sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Reis solicita transporte noturno em Prontos-Socorros

Proposta é atender munícipes que não têm
como retornar para casa durante a madrugada

Quem precisa de atendimento médico à noite passa por sérias dificuldades de locomoção principalmente se precisar de assistência durante a madrugada. Não há ônibus em todo o município após à meia-noite até o amanhecer. A maioria da população carente não tem condições de pagar a corrida de um táxi. Em casos de emergência, quando são atendidos e encaminhados aos Prontos-Socorros de Boiçucanga e do Centro pela ambulância, acabam ficando nos pontos de ônibus e nas ruas até a retomada dos serviços de transporte coletivo. Muitos desistem de procurar atendimento médico pela distância e dificuldade de acesso. Esse problema, que afeta a população mais carente em toda a extensão do município, foi abordado pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) na sessão de terça-feira, 10 de agosto, ao apresentar um requerimento que solicita transporte noturno para os pacientes.
Reis pede ao Executivo que estude a possibilidade de manter um carro e motorista nos Prontos-Socorros de Boiçucanga e do Centro durante esse período em que não há ônibus. Caso isso não seja possível, que estude uma forma de atender esses munícipes que chegam a passar “frio, fome e ficam sujeitos à problemas de falta de segurança enquanto esperam pelo transporte”, como aponta em seu requerimento. “É uma questão de humanidade com essas pessoas que necessitam do Pronto-Socorro. Às vezes, elas esperam amanhecer para ir ao PS e isso pode agravar o quadro de saúde dependendo da doença. Muitas pessoas quando chamam a ambulância vão preocupadas sabendo que depois não têm como retornar. Presenciei o fato de uma senhora, em Boiçucanga, às 3 da manhã, que não tinha como voltar para Boracéia. As pessoas têm direitos, precisam ser tratadas com respeito e nada mais justo que tenham condução para voltar”, afirmou Reis ao justificar seu pedido. Ele comentou que essa seria uma forma de a Administração mostrar que está voltada para trabalhar aos que mais necessitam.

Alternativas
Reis recebeu o apoio de colegas como da vereadora Solange Ramos que, na ocasião, presidiu a sessão em substituição a Luiz Santana Barroso (Coringa) que está de licença médica por 15 dias. Ela parabenizou Reis pelo requerimento e comentou que chega a ser acordada às “3 da manhã porque não há condução e eles não têm como pagar o táxi. Não sei se é constitucional, mas seria muito importante que tivesse um carro, nem que fosse às 3 da manhã, para que as pessoas não esperassem até de manhã”. Colega de bancada, Amilton Pacheco também elogiou o trabalho, embora acredite que seja difícil atender ao pedido, “mas não impossível”. Na inviabilidade de se manter os veículos, ele sugeriu que seja colocada uma linha de ônibus para atender no período noturno em horário determinado. O vereador Artur Balut pediu que fosse incluída, no requerimento, a possibilidade de estender o atendimento a todo o município, uma vez que o documento relatava problemas da Costa Sul, o que foi acatado por Reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário