atual, problemas e ações necessárias para evitar casos de inundações e erosão urbana.
A vistoria foi feita pelos técnicos Antonio Fernando Ronconi e José do Carmo Monteiro acompanhados pelo engenheiro ambiental, Rodrigo do Carmo Sampaio, assessor de divisão da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, e pela assessoria do vereador Reis. Ofício informando sobre a visita técnica foi encaminhado pelo parlamentar ao secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, com a finalidade de contar com a presença de um representante da pasta para contribuir com os trabalhos
Os técnicos vistoriaram todos os principais cursos de água desde o Pontal da Cruz até o Canto do Mar onde foram constatados alguns problemas, principalmente acúmulo de lixo, entulhos e até presença de esgoto e resíduo de material oleoso, como no rio que corta o Canto do Mar, divisa com Caraguatatuba. Nesse local, entre a avenida Emílio Granato e Rua Odisséia, a imagem que se tem do rio que corta a rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) impressionou os técnicos e o engenheiro ambiental da Prefeitura pelo volume de lixo acumulado, além do mato cobrindo as margens do rio e prejudicando também a vazão das águas no trecho que fica a cerca de 600 metros da praia. O mesmo curso de água também é tomado por vegetação alta e densa no trecho onde corta o bairro Canto do Mar sobre a ponte entre as ruas Odisséia e Perseis. Além de mato e lixo, restos de madeira e entulhos estão jogados na calçada da rua Perseis às margem do rio que chega a subir mais de um metro em dias de fortes chuvas, segundo moradores da região. Entre a avenida Netuno e rua Cirne, no mesmo bairro, uma galeria de águas pluviais foi tomada pelo mato.
Na Enseada, a equipe constatou garrafas e pneus jogados no curso de água canalizado e a necessidade de trabalho preventivo para liberar o canal na foz entre o rio e a praia. Nesse trecho é possível trabalhar com máquinas, o que é difícil nos casos relatados acima que devem contar com limpeza manual ou equipamento especial que faz a dragagem do rio.

Canalização

Na região do bairro São Francisco, os técnicos do DAEE apontaram, em uma análise inicial, a possibilidade de canalizar o rio principalmente no trecho da avenida Manoel Teixeira onde ele está coberto pelo mato e vegetação seca. Segundo Rodrigo Sampaio, a parte mais problemática é próximo á escola estadual. O técnico José do Carmo Monteiro, explicou que a Prefeitura pode solicitar recursos ao DAEE para a canalização desse trecho, o que seria ideal para evitar problemas. Da avenida Manoel Teixeira até chegar á foz, o rio segue recebendo também as águas do Morro do Abrigo e da área urbana do bairro São Francisco. Mas, apesar do volume da água, não há problemas de enchentes, segundo Sampaio. Porém, a sujeira e detritos jogados às margens do rio, ao lado do entreposto de pesca, verificados no dia da vistoria, interferem na qualidade das águas.
A equipe também observou as condições do rio no Portal do Olaria e os três cursos que cortam a região do Pontal da Cruz, como o localizado ao lado do Rancho de Pesca. Nessa região, o que chamou a atenção dos técnicos foi a presença de óleo em função da movimentação de barcos pela atividade de marinas instaladas na área, e a tubulação do sistema de saneamento da Sabesp que passa por toda a região e fica exposta podendo ser danificada em caso de enxurradas. O diagnóstico completo dessa região será encaminhado ao vereador José Reis, autor do pedido de vistoria. Cópias do levantamento serão, posteriormente, encaminhadas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), a exemplo do trabalho realizado na Costa Sul, como forma de contribuir na elaboração dos planos de recursos hídricos da região.
Vistoria no Pontal da Cruz
Muito mato e galhos secos no trecho do rio que corta o bairro São Francisco
 Tubulação da Sabesp exposta no Pontal da Cruz, próximo ao Rancho de Pesca
 Lixo e entulho encontrados às margens do rio Perequè Mirim, próximo à foz no bairro
São Francisco, ao lado do entreposto de pesca .
Situação grave no rio que corta o bairro Canto do Mar, divisa com Caraguá, onde há muito lixo acumulado e sinais de material oleoso
 Rua Perseis, Canto do Mar, às margens do mesmo curso de água
 há todo tipo de entulho
 Avenida Netuno, Canto do Mar: galertia de águas pluviais tomada pelo mato

 Eneada, trecho canalizado do rio sob a Rodovia Rio-Santos:.
pneu e detritos jogados na água.

Fotos e Texto: Rosangela Falato

Nenhum comentário:

Postar um comentário