sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Reis pede campanha de conscientização para padestres e ciclistas em São Sebastião

Proposta é orientar quanto à travessia de faixas, sinalizações,
semáforos e uso adequado da ciclofaixa


Disciplinar o trânsito e tornar a travessia de pedestres, bem como de ciclistas, mais segura é a proposta do trabalho do vereador e São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB). Em requerimento encaminhado ao prefeito Ernane Primazzi, na última sessão do Legislativo, ele pediu a realização de campanha de conscientização para pedestres em relação à travessia de faixas e sinalização de semáforos e aos ciclistas para orientação quanto à devida utilização da ciclofaixa. O trabalho foi apresentado durante as ações relativas à Semana do Trânsito, encerrada nesta sexta-feira, 20, com orientação às crianças da rede municipal de ensino e participação da Polícia Rodoviária, com ações no centro da cidade, no último dia do evento.
De acordo com o vereador, é necessária campanha voltada aos pedestres e ciclistas que convivem, diariamente, com o fluxo de veículos cada vez mais intenso, principalmente nos horários de pico que chegam a provocar congestionamentos em vários pontos da cidade ao longo da Guarda-Mor Lobo Vianna e nas ruas que dão acesso à essa avenida principal. Muitas pessoas ainda se confundem na travessia de semáforos, principalmente em cruzamentos de maior movimento, e também falta sinalização adequada na ciclofaixa para garantir segurança dos usuários, comenta Reis.
Em seu requerimento, ele aponta a “necessidade de orientar e educar pedestres e ciclistas que não contam com noções de sinalização do trânsito para garantir que possam transitar com segurança”. O vereador também argumenta que “muitas pessoas não respeitam as faixas de pedestres e boa parte também se confunde com semáforos em cruzamentos de vias públicas, chegando a atravessar a pista quando o sinal está fechado para pedestre e aberto para motoristas”. Isso, sem contar o problema dos motoristas que não respeitam faixas de pedestres e sinalizações e a questão dos ciclistas que desconhecem a legislação para uso devido da ciclofaixa, na região central da cidade, que, segundo Reis, também precisa de manutenção geral.
Garantir a mobilidade urbana é fundamental. Por isso, o vereador quer saber se a Divisão de Trânsito (Ditraf) pode promover campanha de conscientização para pedestres e ciclistas. Em relação à ciclofaixa, o vereador pede serviços de manutenção do piso, pintura e sinalização de solo com setas indicativas de direção. “Temos presenciado essas dificuldades que têm causado transtornos para algumas pessoas, principalmente as que utilizam a ciclofaixa. O objetivo é evitar acidentes graves. Por isso, pedimos campanha para orientações e providências urgentes com sinalização adequada para disciplinar o trânsito”, disse Reis.

Resposta

Outro problema apontado pelo vereador no requerimento 411/2013, apresentado em agosto, foi quanto à dificuldade de acessos, em períodos de pico, no entroncamento da Guarda-Mor Lobo Vianna com as avenidas Januário e Remo. Além do movimento de veículos que fica confuso, há perigo também aos pedestres e ciclistas, uma vez que não é respeitada a faixa de sinalização de pedestres próximo ao Posto do Kajyia, na região central, pois muitos motoristas passam em velocidade desrespeitando a legislação.
O vereador solicitou a possibilidade de ser instalada lombofaixa em frente ao posto de gasolina ou equipamentos que garantam a redução da velocidade no local. A Prefeitura informou, no ofício 550/2013, que “estão em andamento estudos para disciplinar o fluxo nesse entroncamento e a medida que poderá ser adotada é a de implantação semafórica ordenando os fluxos no local e a respectiva velocidade”, frisa o ofício encaminhado ao vereador.

Foto: Celso Moraes/CMSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário