domingo, 10 de junho de 2012

Na Tribuna...


Na sessão da Câmara Municipal de terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador José Reis usou a tribuna para lembrar a importância da data, fazer agradecimentos e homenagens como ao atleta da capoeira Dominguinhos
 que está no exterior representando São Sebastião.
 Confira, abaixo, as declarações de Reis.



Meio Ambiente

Lembramos hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em toda a nossa região foram realizadas atividades desde o início do mês como também em São Sebastião. Quero agradecer à Secretaria do Meio Ambiente pelo convite aos vereadores e autoridades na participação de seus eventos, e também fazer um agradecimento especial ao secretário Eduardo Hipólito, que vem realizando um excelente trabalho e que colocou sua equipe para acompanhar as vistorias e levantamentos feitos pelos técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) que atenderam nosso pedido para fazer um diagnóstico da situação dos rios, encostas e áreas de erosão em todo o município.
Encaminhamos o relatório da conclusão da visita do DAEE na Costa Sul ao secretário Hipólito e sua equipe tem trabalhado em cima desses dados. Assim que recebermos o levantamento da situação no Centro e Costa Norte enviaremos ao meio ambiente para análise. Acreditamos que esse trabalho é importante para encontrarmos soluções para evitar enchentes, poluição e outros problemas. Assim, estamos, também, fazendo a nossa parte contribuindo com o meio ambiente.

Para lamentar...

Porém, a gente lamenta a falta de consciência de quem ainda joga lixo nas ruas, nos rios, córregos, mangues, nas praias como nossa equipe verificou durante a vistoria no Centro e Costa Norte, dia 24 de maio, junto com os técnicos do DAEE, e que foi tema de matéria no Jornal Imprensa Livre.
E, ao falar em meio ambiente, não podemos deixar de lamentar o fato de que São Sebastião perdeu seu posto entre as cidades que mais preservam a Mata Atlântica. Uma pesquisa divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, feita entre 2010 e 2011, mostrou que mais de 80% do Litoral Norte são ocupados por Mata Atlântica. Ubatuba tem o maior remanescente, seguido de Caraguá. Depois vem São Sebastião e Ilhabela. Só que, em 2008, São Sebastião e Ubatuba eram as cidades que mais preservavam a Mata Atlântica.
A pesquisa mostrou que só São Sebastião apresentou desflorestamento nesse período, perdendo seis hectares entre vegetação de restinga e mangue. Acredito que é algo para ser repensado e trabalhado e não para comemorar nesse momento.

Mais Educação : solicitação atendida

Quero agradecer à Prefeitura pelo lançamento do Programa Mais Educação realizado, recentemente, no Ginásio de Esportes de Boiçucanga, com alunos, pais e professores da Escola Guiomar Aparecida da Conceição Souza e em Cambury. O programa do governo federal foi realizado em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e Secretaria de Educação do município com várias atividades educativas e culturais.
Quero agradecer porque fizemos esse pedido à Prefeitura em 2011. No requerimento 127, de15 de março, pedi detalhes à administração sobre a participação de São Sebastião em projetos com o Ministério da Educação e Cultura como o Mais Educação e também o Mais Cultura que cria pontos de cultura no município.
O Mais Educação chegou para a comunidade. Aguardamos, agora, os pontos de cultura. Na época, a Prefeitura informou que estava esperando retorno do Ministério da Cultura para construção de espaços multifuncionais.

Sucesso ao atleta Dominguinhos

Quero, também, parabenizar e desejar toda a sorte para ao mestre de capoeira angola Domingos Aluízio de Faria, nosso conhecido “Dominguinhos” que foi representar nossa cidade no exterior. Até o dia 10, ele participa do 21º Encontro Internacional de Angoleiros, na França e também irá para a Alemanha em outro evento, em julho. É a nossa arte e cultura sendo valorizada cada vez mais lá fora.
Com mais de 30 anos de profissão, Dominguinhos foi professor da Sectur por quase 22 anos e está na Secretaria de Esportes há três anos. Ele é mais um exemplo do amor ao esporte como acontece com muitos de nossos atletas que representam São Sebastião nos pódios do mundo. Parabéns, Dominguinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário