quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Infraestrutura em Boracéia e dengue preocupam vereador Reis

Parlamentar solicitou informações à Prefeitura sobre intensificação
 de campanha de combate à dengue e reivindicou mutirão para evitar
 problemas em Boracéia nessa temporada 

Os problemas decorrentes da temporada de verão com aumento de turistas, as fortes chuvas que são comuns nesse período e os casos de dengue que tendem a aumentar nessa época do ano preocupam o vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Por esse motivo, ele apresentou na sessão de terça-feira, 20, dois requerimentos solicitando mutirão para dotar o bairro de Boracéia de infraestrutura adequada para atender os moradores e turistas e ainda intensificação da campanha de prevenção à dengue, uma vez que as chuvas também colaboram para a proliferação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Outro fator destacado pelo vereador é que o município tem cerca de 40% de residências de veranistas que normalmente ficam fechadas durante o ano, o que inviabiliza a ação dos agentes de saúde que trabalham na prevenção e combate à dengue. Por isso, a intensificação da campanha, que geralmente é feita nesse período, é essencial para atingir o maior número de pessoas com programas de conscientização.
Reis frisou a importância dos investimentos feitos pela Administração no setor de Vigilância Epidemiológica com a criação da Casa Lais Helena Ferreira Santos, conhecida como Casa da Dengue, que comemorou um ano de atividade em 19 de outubro. Com o novo espaço, que ganhou salas apropriadas, laboratório, equipamentos, mais veículos e o fortalecimento da equipe, foi possível reduzir o número de casos no último ano, mas ainda há uma preocupação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com possível epidemia no próximo ano. Daí a necessidade de intensificar os trabalhos de orientação junto à população, bem como veranistas, para que também recebam os agentes da vigilância durante o programa de prevenção. Em seu requerimento, Reis pediu informações sobre os registros oficiais e percentual de queda nos casos de dengue no último ano, como tem sido a atuação da equipe, bem como locais alvos de orientação e prevenção. Ele ainda quer saber quais as dificuldades enfrentadas pela Vigilância Epidemiológica no trabalho de prevenção.

Mutirão em Boracéia

Em relação ao pedido de mais infraestrutura em Boracéia, Reis explicou que já solicitou mutirão e apoio da Administração e que o requerimento tinha como intenção oficializar a reivindicação. Ele lembrou que o bairro “é a porta de entrada e saída de São Sebastião” e, portanto, precisa de atenção principalmente em função de alguns problemas. Entre eles, Boracéia não tem uma rua asfaltada, o que dificulta o acesso das pessoas em períodos de fortes chuvas quando as ruas ficam intransitáveis. Outro problema refere-se às valas e canais que precisam ser desobstruídos para evitar alagamentos. Por isso, Reis pediu, antecipadamente, um mutirão de limpeza, capinagem, manutenção geral e desobstrução das valas em todo o bairro de Boracéia. 



Foto 1: Alameda Cubatão (Boracéia), local de parada de ônibus, fica cheia de lama e de acesso difícil em dias de fortes chuvas
Foto 2: Imagem de ruas em Boracéia que chegam a inundar nas chuvas intensas


INDICAÇÕES 

Saúde

A realização de campanha de esclarecimento e prevenção ao câncer de próstata foi solicitada pelo vereador José Reis, por meio de indicação, à Secretaria de Saúde de São Sebastião. Ele lembrou que 17 de novembro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, quando o tema é debatido e campanhas de prevenção são intensificadas no período orientando sobre a importância dos exames de prevenção que devem ser feitos a partir dos 40 anos. Essa doença é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos.

Bibliotecas

Em outra indicação encaminhada às secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo, Reis solicitou a possibilidade de facilitar a participação de bibliotecários e profissionais que atuam com incentivo á leitura no 5º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. O evento, gratuito, acontece até sexta-feira, dia 23, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e visa a promoção e discussão de práticas de incentivo à leitura para contribuir com o fortalecimento das bibliotecas como espaços de livre acesso à informação. Mais detalhes: www.bibliotecaviva.org.br.

Pontal da Cruz

Serviços de manutenção geral nas ruas e praças do bairro Pontal da Cruz., região central do município, também foram solicitados por Reis em indicação na última terça-feira, 20..

Nenhum comentário:

Postar um comentário