quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Programa Melhor Viagem SP é tema de trabalho do vereador Reis

Parlamentar pede ao Estado possibilidade de incluir São Sebastião
 como destino do projeto voltado à Terceira Idade 


Oferecer às pessoas de mais de 60 anos condições de conhecer destinos turísticos de São Paulo é a proposta do Programa Melhor Viagem SP lançado em maio deste ano pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Destinado a grupos da Terceira Idade que têm a oportunidade de visitar cidades do interior e litoral, o projeto integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso e foi tema do trabalho do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) na sessão de terça-feira, 6, da Câmara Municipal. Ele solicita ao Governo do Estado a possibilidade de incluir São Sebastião como um dos destinos turísticos do programa que acontece na baixa temporada.
Em requerimento encaminhado ao secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, que atualmente responde pela pasta, Cláudio Valverde, o vereador fala da importância do programa para grupos da Terceira Idade e também como fonte de fortalecimento turístico na baixa temporada para enfrentar as dificuldades da sazonalidade. Reis pede informações sobre o cronograma para o próximo ano e se é possível ampliar o número de destinos incluindo São Sebastião nesse roteiro pelo Litoral Paulista.
O Melhor Viagem SP foi criado em duas versões com quatro destinos: as cidades de Mogi das Cruzes e Vargem (interior), além de Praia Grande e Caraguatatuba (Litoral). O programa acontece de março a junho e de agosto a novembro beneficiando 200 idosos por semana, divididos em quatro grupos de 50 pessoas que ficam hospedadas em colônias de férias, sendo que as viagens têm duração de cinco dias, de segunda á sexta-feira. A expectativa é atender 6.400 turistas por ano. O Governo é responsável pelo pagamento das diárias que incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e pelas atividades de entretenimento e lazer realizadas durante a viagem. Já, os municípios ou entidades se responsabilizam pelo transporte dos grupos.

Mais opções
A proposta do vereador é ampliar o leque de opções de hospedagem incluindo cidades com condições e equipamentos adequados para atender pessoas com mais de 60 anos. Como exemplo, cita que São Sebastião também possui colônias de férias e praias próprias, com total acessibilidade para pessoas com problemas de mobilidade reduzida como é o caso da Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores) onde também acontece o programa Praia Acessível do Governo do Estado para pessoas portadoras de deficiências.
O complexo tem amplo estacionamento, quiosques, churrasqueiras, sanitários, garante acessibilidade completa e uma praia de mar tranqüilo. Esse é apenas um dos locais que podem ser visitados pelos grupos, além dos roteiros histórico-culturais. O vereador também solicita informações sobre como o município deve proceder no caso de haver interesse em se candidatar como destino turístico e se grupos da Terceira Idade que moram no Litoral também podem se cadastrar para integrar o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário