sábado, 27 de novembro de 2010

Reis pede informações sobre atendimento emergencial da Zoonoses

Implantação de unidade na Costa Sul também é questionada em requerimento

O atendimento emergencial do Centro de Controle de Zoonoses de São Sebastião é questionado pelo vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) em requerimento aprovado na última terça-feira, 23. Ele pede informações sobre o procedimento de atendimento em casos de brigas entre animais nas ruas e até possíveis agressões às pessoas que venham a ocorrer nos finais de semana, feriados e após o horário de expediente do CCZ. O questionamento foi feito após o vereador ser procurado por moradores do Porto Grande que necessitaram de apoio e não conseguiram atendimento no último dia 17.
Um cão da raça Pitbull que estava preso por uma corrente no pescoço e amarrado por uma corda, pulou o muro da residência e atacou outro animal arrastando-o pela rua. A ação dos moradores conseguiu separá-los, mas depois de algum tempo. Durante o ataque, os vizinhos telefonaram para a Polícia Militar que pediu para que acionasse o Corpo de Bombeiros. Este informou o telefone do Centro de Controle de Zoonoses que estaria preparado para atender ao caso. Mas ninguém atendeu ao telefone no final da tarde e os moradores ficaram sem saber a quem recorrer com medo da gravidade do problema caso o animal tivesse atacado uma pessoa.
O vereador comentou que este foi apenas um exemplo e que não se trata de fato isolado. O CCZ está sediado no bairro Jaraguá, portanto na extremidade do município levando-se em conta que as demandas ocorrem por toda a cidade e que na Costa Sul não há unidade de atendimento. Quando as ocorrências ocorrem é necessário aguardar a chegada da equipe do CCZ. Por isso, Reis também pede informações se há condições de a Prefeitura instalar uma unidade de atendimento na Costa Sul.
Além disso, Reis lembrou que em resposta ao requerimento 403, de junho deste ano, ao ser questionada sobre o atendimento do CCZ, a Prefeitura informou ao vereador que ao receber a denúncia, a Zoonoses realiza “imediata prévia avaliação do caso e aciona a empresa de captura de animais para fazer o recolhimento. A empresa terceirizada TransCap Serviços de Captura de Animais Ltda ME presta serviços 24 horas, todos os dias da semana”, como consta no ofício 636/2010.
No mesmo ofício, a Administração explicou que o setor está sendo reestruturado e que teria início estudos de implantação do CCZ Costa Sul. Por esse motivo, Reis voltou a pedir informações sobre a unidade na Costa Sul e quer saber, ainda, como é feito o atendimento pela empresa terceirizada e como contatá-la quando o morador não consegue acionar o próprio CCZ. O vereador Ernane Primazzi (PSC) lembrou que o contrato com a empresa terceirizada deve vencer em breve para abertura de nova licitação dos serviços. Portanto é preciso verificar se o atendimento é satisfatório ou deixa a desejar antes de qualquer contratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário