terça-feira, 14 de maio de 2013

Deputado Luciano Batista visita São Sebastião e leva demandas do prefeito e vereadores

 
Pedidos de emendas para saúde destacam-se entre as prioridades
apontadas em encontro na última sexta-feira


A visita informal do deputado estadual Luciano batista (PSB) a São Sebastião na última sexta-feira,10, acabou se transformando em pauta de trabalho com várias reivindicações apontadas pelo prefeito Ernane Primazzi e vereadores, em várias áreas, principalmente a de saúde. Intermediada pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB), a visita do deputado começou em encontro com o prefeito Ernane Primazzi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Antonio Ferreira Tenório (PSC), pelos vereadores do PSB, José Reis e Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) e os parlamentares Simei da Silva Ferreira (PSC), Ercílio de Souza (PV) e Jair Pires (PSDB), além de Marcos Antonio do Carmo Fuly (PP) que se juntou ao grupo durante reunião no plenário da Câmara logo após reunião no gabinete do chefe do Executivo.
O prefeito Ernane aproveitou a visita do deputado para pedir apoio na questão da instalação do Hospital Regional em São Sebastião que, segundo ele, é também consenso dos prefeitos de Ubatuba e Ilhabela. O prefeito explicou que já foi aprovada no Legislativo cessão de área para construção do hospital de alta complexidade, praticamente na divisa entre São Sebastião e Caraguatatuba, e citou problemas no atendimento à população caso o Hospital Stella Maris, de Caraguá, seja transformado em Hospital Regional deixando, portanto, de realizar os atendimentos atuais. O prefeito comentou, ainda, que São Sebastião arca com atendimento no Pronto Socorro e Hospital de Clínicas de boa parte de munícipes Caraguá.
Ernane também solicitou a possibilidade de recursos de emendas para compra de respiradores de pulmão, cada um orçado em torno de R$ 90 mil. O pedido será formalizado pelo vereador José Reis. O deputado disse que entrará em contato com órgãos responsáveis para verificar o problema do Hospital Regional e pediu que o prefeito encaminhe relatório da situação e das tratativas até agora. Na ocasião, também assinou e entregou ao prefeito liberação de emenda para a realização do Projeto Esporte Social no município que deverá ser viabilizado por uma entidade da cidade.
Depois do encontro na Prefeitura, o deputado foi recebido no gabinete do presidente do Legislativo, Marcos Tenório, onde se reuniu com os demais vereadores, incluindo Marcos Fuly. O vereador Teimoso entregou pedido de recursos para compra de gerador para o Hospital de Clínicas. O colega Simei solicitou a possibilidade de conseguir um veículo para a APAE de São Sebastião. Reis irá formalizar a solicitação para aquisição dos respiradores de pulmão e também pediu a intervenção do deputado para questões de atendimento que a região do Litoral Norte está perdendo como é o caso da desativação da Base da Polícia Rodoviária, sediada em Caraguá, e da agência da Cetesb de Ubatuba, além de questões que envolvem a infraestrutura e obras da Rio-Santos que precisam ser discutidas com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).


Desapropriações

Outra preocupação foi apontada já em reunião no plenário da Câmara, pelo presidente do PSOL do município, João Amorim, que prestigiou a visita do deputado. Ele citou a da falta de informações em relação às obras do Contorno Sul no que se refere ao traçado e possíveis desapropriações de imóveis, pois não há dados concretos dos locais corretos a serem atingidos e nem mesmo como serão feitas as desapropriações. Outra questão foi quanto às casas que deverão ser construídas para a transferência das famílias. O deputado se comprometeu em ver marcar reuniões com representantes do DER e Dersa e Secretaria de Habitação do Estado. Ele ainda comentou a necessidade de se fazer uma audiência pública, na cidade, para esclarecer dados do projeto.
Luciano também pretende marcar reuniões com o secretário estadual da Saúde e do Comando Geral da Polícia Militar com uma comissão de vereadores de São Sebastião para esclarecer todas as dúvidas em relação à desativação da Base da Rodoviária e problemas de segurança, além do Hospital Regional. Ele também disse que vai apresentar emendas para atender aos pedidos feitos pelo prefeito Ernane e demais vereadores. “Trata-se de um pedido justo e nossa obrigação, como deputado, é correr atrás dos recursos”, disse Luciano referindo-se também ao fato de que a solicitação do gerador para o hospital recebeu aval dos demais vereadores. O encontro também contou com a presença do presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Eduardo Cimino, o presidente do PR, Luis Figueiredo, além de assessores dos vereadores e amigos.


O vereador José Reis agradeceu ao prefeito Ernane, ao presidente do Legislativo, Marcos Tenório e todos os colegas da Casa, além dos amigos e equipes de trabalho dos vereadores pela recepção ao deputado. Reis explicou ao deputado que São Sebastião tem uma geografia diferenciada. É uma cidade com 110 km de extensão, cerca de 40 praias, quase 80 mil habitantes, demandas grandes, principalmente na área de saúde onde conta com 38 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um hospital para atender a população, inclusive de outros municípios, e um hospital em construção em Boiçucanga, Costa Sul do município, região que também tem grande potencial turístico que precisa ser desenvolvido
“De um simples encontro, saiu uma pauta de trabalho. Conseguimos reunir sete vereadores e já dá quorum. Isso mostra o empenho, a união, porque cada um tem sua posição partidária, mas terminou a eleição, todos trabalham para que a cidade cresça e a população ganhe com isso. Essa é a nossa responsabilidade”, disse Reis agradecendo o apoio do deputado. Já, Luciano Batista, que completava 13 horas de visita a região depois de encontros em Ilhabela, agradeceu o carinho e a acolhida do prefeito, do presidente da Câmara e demais parlamentares “ Fico feliz em ver, numa sexta-feira à noite, sete vereadores esperando para falar dos problemas da cidade, em ver a classe política preocupada com o seu município. Esse é o nosso combustível”, afirmou Luciano Batista que destacou a importância da harmonia para o bem da população. Em relação aos pedidos, confirmou que fará o possível para atender a todos. Afinal, disse defender o PSS, Partido São Sebastião como os demais colegas da cidade.




Texto e fotos: Rosangela Falato


Nenhum comentário:

Postar um comentário